Paper Uniasselvi
Por: leidemarcia • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.954 Palavras (16 Páginas) • 7.622 Visualizações
A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO BRASIL
Maria Aurineide Gomes
Professor-Renato Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ped 1153 – Prática do Módulo III
29/07/2015
RESUMO
O processo de educação no Brasil sempre foi dualista, ou seja, apresentam dois gêneros, nos anos 80 a didática foi figurada na formação dos professores e no processo de ensino-aprendizagem não havendo nenhum questionamento sobre sua importância. No inicio deste período, algumas críticas e contestações sobre o contexto “Didático” na construção de novas aprendizagens. Nessa época vários movimentos discutiam as metodologias aplicadas no ensino, neste mesmo período chega ao Brasil às tecnologias da informação levando as instituições de ensino a se adequarem á àquela nova realidade contribuindo assim na formação da sociedade para que a mesma pudesse conviver e acompanhar essas mudanças.
Palavras-chave: Didática. Ensino. Formação dos professores.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa falar sobre “A Didática E A Formação do Professor no Brasil,” nesse artigo falo sobre diversas abordagens relativas ao tema apresentado, os métodos de aprendizagem buscam traçar diferentes caminhos didáticos para os professores, estes devem repassar aos educandos os conhecimentos adquiridos no decorrer de sua vida acadêmica.
O termo “didática” foi instituído pelo teórico João Amós Comenius, na obra “Didática Magma” que significa “A Arte de Ensinar”, este termo utilizado pelo autor foi se modificando com o passar do tempo, e hoje se refere a uma importante área da pedagogia, passando a ser indispensável na formação acadêmica e profissional do professor.
Diante dessa necessidade de adaptação á essa nova realidade, este estudo pretende analisar a trajetória da didática, e também a finalidade levando-nos a repensar nas melhorias para sustentar a formação do professor.
2 DIADÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
No século XX, ocorreu no Brasil uma grande revolução no campo da pedagogia com a participação de teóricos e estudiosos a fim de repensarem nos cursos de formação dos professores, e naquela época em que as mudanças estavam acontecendo e os professores não tinham formação adequada e por isso não conseguiam seguir o mesmo ritmo em que a sociedade estava, um período onde a tecnologia começa a fazer parte do cotidiano das pessoas.
...