Planejamento Estratégico
Por: L09052012 • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 935 Palavras (4 Páginas) • 351 Visualizações
5. Planejamento Estratégico
5.1_ Conceito e relevância do planejamento estratégico
Segundo Kotler (1992,p .63),”planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.
Para cada tipo de negÓcio a empresa tem que criar uma estratégia satisfatória para todos os concorrentes. Assim, cada empresa deve escolher o que é melhor para ela, levando em conta a sua posição no mercado, os objetivos, as oportunidades e os recursos disponíveis, visando a gestão da empresa, a gestão do tempo, a gestão estratégia dos riscos e planejamento financeiro.
[pic 1]
Figura 01:
5.2_ Destacar ações e metas futuraS
O planejamento estratégico envolve respectivas visões do futuro. O planejamento a longo prazo tem como característica : a elaboração, com base na extrapolação do crescimento dos dados passado da empresa.” O planejamento estratégico faz uso de previsões relacionadas e esse passado, com a devida avaliação dos fatores ambientais em favor de um exame de alternativas nova”(Ansoff e Mcdonnell,1993,p.36).
Coloque um sub tópico somente para Análise de SWOT
- Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes;
- Conhecer e eliminar ou adequar seus pontos fracos;
- Conhecer e usufruir as oportunidades externas;
- Conhecer e evitar as ameaças externas;
- Ter um efetivo plano de trabalho estabelecendo as premissas básicas, as eXpectativas e os caminhos almejados da empresa.
Coloque aqui um sub tópico para MISSÂO VISÂO E VALORES.
Segundo Chiavenato (1999,p.209),o planejamento inicia o processo administrativo . Inclui a definição dos objetivos organizacionais e a seleção das politicas , procedimentos e métodos desenhados para o alcance desses objetivos. Seu sucesso requer o reconhecimento do ambiente da organização, a estimulação da criatividade e o encorajamento de novas ideias e abordagens inovadoras aos desafios da administração. Diz, ainda, que o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões.
VEJA NO E MAIL QUE MANDEI MAIS ALGUNS TÓPICOS QUE PODEM SER EXPLORADOS, DÁ PARA ENRIQUECER BEM O TRABALHO
QUANTO À EMPRESA VAMOS TER QUE AGUARDAR MAIS UM POUCO
5.3_ Apresentar nível educacional e experiências da equipe envolvida
E qualquer sociedade, diferenças entre os indivíduos são consistentemente observadas quanto ao lugar que ocupam e na hierarquia social. Tais diferenças se associam profundamente ás oportunidades educacionais, ás trajetórias ocupacionais, ao acesso aos bens e serviços, ao prestígio social, ao comportamento politico e social.
[pic 2]
Figura 02: gráfico
Exemplo: Falta dados da empresa
5.4_ Detalhar na tabela abaixo as necessidades de pessoal para o funcionamento da empresa
Necessidade de Pessoal | Cargo. Função | Qualificação |
Quadro 01: necessidades de pessoal para o funcionamento da empresa
5.5_ Estimar os custos de mão-de-obra com a tabela abaixo
NO E MAIL QUE MANDEI TEM ALGUNS TÓPICOS QUE PODEM MELHORAR ESSA PARTE. ALÉM DOS TÓPICOS DEVEMOS FALAR DE ISO 14000
6_ Desenvolvimento Sustentável
6.1_ Conceito
Sustentabilidade é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras , sem prejudicar o meio ambiente e garantido uma formação saudável e uma interação de respeito entre o homem e a natureza.(José Carlos Barbieri ,2014,p.19).
6.2_ Importância
A sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável fazEM parte de muitas empresas, sejam elas publica ou privadas. Essas empresas entenderam que ser ecologicamente responsável, hoje em dia, é de extrema importância, tanto para o desenvolvimento da empresa em si, pois melhora a imagem da mesma, quanto para sociedade com um todo.
(Cuidado, isso aqui é cópia)
Segundo Valle(1995,p.05) em algum momento a humanidade pôde se dar ao luxo de extrair, produzir e consumir sem se preocupar com concorrência e o desperdício. Os recursos naturais pareciam inesgotáveis e os mercados, impermeáveis. Este processo, porém mudou irreversivelmente, transformando o progresso quase forçado em evolução quase caótica. A natureza, que assimilava sem traumas as necessidades de um desenvolvimento controlado, hoje se mostra totalmente vulnerável às megaagressões de uma população que, neste impreciso período, dobrou, triplicou e logo vai quadruplicar.
...