IMPLANTAÇÃO Definição dos materiais que serão reciclados (quais serão doados, quais serão comercializados). Material orgânico será doado para ONG. Papel, papelão, plásticos serão comercializados. A madeira e o isopor serão doados para uma Associação/ONG. Materiais de retorno ( pilhas e baterias ).
Definição do local para armazenagem dos materiais.
Material orgânico será acondicionado em tambores de plástico com temperaturas controladas e retiradas diariamente pela ONG. Papel, papelão, plásticos serão armazenados em caçamba junto e misturado. A Empresa que coleta retira duas vezes por semana. A madeira é armazenada em caçamba e a empresa coletora faz a troca da caçamba duas vezes por semana. O Isopor é armazenado em Caçamba Tipo Gaiola e este material é coletado duas vezes por semana. Materiais de retorno ( pilhas e baterias ). Armazenadas em lixeiras específicas para estes, e descartado em aterros sanitários especializados neste materiais. Lâmpadas são armazenadas e acondicionadas em latões específicos e identificados e estas retornam ao fornecedor/fabricante.
Definição de quem fará e qual a frequência da coleta.
A ONG é a responsável em retirar diariamente os materiais orgânicos. E dentro da empresa funcionários capacitados para a função de descartes dos materiais. A empresa que compra o Papel, papelão e plásticos faz a coleta duas vezes por semana trocando a caçamba. A madeira é coletada pela Associação/ONG fazendo a troca da caçamba duas vezes por semana. O Isopor é coletado duas vezes por semana pela ONG. Materiais de retorno ( pilhas e baterias ). Armazenadas em lixeiras específicas para fim. O responsável em armazenar como também providenciar o descarte correto é o eletricista da empresa. As lâmpadas, os Eletricistas ficam responsáveis em armazenar e acondicionar, como também fazer o descarte deste material para o aterro sanitário, este descarte é trimestralmente.
Definição do tipo de conscientização que será desenvolvido para minimizar o desperdício.
Implantação do programa de conscientização ambiental na empresa.
OBJETIVOS DO PROGRAMA CONSUMO CONSCIENTE O programa foi estruturado no conceito dos 3 Rs, reduzir – reciclar – reutilizar. Os objetivos propostos para o Programa foram: • Conscientizar as pessoas em relação ao consumo de insumos, tendo como consequência a preservação do meio ambiente; • Promover a mudança de comportamento das pessoas que trabalham na empresa, em relação ao uso dos insumos; • Adotar estratégias visando o comprometimento individual e coletivo em relação ao uso de insumos; • Formar e capacitar pessoas para atuarem como multiplicadores de práticas conscientes quanto ao uso racional de insumos; • Promover a educação ambiental e fomentar o espírito de colaboração em torno de temas socioambientais. Com base nesses objetivos as ações do programa buscaram, através da conscientização e da educação, promover a mudança de comportamento, manter a continuidade de hábitos adquiridos e, através de adesões conscientes obter resultados duradouros.
Quando a empresa lança uma iniciativa como essa, que visa gerar uma mudança de atitude e de comportamento de seus colaboradores frente a um assunto, é preciso levar em conta que as pessoas têm comportamentos diferentes pois seus valores são individuais e reagem diferentemente aos estímulos. O caminho para provocar essa mudança pode ser feito pela educação, pela transmissão de informações e de conhecimento sobre o assunto para as pessoas criarem valores e mudarem suas atitudes frente à questão definida, entendendo seu papel no meio ambiente e gerando um comportamento que contribua para evitar o desperdício. Nessa ação a empresa buscou transmitir conhecimento e educação sobre um assunto que talvez nunca tenho sido olhado de frente pela maioria das pessoas desde sua infância, época em que há a formação maciça dos valores. A fixação de cartazes. Colagem de adesivos lembrando da importância do uso consciente dos insumos. Distribuição de folhetos explicativos referente ao programa e ao tema “ Consciência Ambiental.” Palestras sobre o tema para todos os colaboradores.
Definição dos materiais a serem adquiridos para estocagem e identificação dos locais.
Estocagem: Materiais Sólidos:: Coletores e sacos plásticos, contêineres, bombonas, Caçambas, Identificação: Placas que identificam o tipo de resíduo e sinalização adequada para cada um deles. (placas, Faixas adesivas, Adesivos, Etiquetas ) Construção Adequada, com paredes e cobertura protegendo os materiais descartados.
Custo total da implantação.
Custo total da implantação fica entre, R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00
[pic 1]
|