Pizza Hut: Franquias Rentáveis
Por: haruei • 10/8/2017 • Projeto de pesquisa • 2.203 Palavras (9 Páginas) • 432 Visualizações
ETEC PRESIDENTE VARGAS
Técnico Integrado em Administração
Julia Ayumi Takeashi, nº 17
Lucas Alexandre Damas dos Santos, nº 22
Luisa Sato Lacerda da Silva, nº 24
Nicolle Conceição Berbel, nº 30
TRABALHO DE MARKETING
Franquia: Pizza Hut
Mogi das Cruzes
2017
ETEC PRESIDENTE VARGAS
Técnico Integrado em Administração
Julia Ayumi Takeashi, nº 17
Lucas Alexandre Damas dos Santos, nº 22
Luisa Sato Lacerda da Silva, nº 24
Nicolle Conceição Berbel, nº 30
TRABALHO DE MARKETING
Franquia: Pizza Hut
[pic 1]
Mogi das Cruzes
2017
Sumário
1 Introdução 4
2 A Identidade Corporativa 4
2.1 História da Corporação 5
2.2 Logomarca 6
2.3 Aplicação dos 7 P’s em produto carro chefe 7
3 Franquias Rentáveis 8
4 Valor de Investimento 9
5 Retorno aproximando de investimento 10
6 Vantagens e Desvantagens 11
7 Alta Rentabilidade 11
8 Conclusão 11
9 Bibliografia 12
Introdução
Franquia é uma licença para usar a marca e tecnologia de negócios na venda de determinados produtos ou serviços de uma empresa com um “contrato de franquia”, que sela um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente e infraestrutura. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de direitos autorais.
Na franquia abordada, o Pizza Hut, trabalharemos com sua identidade corporativa e verificaremos sua rentabilidade, demonstrando valores tanto políticos quanto econômicos da empresa.
A Identidade Corporativa
Pizza Hut é uma cadeia de restaurantes e franquias especializadas em pizzas e massas, sendo a maior cadeia de pizzarias do mundo, presente nos 5 continentes e em mais de 90 países. Conta com mais de 14.000 restaurantes ao redor do globo e emprega mais de 250.000 funcionários apenas nos Estados Unidos, onde sua sede se localiza na cidade Plano no Texas. Por dia, 11,5 milhões de pizzas são vendidas para mais de 4 milhões de consumidores de Pizza Hut no mundo.
É uma empresa subsidiária, ou seja, controlada por outra que detém a maioria ou todas as suas ações, pertencendo a Yum! Brands Inc., a maior empresa de restaurantes internacionalmente. Seu nome, “Yum”, foi escolhido com base em uma onomatopeia americana que expressa o prazer e comer algo muito gostoso. O nome, assim, descreve a cultura global da empresa: trabalhar com comida, com prazer e diversão.
História da Corporação
Nos fins da Segunda Guerra Mundial, tropas americanas experimentaram pizzas na frente de batalha. Admirados pelo gosto, quiseram continuar o seu consumo no regresso a casa. Esta procura foi aproveitada pelos italianos para criar diversas pizzarias nos Estados Unidos.
Em 31 de Maio de 1958, já com 18.000 pizzarias abertas no país, os irmãos Frank e Dan Caney decidiram aventurar-se no negócio das pizzas, mesmo sem nunca terem tido qualquer experiência nessa área. Para iniciarem o seu negócio, pediram 600 dólares emprestados à sua mãe e contrataram John Bender, já experiente no ramo alimentício e com material em segunda mão.
O primeiro restaurante foi inaugurado em Wichita, a maior cidade do estado do Kansas e situava-se numa casa desocupada, tipo cabana e com um letreiro onde apenas cabiam oito letras. O nome para o restaurante veio da esposa de Dan que, inspirada no telhado em forma de cabana, sugeriu que lhe chamassem “Hut” (“cabana” em inglês). No seu interior podiam estar 25 pessoas e, na data da inauguração, a refeição foi gratuita para todos os clientes.
A qualidade das pizzas foi muito bem recebida. Passados apenas cinco meses, os dois irmãos abriram outro restaurante, em local distinto, e, no final do primeiro ano de atividade, já tinham três restaurantes, com a inauguração da primeira franquia na cidade de Topeka, a capital do estado de Kansas.
A unificação da marca nasceu em 1964, com a criação de uma imagem estética e gráfica, igual para todos os restaurantes. A sua expansão foi baseada no franqueamento de lojas, chegando a período em que era aberta uma loja por dia.
Em 1967 surgiu a primeira mascote da marca, um boneco simpático de bigode chamado Pizza Pete, vendido nas lojas, e que teve como resultado um grande aumento da popularidade da marca.
A expansão internacional chegou no ano seguinte, iniciando-se no Canadá, onde a recepção foi também um grande sucesso. De tal modo que, um ano após a primeira internacionalização, existiam já 310 lojas da Pizza Hut a alimentar semanalmente cerca de um milhão de pessoas.
Chegado o ano de 1969, a identidade da marca foi reforçada. Todas as lojas passaram a ter o telhado vermelho com a sua forma característica, que ficou conhecido como “Red Roof” (“telhado vermelho”, em inglês). O reforço da imagem de marca foi acompanhado da abertura de lojas na Alemanha, no México e na Austrália.
A expansão continuou e, em 1971, a Pizza Hut foi considerada a maior empresa mundial do ramo em quantidade de vendas e número de lojas, mas mesmo assim não deixou de se expandir de forma imparável. Um ano depois, tornou-se a franquia número 1 em cadeia de restaurantes de pizza em vendas e em números de restaurantes. Em 1975 tinha já 2000 lojas ao redor do mundo.
Apenas 19 anos após a inauguração do primeiro restaurante, a Pizza Hut foi comprada pela Pepsi Cola Company por 300 milhões de dólares. Um excelente retorno para o investimento inicial de 600 dólares.
...