Planejamento Estratégico Gestão Pública
Por: Danielle Reis • 9/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.391 Palavras (6 Páginas) • 171 Visualizações
[pic 3]
Universidade Veiga de Almeida
Administração
Danielle Cristine Vieira Reis
Planejamento estratégico – Prefeitura de Campina Grande
Rio de Janeiro
2019
Danielle Cristine Vieira Reis
Trabalho da disciplina Gestão Pública, da Universidade Veiga de Almeida, como parte dos requisitos, para aprovação do semestre.
Orientador (a):
Rio de Janeiro
2019
Planejamento estratégico
Como há um crescimento em nossa cidade e por buscar melhorias, se fez necessário a realização deste, para a obtenção de informações de seus processos internos, para então assim, identificar todos os problemas decorrentes e apresentar soluções de curta e longa duração , buscando modificar a realidade.
O Planejamento Estratégico da Prefeitura será o principal instrumento do nosso governo no sentido de garantir mais foco e transparência à administração da nossa cidade. Seu objetivo é traduzir as aspirações que a cidade tem para o seu futuro, em iniciativas concretas dessa administração.
Como se pôde relatar, os possíveis problemas identificados na gestão serão apresentados em tópicos, conforme demonstraremos abaixo.
•Saúde
O orçamento liberado nos últimos anos foi baixo para a operação da mesma, refletindo na área da saúde a falta de assistência, recursos e soluções. Havendo um histórico como: profissionais mal remunerados, treinados e avaliados, ineficiência de captação de recursos federais, além de uma manutenção de infraestrutura muito precária.
• Educação
Historicamente há falta de investimento e elaboração de projetos voltados para Educação. Com isso há um grande número de jovens que hoje não estão nas escolas por falta de vagas nas mesmas.
• Ordem Pública
Há uma falta de investimento para o bom andamento da cidade, agravando o aumento da população de rua, crescimento de ocupações ilegais no asfalto e nas comunidades.
• Emprego e renda
Há um excesso de informalidade no mercado de trabalho e uma carga tributária excessiva.
• Infraestrutura urbana
Devido a falta de uma política habitacional, houve um grande crescimento de comunidades na cidade.
• Meio ambiente
Os problemas de saneamento na cidade são os principais responsáveis pelos atuais níveis de poluição. Historicamente, a política ambiental demanda de um programa de monitoramento eficaz e de investimentos em atividades de educação ambiental.
•Transporte
O transporte público da cidade, além de desconfortável, lento é muito inseguro. Há pouca disponibilidade de meios de transportes públicos , além dos existentes carecerem de manutenção.
•Cultura , esporte e lazer
Nos últimos anos a área da cultura sofreu uma grande queda de orçamento disponível, com isolamento político em relação às outras áreas. Historicamente os equipamentos se encontram mau conservados, com atrações pouco atrativas.
O mesmo acontece com o esporte e lazer, uma grande queda investimento ocorreu . Em geral as quadras, praças e parques são insuficientes e se encontram muito mau conservados.
• Assistência social
A falta de foco nessa área era evidente – muitos programas com baixa cobertura.
Historicamente, a política de assistência social é falha na identificação do “invisível”, ou seja, os problemas sociais que se escondem dentro das casas das pessoas e no interior das comunidades. Os programas e equipamentos voltados a dependentes químicos, pessoas com deficiência, doentes crônicos e doentes mentais são precários e insuficientes.
• Gestão e finanças públicas
A ausência de uma política de desenvolvimento de competências e de um modelo de monitoramento e gestão de desempenho afetaram significativamente a motivação e o comprometimento da máquina. A comunicação entre o cidadão e a Prefeitura é distante e ineficaz
Missão
Ter a atuação pública de maior escopo, pois acreditamos que devemos dar a base para nossa cidade. Fazê-la saudável, mais segura, agradável, e alegre para viver. Uma cidade boa para trabalhar e construir negócios. E, para quem não tem o privilégio de viver aqui, uma cidade que vale a pena conhecer.
Estimular a participação da gestão, com transparência e de qualidade, respeitando a nossa cultura e proporcionando a todos, melhoria da renda e da qualidade de vida.
Objetivos e desafios
Construir uma cidade inteligente, melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados. Proteger e recuperar o espaço público e os ativos naturais da nossa cidade. Garantir maior igualdade de oportunidades. Estabelecer as condições necessárias para o crescimento econômico sustentável. Promover o desenvolvimento de setores estratégicos para a economia. Reduzir os atuais níveis de pobreza e indigência da cidade.
Projetos e planos de ação
•Saúde
Melhorar a efetividade social dos serviços ambulatoriais e hospitalares através de redesenho de processos e da hierarquização, integração e regulação dos atendimentos de emergência na cidade. Obras nos postos médicos para um atendimento melhor e de boa qualidade, bem como o aumento de verba para aplicação
...