Planejamento Estratégico
Tese: Planejamento Estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamiaraujo • 23/11/2014 • Tese • 639 Palavras (3 Páginas) • 336 Visualizações
1) Como podemos diferenciar planejamento de estratégia?
A palavra estratégia vem do grego "strategos": a arte do general. Estratégia é o conjunto dos objetivos e metas principais, das políticas essenciais e dos planos para alcançar estes objetivos. Estratégia é o casamento entre a organização e o ambiente. Estratégia é um conjunto integrado de ações para assegurar uma vantagem competitiva sustentável. A estratégia precisa vir antes, sem ordem, sem tempo, e sem regras; apenas coesa, inteligente e que seja aplicável. Ela nasce de um problema e de um grupo de pessoas para resolver tal. Estratégias não deveriam gerar ações sem planejamento, ações desestruturadas dificilmente atingem resultados consistentes; uma estratégia sem um planejamento é apenas um ideal, o estrategista tem com função ser lógico, comunicador, motivador, independente, imprevisível e instintivo. O planejamento, por sua vez, também conhecido como planificação, é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. Ele precisa entrar, entender a estratégia, e colocar através de um método claro: ordem, tempo e regras, para transformar um objetivo em ação. O planejamento nasce de um estratégia, pois sem ela se torna apenas um método. Um profissional de planejamento é organizado, sistemático, introspectivo, agregador, previsível, racional, e tem como responsabilidade distribuir atividade para um grupo de pessoas visando um objetivo factível. Em resumo¸ primeiro a pessoa cria a estratégia para depois fazer o planejamento de como executá-la.
2) Qual a importância do pensamento estratégico? Imagine um cantor de sucesso. Como ele poderá usar o pensamento estratégico?
O pensamento estratégico traz a tona possibilidade de que a empresa tenha em sua totalidade um objetivo comum. Esse objetivo sistematizado na forma de planejamento estratégico dará a ela meios de alcançar aquilo que se definiu enquanto estratégia inicialmente. Não que ele tenha a intenção de prever uma realidade. Não. O pensamento estratégico não é previsão. O pensamento estratégico é essencial a qualquer empresa que pretenda alcançar e garantir um lugar de destaque no seu mercado
3) Cite empresas que fazem pura extorsão. Tente resgatar exemplos de empresas que já foram lideres nos seus setores no Brasil e hoje não existem mais. Quais foram os erros estratégicos básico delas?
A Mesbla era líder no setor de lojas de departamento, a dificuldade em compreender o novo momento do mercado, no entanto, foi um dos principais fatores que levaram a empresa à falência, em 1999. a Mesbla viu o seu modelo de negócio ruir com o surgimento de um novo consumidor, que exigia um atendimento mais especializado, encontrado principalmente em lojas menores instaladas em shoppings.
A Nokia ex líder em telefonia móvel, não se modernizou e acabou
...