PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA - PROINTER III
Por: 170677 • 19/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.814 Palavras (12 Páginas) • 1.032 Visualizações
[pic 1]
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA - PROINTER III
2º BIMESTRE
RELATÓRIO FINAL
TEMA: Indústria de Laticínios: qual é(são) o(s) modal (is) mais indicado (s)?
Tutor (a) Presencial e à Distância Professor (a):
Roque A. Moura
Júlio Cesar Rigoni Machado
Élcio Elvys Martimiano - RA 0161561170
Emerson Jose - RA 9918002390
Marcos Roberto da Silva - RA 1259473368
Lucia Helena Diogo Amaral- RA 1600373165
Simone Regina Marques Martins- RA 0196598887
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação, Tecnólogo em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota ao Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia Logística - PROINTER III, sob a orientação do Professor (a) Tutor (a) EAD on-line Raquel de Oliveira Henrique e Presencial Carlos Eduardo Arcanjo.
Sumário
Introdução
Passo: 1
1.1 Dados da Organização
1.2 Canais de Marketing/Distribuição
1.3 Modal de Transporte utilizado
Passo 2: Mapeamento das principais dificuldades/melhorias
2.1 A localização da organização é a adequada? Qual a distancia para o mercado do consumidor
2.2 A escolha do modal: tipo de serviço a ser prestado e frota
2.3 Custos e despesas
2.4 Armazenagem
2.5 Prazo de entrega
2.6 Gerenciamento da logística
2.7 Locais Apropriados
Passo 3:
3.1 Levantamento de dados
3.2 Marketing do produto
Passo 4:
4.1 Resumo
4.2 Considerações finais
4.3 Bibliografia
Introdução
Analisar a situação atual e determinar o melhor modal ( ou modais ) de transporte (s) a ser (em) utilizado (s) em uma organização industrial no segmento de alimentos (laticínios) e os custos logísticos associados á escolha do modal (ais). Sabendo que os transportes de cargas possuem cinco tipos de modais, cada um com custos e características operacionais próprias, que os tornam mais adequados para certos tipos de operações e produtos. Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens. Teremos que analisar a melhor opção, analisando os custos, características de serviços, rotas possíveis, capacidade de transporte, versatilidade, segurança e rapidez.
Passo 1.
1.1 Dados da Organização
Nome: COOPERATIVA DE LATICINIOS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Cidade: São José dos Campos- SP
Segmento: Laticínios
Produtos: Leite, Iogurte, Queijos e Doce de Leite
Publico Alvo: Hipermercados, Padarias, Mercearias e Consumidores através de vendas diretas
Principais Concorrentes: Indústria | CCGL , PIRACANJUBA, SERRAMAR, COMEVAP Nossos principais clientes: Mercados, Padarias e Vendas Diretas
Locais onde estão situados: Distribuímos para todo vale do paraíba, atendendo 35 municípios, e SP.
Diretoria é formada por cinco produtores
A Cooperativa é regida por um estatuto social e administrada por uma diretoria formada por cinco produtores, que coordena e acompanha todas as atividades da empresa, desde a admissão dos pecuaristas e a captação do leite, até a comercialização dos produtos. A diretoria é escolhida por eleição pelos associados da entidade, em pleito que acontece a cada três anos.
[pic 2]
1.2 Canais de Marketing/Distribuição
Canal de Distribuição é o caminho escolhido por uma empresa para fazer seus produtos chegarem aos consumidores certos, no local e no momento exato. Ou seja, canal de distribuição é a área do Marketing encarregada de colocar o produto adequado no momento e no local em que ele for necessitado pelos consumidores.
Essas atividades começam quando a organização opta pelo tipo de canal que será usado para distribuir fisicamente seus produtos. Trata-se de uma importante etapa do Marketing, pois sem uma estrutura de distribuição eficaz uma empresa terá dificuldades de atingir seu público-alvo, mesmo comercializando bons produtos.
As pessoas têm cada vez menos tempo e apesar de o ato da compra ser algumas vezes interessante, os consumidores racionalizam o tempo gasto nessa atividade. Dessa forma, pode-se dizer que a principal função de um Canal de Distribuição é fazer com que o produto chegue rapidamente ao local em que os consumidores esperam encontrá-lo.
Mas, colocar os produtos no lugar certo quando os consumidores se dispuserem adquiri-los varia conforme o público-alvo e o tipo de produto comercializado.
Com todas as informações colhidas optamos pelo Sistema de Distribuição Intensiva, que Visa colocar o produto no maior número possível de pontos de venda e é adequado para produtos de alto consumo, de compra frequente e preços unitários relativamente baixos. Disponibilizar o produto onde os consumidores esperam encontrá-lo é fundamental para bens de conveniência, pois é muito comum o consumidor trocar de marca caso não encontre aquela marca desejada.
Os pontos de venda podem ser atingidos por equipes de venda dos próprios fabricantes, por representantes comerciais ou atacadistas distribuidores. Muitas organizações utilizam equipes próprias para atender grandes varejistas , hipermercados e redes de supermercados. Por outro lado, o restante do varejo pode ser coberto via atacadistas. A BIC, a Coca-Cola, a Pepsico, a Unilever e a Gillette – por exemplo – utilizam esse sistema de distribuição.
...