Pensando no individuo
Por: fabygreghi01 • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 940 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
Pensando sobre o individuo
Introdução:
O tema aborda situações em que um indivíduo não tem a mesma crença e valor de uma organização, no caso em questão a Petrobrás. É visível hoje em dia ver profissionais qualificados e com conhecimentos abrangentes, porém não contentes em seu local de trabalho, fazendo com que sua produtividade não seja favorável, sua autoestima baixa, e mesmo que seja bem remunerado, não está satisfeito com seu trabalho. Isso ocorre devido a diferenças de crenças e valores do individuo com a empresa, quando não se sintonia e alinhamento, cria-se uma barreira, trazendo a insatisfação, não havendo bom relacionamento tanto empresa quanto colaborador. É preciso estudar e analisar a empresa para qual há o desejo de ingressar conhecendo seus valores, e verificar se são compatíveis com os próprios, empresas também devem analisar o perfil do candidato, tendo profissionais de RH qualificados para recrutar, selecionar e contratar pessoas com perfil adequado para a empresa e a vaga a ser preenchida.
Justificativa:
A empresa Petrobrás possui valores e crenças como: cordialidade, ética, respeito natureza, respeito vida, igualdade de oportunidade, combate a corrupção, segurança. Respeito às diferenças dizendo “não” discriminação, bom relacionamento com clientes e fornecedores, responsabilidade e espírito empreendedor, inovar e superar desafios.
Pude perceber que é uma empresa de ética, e de valores que beneficiam a todos, um de seus colaboradores, porém, como foi explanado, ouve a contratação de um colaborador que possui crenças totalmente contrárias da empresa, ele não tem ética alguma, não respeita o próximo, nunca consegue ser cordial, não tem respeito às diferenças, se colocando numa posição de ser diferente. Não exercendo suas tarefas com excelência, discriminação a todos, raça e religião, ele não consegue ter um bom relacionamento, não se importa com o meio ambiente e não gosta de se arriscar, e não busca algo novo já que está sendo remunerado exercendo apenas sua função.
Quando a empresa tem colaboradores que não conseguem interagir as suas crenças e valores e vice-versa, provavelmente não haverá ética alguma entre as partes, o colaborador não permanecerá, pois é preciso alguém que compartilhe dos mesmos valores que a empresa para poder ter cumplicidade e respeito, quando não alinhados á empresa, pode ocorrer desgastes desnecessários, aumento no absenteísmo, dificuldade de interação com os colegas, clientes e fornecedores.
Crenças
A companhia tem de estar liderada por um equilíbrio de valores econômicos, éticos e emocionais.
As pessoas e seu desenvolvimento integral têm de ser o propósito da companhia e não meros recursos a empregar.
O alto rendimento profissional é potencializado ao criar um contexto de liberdade responsável.
Valores
Generosidade exigente: compartilhamos para fazer.
Energia criativa: somos apaixonados pelo que fazemos.
Coerência: fazemos o que dizemos.
Transparência: contamos o que fazemos.
Ao meu ver inserir crenças e valores acima, irá fazer da empresa uma empresa mais séria e comprometida internamente, fazendo que o os colaboradores possam crer que estão colaborando com o crescimento tanto no coletivo e também no individual.
Quando as crenças e valores estão alinhados à empresa, com certeza terá ética e irá obter resultados prazerosos, terá alegria em ir trabalhar, a empresa terá satisfação em ter alguém com que compartilhe das mesmas crenças e valores, o serviço terá mais produtividade e ambas as partes saem lucrando e obtendo ótimos resultados, tornando-se assim cúmplices e criando um elo de confiança. Um colaborador com crenças destoantes da empresa, não irá exercer um bom trabalho, não irá fazer com excelência suas tarefas, terá desgastes físicos e psicológicos, podendo ocasionar problemas em sua vida pessoal, não terá um desenvolvimento eficaz e a empresa com certeza não terá interesse manter essa pessoa no seu quadro de colaboradores.
Podemos considerar que é preciso pesquisar, entender e ter um conhecimento da empresa para qual pretende trabalhar, entender suas reais intenções e suas características mais fortes, pesquisar sobre sua historia, como começou, como surgiu e seus reais valores, a empresa também deve conhecer seu colaborador, pesquisar sua trajetória, seus valores sua história de vida, evitando assim futuros males, muitos problemas podem ocorrer devido as diferenças entre tal pessoa e a empresa, a vida profissional reflete a vida pessoal, tem que haver cumplicidade e harmonia em entre as partes, a empresa também ir a fundo para conhecer seu futuro colaborador e descobrir quais são suas crenças e valores, tem que desenvolver uma lealdade entre eles e principalmente ÉTICA.
...