Planejamento estratégico
Artigo: Planejamento estratégico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: afiii • 25/10/2014 • Artigo • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 318 Visualizações
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico visa antecipar o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. E consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobre tudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário toma.
O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas da empresa, sendoo conjunto de tomadas deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo, é um processo continuo de tomada de decisão, Pois assim não se preocupa em antecipar decisões,mas sim considerar as implicações futuras.
A administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas. O planejamento estratégico esta relacionado a muitas coisas sendo voltado para as tarefas primarias da empresa de se relacionar com o mercado de trabalho, mas sabemos que o planejamento estratégico sempre se depara com algumas incertezas e começa na encarartodas essa certezas com discernimento e não em dados e informações e assim sendo em muitos casos as empresas apostam o seus futuros com o planejamento estratégico nessesentido, o planejamento torna-se o resultado tático da projeção do futuro, mas não se espera que ele resolva o quebra cabeça estratégica para a empresa.
Obtemos o conhecimento que Existem dúvidas, também, sobre as diferenças.
Entre Planos Estratégicos, Tático e Operacional Plano Estratégico é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Táticos estão relacionados com as diversas áreas da organização.
BIBLIOGRAFIA
SITES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_estrat%C3%A9gico
Livros: PLT Administração Autor (Idalberto Chiavenato).
1.1 CARACTERISTICAS DO PLANEJAMNETO ESTRÁTÉGICO
1.1.1 É projetado ao longo prazo,
Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente, em alguns casos , chega a cobrir 10,15 e 20 anos, dependendo dos investimentos de longíssimo prazo de empresas de capital intensivo.
1.1.2 Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa.
Pode se defrontar com incerteza, o planejamento estratégico baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referencias isso significa que existe um alto grau de subjetividade no planejamento estratégico em muitos casos as empresas apostam no futuro com o planejamento estratégico.
1.1.3 Envolve a empresa como um todo.
No sentido de obter efeito sinergético de todas as capacidades, competências e potencialidades da empresa. A resposta estratégica da empresa deve envolver sempre um comportamento global e sistêmico, isso significa que o planejamento estratégico não é a soma dos planos táticos e operacionais. Pelo contrario, os planos táticos e operacionais constituem desdobramento do planejamento estratégico.
1.2 ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRÁTÉGICO
O Planejamento estratégico exige sete etapas.
1. Determinação dos objetivos
Em função da missão e da visão organizacional, são estabelecidos os objetivos empresariais.
1.1-LUCRO: considerado dentro de sua dupla óptica – de retorno dos proprietários e da economia da empresa.
1.2-EXPANSÃO DA EMPRESA: seja em relação a ela mesma, seja em relação ao mercado do qual participa.
1.3- SEGURANÇA: corresponde ao desejo da empresa de assegura o seu futuro e continuidade.
1.4-AUTONOMIA OU INDEPENDENCIA: objetivo pelo qual a empresa pretende livremente decidir o seu destino.
2. Análise ambiental externa
A analise ambiental é a maneira pela qual a empresa procura conhecer seu ambiente externo e diagnosticar o que nele ocorre. Para a empresa operar com eficiência e eficácia é fundamental que ela conheça o ambiente externo à sua volta.
2.1 FATORES TECNOLOGICOS: abrangem custos e disponibilidade de todos os fatores produtivos utilizados nas empresas e as mudanças tecnológicas que envolvem e afetam esses fatores de produção.
2.2 FATORES POLITICOS: dizem respeito a decisões governamentais nos níveis federal, estadual e municipal capazes de afetar as atividades e operações da empresa.
2.3 FATORES ECONOMICOS: referem-se ao estagio da economia em depressão, recessão, recuperação e prosperidade.
2.4 FATORES LEGAIS: a legislação nos âmbito federal, estadual e municipal vem afetando cada vez mais as operações e atividades das empresas.
2.5 FATORES SOCIAIS: os valores sociais e as atitudes das pessoas, como clientes ou empregados podem afetar a estratégia empresarial.
2.6 FATORES DEMOGRAFICOS: como a densidade populacional e a distribuição geográfica da população, distribuição por idade, sexo, raça, por exemplo, definem a maneira pela qual os clientes estão distribuídos no mercado.
2.7 FATORES ECOLÓGICOS: envolvem aspectos do ambiente físico e natural, bem como políticas governamentais a respeito.
3. Análise Organizacional Interna: É o processo pelo qual se examinam os recursos disponíveis, sejam financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos para verificar quais são suas forças e fraquezas.
3.1-MISSÃO
...