TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.424 Palavras (14 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA SONHO MEU

MARYANA LETICIA CONCEIÇÃO

PROFESSOR ADALBERTO CAMARGO ORICOLLI

Planejamento e Projetos Estratégicos

Joinville

2015

INTRODUÇÃO

O documento que segue trata do planejamento estratégico da Sonho Meu casa de festas infantis, levando em consideração que boas ideias tornam-se realidade quando construídas passo a passo.

Com a agitação do dia a dia das pessoas, a organização de eventos foi mais uma atividade que acabou sendo entregue a terceiros transformando assim em um rentável ramo de negócios.

O plano de negócios é um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Trata-se ainda de um guia para a gestão estratégica de um negócio ou unidade empresarial.

  1. A EMPRESA

Sonho Meu foi desenvolvida para atender o mercado de Festas Infantis, Atua no endereço: das Cegonhas, sua estrutura  de 1300m²  comporta 400 pessoas, contendo dois espaços para festas, sala de brinquedos ligando as salas de festa agradável e muito colorido, cozinha , banheiros e fraldário, vestiários para a equipe de apoio, escritório de administração e dispõem de um amplo estacionamento monitorado 24 horas, com acessibilidade para pessoas com deficiências.

Investe em profissionais qualificados para a utilização adequada dos brinquedos, garantindo a segurança dos clientes e convidados.

Contem equipamentos e brinquedos importados como diferencial.

Nossa Missão: Realizar os sonhos dos clientes levando ao mercado um serviço diferenciado que traga praticidade e tranquilidade a quem o contrata, agindo de forma socialmente responsável junto à comunidade.

Nossa Visão: Ser uma empresa lucrativa por meio da excelência operacional, tornando o momento inesquecível para as crianças e prazerosa para os pais.

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico é um processo de formação de estratégias organizacional no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando. Para Drucker:

 “planejamento estratégico é um processo continuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos, organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.

O planejamento estratégico está relacionado com o objetivos estratégicos de médio e longo prazo que afetam a direção ou a viabilidade da empresa.

O planejamento deve maximizar os resultados e minimizar as efetividade utilizando princípios de maior eficiência, eficácia e efetividade. São eles os principais critérios de avaliação da gestão.

É importante ressaltar a necessidade da compreensão da estratégia estabelecida e sua utilização de forma logica através das etapas de elaboração para auxilia nas decisões futuras da empresa.

Aumentar o faturamento através de uma filial itinerante, que possa oferecer um atendimento personalizado à domicilio, proporcionando ainda mais comodidade aos clientes

  1. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

Segundo Costa (2006, p. 51) define diagnóstico estratégico como sendo “um processo formal e estruturado que procura avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes na organização em relação ao andamento de transformações para a construção de seu futuro”.

Podemos considerar que o Diagnóstico Estratégico nos fornece um embasamento teórico, com as informações relevantes para a tomada de decisão. A partir do diagnóstico estratégico a organização obterá as informações que nortearão seu direcionamento estratégico. Seu objetivo é que a empresa conheça tanto seu ambiente externo, quanto o interno. É com base neste diagnóstico que a empresa poderá projetar seus objetivos e formular suas estratégias futuras e antecipar-se às mudanças de um mercado altamente competitivo.

É importante levarmos em consideração, o desempenho da organização nos últimos períodos, bem como as experiências, situação e, claro, o objetivo futuro. Pois, não é possível planejar o futuro apenas considerando o passado.

Podemos citar como benefícios deste serviço para a empresa:

- Compreender o funcionamento do setor;

- Entender a relação entre a empresa e o ambiente externo;

- Conhecer oportunidades e ameaças de mercado;

- Analisar a empresa por áreas inter-relacionadas;

- Visualizar o negócio da empresa;

- Reconhecimentos das principais dificuldades da empresa

  1. ANÀLISE EXTERNA

Segundo Robbins (2002, p. 89), “o ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela que podem afetar seu desempenho”.  O objetivo da análise externa é avaliar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. Nesse trabalho, a função do executivo é identificar os componentes relevantes do ambiente e, feito isso, analisá-los quanto à situação de oportunidades ou ameaças para a empresa. O ambiente empresarial não é um conjunto estável, mas um conjunto muito dinâmico onde atuam grandes quantidades de forças, de diferentes dimensões e naturezas constantemente mutáveis, pois cada uma delas interfere, influencia e interage com as demais forças do ambiente. Nesse contexto, as empresas devem, procurar aproveitar as oportunidades, bem como amortecer as ameaças ou, simplesmente, adaptar-se a elas.

4.1Cenários Externos

4.1.1Político / Governo

4.1.2 Econômico / Financeiro

O mercado tem um excelente potencial de crescimento na área infantil. No contexto geral as pessoas tem o hábito de realizar festas infantis até os 08 ou 10 anos de idade, após essa idade somente para as meninas aos 15 anos.        A estimativa é de que estejam operando 1.800 buffets infantis no Brasil que movimentam R$ 500 milhões por ano.

Ameaças:

Em períodos de crises econômicas a demanda por esses serviços diminui consideravelmente, entretanto as casas de festas que possuem trabalho de fidelização e facilidade no pagamento mantem seus clientes. Tal situação tem sido mais favorável em virtude do equilíbrio econômico da nação brasileira e da economia estadual, uma vez que o público foco do negócio tem a possibilidade de buscar financiamento em virtude tendo em vista a taxa Selic e órgãos de fomento financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (471.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com