Plano de Marketing
Por: Lídia Azevedo • 20/10/2017 • Trabalho acadêmico • 4.047 Palavras (17 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
Serviço Público Federal
Universidade Federal do Tocantins – UFT
Campus de Palmas
Curso de Administração
Thalyta Steffanny Carneiro dos Santos Diniz
Beatriz Alves Lima
PLANO DE MARKETING:
FERPAM
Palmas/TO
2017
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1. O SEGMENTO 3
2. A EMPRESA 5
2.1 Histórico 5
3. MATRIZ DIAGNOSTICA 6
3.1 Produto 6
3.2 Preço 7
3.3 Praça 9
3.4 Promoção 11
4. GRÁFICO RADAR 12
5. MATRIZ FOFA/SWOT 13
5.1 Analise Interna 13
5.2 Analise Externa 13
6. MATRIZ ESTRATÉGICA 14
6.1 Produto 14
6.2 Preço 15
6.3 Praça 16
6.4 Promoção 17
7. ORÇAMENTO 19
8. MATRIZ GUT – GRAVIDADE, URGÊNCIA E TENDENCIAS 19
1. O SEGMENTO
Em 2016 o segmento de material de construção vem ganhando notoriedade dentro do mercado. É o que comprova a última Feira do Empreendedor do SEBRAE, que finalizou o evento com o Dia da Construção, um dia inteiro dedicado a discutir as tendências do varejo de material de construção e os caminhos para superar a crise econômica nacional.
A demanda tendeu a crescer por parte dos consumidores domésticos, que realizam pequenos reparos, que enfeitam as ruas e suas casas para celebrar o evento, gerando, em especial, oportunidades para o comércio de tintas e insumos para obras. As oportunidades detectadas pelo Sebrae na função Material de construção e Ferragens foram comercialização de:Espelhos, vidros e tintas; máquinas e equipamentos, equipamentos de segurança e ferragens; ferragens, madeira e material elétrico; insumos gerais para obras.
Um diferencial que vem ganhando espaço é o de oferecer serviços complementares nas lojas de materiais para construção. Na prática, funciona assim: o consumidor entra na loja a procura de torneiras, espelhos e outros itens para um banheiro. A loja, além de disponibilizar as opções pedidas, oferece um arquiteto para projetar a remodelação do ambiente ou fornece uma equipe técnica qualificada para executar a obra.
As oportunidades para micro e pequenas empresas associadas ao segmento de materiais de construção e ferragens sofrerão também o impacto da Internet, que possibilita o acesso do consumidor a empresas de grande porte, que permitem a comparação entre peças, a compra on-line com entrega programada, entre outros serviços. No entanto, essa forma de venda ainda é pouco explorada pelas MPEs do segmento. Por isso, para que essas empresas possam atingir, de forma mais ampla, seus consumidores, será necessária a adoção de novos canais de venda que agreguem valor a essas empresas e as tornem competitivas.
Empresários do setor também precisam incluir a qualidade de atendimento ao cliente entre os principais focos estratégicos do negócio. Hoje, o consumidor insatisfeito não perdoa. Além de usar os recursos legais para fazer suas reclamações, ele dissemina nas redes sociais o seu aborrecimento. Seja através de um simples desabafo ou postando vídeos enfurecidos, a despeito de que esses possam vir a lhe causar até prejuízos piores. No meio disso tudo, enquanto esse consumidor insatisfeito ganhou público, a loja reclamada ganhou imagem negativa em sua marca.
O presidente da Anamaco também ressalta que este é o melhor momento para o consumidor retomar as obras sem gastar mais do que gostaria. “O cliente já percebeu que a defasagem dos preços dos materiais de construção não deve durar, pois com os ajustes na produção pelas indústrias, os preços devem subir. Hoje, o cliente já tem dificuldade de encontrar a mesma disponibilidade de produtos e marcas que foram abundantes durante o ano passado. No momento, as lojas ainda estão vendendo esses produtos, em média mais baratos do que em 2015, porém os estoques já estão baixos e, assim que forem repostos, esses preços devem mudar”,
Estabelecer uma relação com o cliente deve ser o foco. Quando este tem a finalidade de transformar o cliente em um radar, com monitoramento e captação das tendências de mercado, o resultado tende a ser muito mais valor para a marca. Principalmente se no desdobramento da estratégia a empresa decidir fazer um SAC reverso: que consiste em ligar para alguns clientes de forma sistematizada e perguntar sobre sua satisfação. Ou seja, pesquisar no lugar de aguardar por reclamações.
2. A EMPRESA
FERPAM Comércio de Ferramentas Parafusos e Maquinas Ltda; 104 Sul, Rua: SE 07, lote: 16 A, setor: Central, Cep: 77.020-022, Palmas – TO
E-mail: ferpam@ferpam.com.br
2.1 Histórico
Desde 1996, a Ferpam atende com carinho o mercado tocantinense, e por isso, não para de crescer no segmento de Ferramentas, Parafusos e Máquinas. São 19 anos de pioneirismo e compromisso, sempre recebendo o reconhecimento do mercado, razão pela qual, sempre investimos na busca de novas tecnologias para facilitar o trabalho de nossos clientes. Atendemos em todo o Tocantins e em outras regiões do país, sendo a Matriz em Palmas, uma filial em Gurupi e Araguaina (Ferpam Borrachas) e Borrachas Confiança, localizada também em Palmas, onde suprimos as necessidades em mangueiras, irrigação e hidráulica. Dispomos de uma completa linha de produtos, incluindo equipamentos de proteção e assistência técnica certificada. São produtos de qualidade com preços e promoções especiais. A Ferpam oferece soluções para empresas, pessoa física e governo em diversas áreas, tudo isso, só a Ferpam tem, onde desenvolve o trabalho em equipe onde hoje no Estado do Tocantins, conta com mais de 136 empregados. Isso significa que Ferpam Com de Ferramentas Parafusos e Maquinas Ltda. emprega um número típico de empregados para uma empresa desse segmento, comprometidos em oferecer produtos e serviços de alta qualidade, a todos os nossos clientes.
...