Pim Plano de Negocios
Por: gilmarcl • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.935 Palavras (8 Páginas) • 600 Visualizações
DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Motivação
Para Chiavenato (1994) a motivação é a força que leva o indivíduo a buscar a satisfação e assim que esta é alcançada, surge outra necessidade para alcançar a satisfação. Todas as necessidades surgem de carências ou faltas que vem do meio exterior, com exceção da auto realização que é puramente intrínseca e geralmente se manifesta em indivíduos que buscam satisfação pessoal.
E para compreender a motivação humana, o primeiro passo é o conhecimento do que a provoca e dinamiza. A motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza através das necessidades humanas. Todas as pessoas têm suas necessidades próprias, que podem ser chamadas de desejos, aspirações, objetivos individuais ou motivos. Os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida.
Diante do estudo realizado, dentro da disciplina, conseguimos chegar à conclusão de que na empresa, a teoria motivacional que mais se encaixa, é a teoria da hierarquia das necessidades apresentada por Abraham Maslow, e é a mais conhecida de todas as teorias de motivação humana. Ele formulou a hipótese de que dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades que são: Necessidades fisiológicas; Necessidades de segurança; Necessidades sócias; Necessidades de estima; Necessidades de auto realização.
Segundo Maslow as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância no comportamento humano. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas e recorrentes – as chamadas necessidades primarias – enquanto no topo estão as mais sofisticadas e intelectualizadas – as necessidades secundarias.
[pic 1]
A empresa busca suprir com as necessidades tanto de segurança quanto fisiológica que são os pilares da teoria de Maslow, recrutam primeiramente um candidato interno, levantando a autoestima e perspectivas dos seus colaboradores.
A teoria de Maslow é conhecida com uma das mais importantes dentro da área motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. A motivação seja explicada pelas necessidades humanas, sendo que os estímulos levam os indivíduos à ação. Nesse caso, pode ser externo ou interno. Isso nos dá ideia de ciclo motivacional.
Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes. Mas isso não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. Como a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal de cada ser, de alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada.
O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma ~ Frase de Abraham Maslow
Ressaltamos ainda, que a empresa vem trabalhando para manter motivados seus colaboradores, com uma liderança branda e democrática, permitindo a divisão de tarefas e a participação de todos para alcançar metas e objetivos. Os líderes trabalham constantemente para manter um nível mínimo de conflito entre as pessoas, pois sabem que mesmo que conflitos aconteçam, precisam esforçar-se para manter um ambiente harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo.
Liderança
Segundo Marras (2000). A liderança no ambiente de trabalho precisa ser muito bem administrada na organização. Pois de tudo que é definido estrategicamente para o bom andamento da empresa, aplica-se muito pouco. A empresa tem papel importante para que seja exercida uma boa liderança, bem como o líder também precisa desenvolver estratégias junto a sua equipe de trabalho. É necessário que a empresa forneça claramente a direção da liderança e valores fundamentais na formação do comportamento de seu líder, porém precisa dar abertura para que ele tenha a possibilidade de complementar com características pessoais o quadro básico de liderança ideal proposto pela empresa.
Existem muitos tipos de liderança, porém, os que mais se destacam são os modelos Autocrático e Democrático.
Liderança Autocrática
O estilo autocrático é o mais antigo. Sua origem remonta à Pré-história, quando os primeiros agrupamentos humanos se organizaram e surgiram os primeiros chefes.
Nesse estilo, o líder determina as ideias e o que será executado pelo grupo; isso implica a obediência dos demais.
Este tipo de liderança caracteriza-se pela confiança na autoridade e pressupõe que os outros nada farão se não lhes for ordenado. Geralmente não se importa com o que os liderados pensam além de desestimular inovações.
Principal característica:
Funciona positivamente durante situações de emergência e estresse
Liderança Democrática
É aquela liderança na qual o líder sempre procura ouvir e dar atenção aos seus liderados, envolvendo-os nas tomadas de decisões, fazendo com que todos participem das mesmas. Os resultados deste tipo de liderança são excelentes.
Principais características:
As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher;
As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;
O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.
FEEBACK
Com reuniões mensais a empresa busca passar e receber Feedbacks de seus colaboradores, feedback no dizer de Chiavenato (2004) é um retorno que aprimora o desenvolvimento de competências e habilidades em relação ao trabalho desempenhado pelo colaborador, e busca a harmonia à medida que proporciona uma troca de ideias e a concordância de conceitos entre colaboradores e seus gestores.
...