Paper Promoção de Vendas Uniasselvi
Por: marciaactis • 19/6/2024 • Trabalho acadêmico • 1.336 Palavras (6 Páginas) • 78 Visualizações
[pic 1]
- INTRODUÇÃO
A fidelidade de clientes é um tema muito discutido na atualidade, pelas inúmeras empresas que buscam que seu produto e/ou serviço consiga, junto aos consumidores, um comprometimento em torno daquilo que comercializam, assumindo um papel de responsabilidade por parte da marca do produto e da imagem institucional.
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar como funciona a promoção de vendas, e como os quatro pilares do marketing tem grande participação na promoção de vendas, que ultimamente tem se usado de forma eficaz em todos os níveis e organizações, e eu inclusive vem sendo muito útil até para épocas de baixa temporada.
Podemos ver neste artigo empresas que usaram a promoção de vendas a seu favor e conseguiram recuperar resultados, se reinventar no mercado, se adaptar as mudanças inclusive mudando seu segmento para se manter no mercado, sempre utilizando a promoção de vendas.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A promoção de vendas são métodos utilizados através do marketing para atingir um objetivo, com interesse maior em atingir seu publico alvo, aumentar as vendas e consolidar a marca no mercado fidelizando seus clientes.
Primeiramente, precisamos entender o real significado de promoção de vendas: [pic 2] [pic 3]
De acordo com Keegan (2005) o marketing é dividido em três princípios básicos: primeiro identificar o objetivo e a tarefa do marketing; segundo, a realidade competitiva do mercado; e o terceiro quais serão os meios principais de alcançar os dois primeiros. Em relação a pratica de promoção de vendas: [pic 4] Ainda sobre a prática de promoção de vendas, podemos ver que existem vários meios para atingir esse objetivo, neste sentido Campos (ano 2019, p.70) afirma: [pic 5] Conforme o gráfico abaixo, podemos ver as principais técnicas de promoção de vendas de acordo com FERRACIU: Figura 1: [pic 6] Quando vamos escolher a técnica para utilizar na promoção das vendas, devemos levar em consideração qual objetivo queremos alcançar, com isso analisando, o publico, os produtos, a empresa, marca, e afins. Pois as ações serão feitas de acordo com cada produto, uma determinada ação provavelmente não terá o mesmo atingimento se utilizado em dois produtos diferentes por exemplo. Ainda sobre escolher uma boa técnica de promoção de vendas, podemos ver um exemplo eu não tive seu resultado satisfatório pelo erro durante o planejamento da ação de lançamento de um novo produto, a Coca Cola que visando aumentar seu público de consumidores, fez uma pesquisa de mercado para o lançamento de uma coca com nova fórmula, e com seu resultado satisfatório, lançou a “New Coke” que em menos de 79 dias do lançamento foi cancelado devido à rejeição e manifestação dos consumidores, gerando um prejuízo de milhões. Podemos ver a importância de uma boa preparação, escolha da técnica e pesquisa de mercado mais aprofundada, inclusive ficar atento a resposta do publico para uma possível ação rápida após algo que não saia conforme o planejado. Falando sobre a internet, de acordo com Ferreira Junior e Azevedo, no contexto que vivemos estamos ligados de forma intrínseca á novas tecnologias existentes, nunca tivemos tanto acesso a esta gama de informações, como temos hoje, com uma avalanche de estímulos. A promoção de vendas, quando bem projetada e bem realizada, pode trazer resultados tão bons que faz com que a marca se consolide no mercado por anos, se tornando inesquecível para os clientes, foi o que citou Marcolino (2010): [pic 7] |
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Como podemos ver, a promoção de vendas tem papel fundamental na fidelização da marca no mercado, agindo inclusive para a valorização da marca e aumento nas vendas e resultados, podendo também ser interessante a utilização da promoção de vendas para girar os itens do estoque, diminuir as perdas de itens com validade baixa ou perecíveis, e liberar espaços no estoque e PDV, aumentar a cartela de produtos e serviços ou modernizar a marca.
Em momentos de crise, podemos ver as marcas se reinventando, mantendo-se em alta, talvez até com a necessidade de mudar seu segmento para enfrentas crises porem sem perder a essência da marca, sempre com a utilização da promoção de vendas. Também vimos como o marketing está totalmente ligado a promoção de vendas, pois através dele que a promoção de vendas acontece, eu quando não aplicado da melhor forma, pode influenciar diretamente no futuro da organização, seja de forma positiva ou negativa, como temos exemplo da coca cola, que apesar de terem feito pesquisas de mercados com bons resultados, não tiveram o objetivo desejado. Alguns exemplos: ∙ Magazine Luiza: Durante a pandemia onde o pais entrou em crise a varias famílias perderam suas rendas, em março oi criado o “Parceiro Magalu”, o objetivo, focando na inclusão digital, era dar oportunidade para autônomos, micros e pequenos empresários, anunciarem seus produtos em seu site, a Magazine Luiza, já tem mais de 20 mil novos parceiros inscritos, com um crescimento nas vendas de 185%. (Fonte:https://www.supervarejo.com.br/ - data: 26 de mai. 2020) ∙ Mais um exemplo oi artistas fazendo shows online (lives) de forma beneficente para arrecadação de recursos para doação e combate a pandemia. ∙ Com a obrigatoriedade do uso de máscara só podendo entrar em estabelecimentos com a máscara, muitas empresas tem dado máscara de brinde para os clientes com logotipo da sua marca, com o intuito de não só ter o cliente em sua loa, mais que o cliente utilize sua mascara em outros lugares e sua marca tenha um alcance maior. ∙ Marcas têm feito doações e participado de ações voluntarias através de seus colaboradores a fim de trazer para a marca uma boa visão por parte dos consumidores. ∙ Um ótimo exemplo de reinvenção da marca é a Ambev que com bares e estabelecimentos fechados, deve uma diminuição na demanda e utilizou parte do álcool usado na fabricação de cervejas, para produzir álcool em gel, para que fosse doado ao SUS (Sistema Único de Saúde). |
- REFERÊNCIAS
CAMPOS, Leticia Mirella Fisher, Promoção, Produto e Mercados: análise sobre varejo, merchandising e eventos. 1º ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019. FERRACCIÙ, João De Simoni Soderini. Marketing Promocional: a evolução da promoção de vendas. 6º ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007. FERREIRA JUNIOR E AZEVEDO, Marketing Digital: uma análise do mercado 3.0. 1º ed. Curitiba PR, Editors Intersaberes, 2015. KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7º ed. São Paulo: P earson Education do Brasil, 2005. MARCOLINO, Rayane, O segredo do sucesso de promoções inesquecíveis, 12/11/2010.Disponível em:<https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/promocao-e- eventos/16558/o-segredo-do-sucesso-de-promocoes-inesqueciveis.html> Acesso em 28de jun. de 2021 SUPER VAREJO, E-commerce do Magalu cresce 73% mesmo com a pandemia: 26 maio de 2020. Disponível em: <https://www.supervarejo.com.br/materias/e-commerce- do-magalu-cresce- 73-mesmo-com-a-pandemia> Acesso em 28 de jun, de 2021 WIKIPEDIA, Promoção de Vendas: 1 de março de 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Promo%C3%A7%C3%A3o_de_vendas> Acesso em: 28 de jun. de 2021. |
...