Papeando Sobre Marcas
Por: Aliomarg • 15/8/2016 • Ensaio • 368 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
Papeando sobre Marca
Uma marca não é apenas um logotipo e um conjunto de imagens ou mensagens que possam acompanhá-la. A marca é, acima de tudo, a percepção do que as pessoas têm dela, do que as pessoas pensam dela, daquilo que representa para elas e como elas se sentem perante ela; é a sua reputação, é a sua promessa. Ou, como disse Scott Cook, membro do Conselho Diretor da P&G e do EBA: “Marca não é mais o que nós dizemos aos consumidores que ela é, mas aquilo que os consumidores dizem uns aos outros que ela é".
Acredito que antes de engajar-se com um produto um consumidor estabelece um vínculo com sua marca. A mídia é apenas o facilitador desse processo de namoro entre as partes. Se eu gosto de algo, tenderei a falar sobre isso e demonstrar o meu engajamento emocional. Assim acontece com as relações marca-pessoa e produto-consumidor.
A maneira mais saudável de edificar um negócio sustentável é investir na construção de marcas sociais onde a premissa é o diálogo e o compartilhamento de valor. Em sua última instância, o propósito de um negócio passa a ser o de criar marcas admiradas e amadas, que possam estimular a venda de produtos e conquistar consumidores fiéis que criem, sempre e continuamente, novos consumidores.
Quanto mais consistente e coerente com o posicionamento for o processo de construção da Marca ao longo dos anos, mais precisa será a construção de uma narrativa única, original, inovadora e autêntica. A propaganda possui a função de reforçar esta narrativa reproduzindo as mensagens adaptadas conforme a características de cada público alvo. A propaganda sozinha não tem o poder de criar a Marca. Ela apenas funciona como um amplificador que reproduz a história para milhões de pessoas através de um plano de mídia abrangente.
A mera exposição da marca, endossada por métricas e parâmetros quantitativos de veiculação paga ou espontânea, não é mais suficiente para garantir sua sobrevivência no novo mercado. Agora que a razão social da marca se torna fundamental para o negócio, sua perenidade depende cada vez mais da gestão estratégica da sua cadeia de relacionamentos.
...