Plano de Marketing Açaí
Por: stefany.sral • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.722 Palavras (7 Páginas) • 2.757 Visualizações
1- Plano de Marketing
1.1- Sumário executivo:
A empresa Mais Mais Açaí é do ramo varejista, da área de alimentos, e é de pequeno porte.É instalada num bairro classe média alta da cidade de Goiânia. A estrutura é boa, mas há planos para reformas futuras, visando uma aparência mais convidativa, como forma de atrair novos clientes.
Há muita concorrência na região. Numa única avenida, há três lojas que vendem o mesmo produto, ou produtos similares, o que ocasiona perda de clientes e queda no faturamento.
Através do planejamento de ações de marketing, a Mais Mais Açaí visa a fidelização de clientes, agregando valores e ampliando a satisfação dos mesmos. O aumento no faturamento e a expansão dos negócios, pois almeja-se abrir filiais em outros pontos de goiânia.
1.2- Análise do Ambiente:
A floresta amazônica é uma das maiores do mundo, e a preocupação em mantê-la viva e preservada vem se tornando cada vez mais estabelecida. Essa preocupação ambiental fez mudar, também, o gosto dos consumidores, em geral associadas ao aumento da renda per capita e à crescente preocupação com a saúde. Os consumidores veem nos produtos naturais, como é o caso do açaí, uma forma de prolongar sua expectativa de vida, ou pelo menos, viver sem ter doenças ou enfermidades. Essa demanda proporcionou o crescimento das academias, dos restaurantes e lanchonetes dedicados aos produtos naturais. Junto com isso, começaram a surgir empresas interessadas na fabricação de produtos específicos para esses públicos.
Através de análises feitas dentro da loja Mais Mais Açaí, chegamos a seguinte conclusão:
Fatores Econômicos: Acompanhando os fatos ocorridos nos últimos meses, percebe-se que o país encontra-se em crise. No senso comum, as pessoas acham que estão em recessão e começam a poupar, comprar o essencial e evitar gastos supérfluos. Mesmo a loja estando instalada num bairro de classe média alta, ela está sentindo os reflexos da crise econômica. O fluxo de pessoas reduziu consideravelmente, principalmente aos finais de semana. As pessoas estão alarmadas com a situação do país, e estão preferindo se precaver. A procura por açaí, ou pelos outros produtos fornecidos pela loja, geralmente é maior aos finais de semana, por ser uma forma de lazer. As pessoas saem para passear com seus amigos ou família, decidem comer algo gostoso, e param na loja, para conversar, se distrair, e neste meio tempo, consomem. Por causa da crise, tais atitudes estão tornando-se mais raras, e comprometendo diretamente o faturamento da empresa.
Fatores sócio-culturais: É costume da população goiana, principalmente aos domingos, saírem para se distrair em programas mais calmos, para compensar os estresses do trabalho ao longo da semana. Estes passeios, quase sempre, são ligados ao consumo de algum tipo de comida. A opção por sorveterias, casas de açaí, lanchonetes e similares são sempre muito cogitadas. A Mais Mais Açaí costuma receber muitas famílias, e grupos de amigos, que além de se divertir, buscam se alimentar de forma mais saudável. Tratando-se então de várias faixas etárias. Não há um público alvo (em relação a idade) específico, almeja-se atrair pessoas de todas as idades. Ao longo da semana, o movimento de adolescentes e jovens é maior, visto que a empresa se encontra em frente a uma escola que também funciona como curso pré-vestibular.
Fatores Políticos, Legais e Tecnológicos: Percebe-se que estes fatores (com exceção dos tecnológicos) não têm muito impacto em relação ao fluxo de clientes na loja.
O fator tecnológico influenciou no tipo de divulgação dos produtos.A evolução da tecnologia foi um ponto positivo para o crescimento da Mais MaisAçaí, com a facilidade de contato com clientes, os pedidos de entrega subiram e com a facilidade que os App’s de redes sociais trouxeram, os meios de divulgação também foram ampliados, além de facilidade de controle de estoque e de caixa.
Concorrência: A concorrência influencia diretamente os negócios da empresa em questão. Há muitas lojas numa avenida só, o que deixa o cliente confuso sobre onde irá consumir. Através do questionário aplicado para os clientes, percebe-se que eles têm conhecimento das promoções feitas e da qualidade do produto, mas a Mais Mais Açaí precisa divulgar e articular novas formas de promoções, para atrair clientes que ainda freqüentam as outras lojas nas redondezas.
Fatores Internos: A estrutura da loja é adequada, atende bem aos clientes. A loja é grande, tem mesas e bancos espalhados no salão.Mas pode haver a necessidade de uma melhora na decoração como ferramenta de atração de clientela. A quantidade de funcionários corresponde à demanda. O atendimento está sendo considerado pela maioria dos clientes como ágil, que reclamam apenas do fato de não serem atendidos na mesa, e sim no balcão. A cozinha, onde é preparado o açaí e as outras opções do cardápio é boa, bem equipada e o espaço é suficiente para a execução do serviço.
Análise de oportunidades e ameaças, forças e fraquezas.
FATORES EXTERNOS
OPORTUNIDADES AMEAÇAS
Aumento na demanda por produtos de qualidade. Muitos concorrentes na região.
Preços acessíveis. Promoções feitas pela concorrência, preços menores.
Produto natural, saudável e energético. Surgimento de leis que protejam e racionalizem a colheita do açaí.
FATORES INTERNOS
FORÇAS FRAQUEZAS
Facilidade de acesso à loja. Poucas vagas de estacionamento na frente da loja.
Boa localização e visibilidade. Falta de software de caixa eficiente.
Estrutura conservada. Recursos financeiros ilimitados.
1.3- Público Alvo
O público alvo da Mais Mais Açaí são pessoas que moram, estudam ou trabalham nas redondezas. De todas as faixas etárias,geramente da classe média e alta. Que se preocupam com a saúde, mas buscam um produto saboroso. A intenção é fidelizar esse tipo de cliente e transformar a Mais Mais Açaí parte do cotidiano do público e que compras nas suas dependências sejam regulares.
1.4- Definição
...