Por que fazer planejamento estratégico?
Por: waniacandida • 20/10/2015 • Resenha • 440 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
Com a realização deste trabalho tornou-se possível identificar que a prática do P.E. não é muito comum nas cooperativas, visto que apenas 35% da amostra já o realizaram.
Aspectos em que as organizações que realizam ou não o P.E. não divergem
• Papel da cooperativa no agronegócio – não há divergência significativa entre os dois grupos de cooperativas, sendo que de forma geral as cooperativas são responsáveis por recepcionar, processar e comercializar a produção dos cooperados.
• Idade - A idade média das cooperativas é semelhante, independente ou não de terem realizado o P.E.
• Importância do P.E. – Todas as cooperativas, independente ou não de terem realizado o planejamento estratégico, consideram esta técnica importante para a organização.
• Estratégias adotadas – De modo geral, as cooperativas têm adotado como principais estratégias a formação de centrais ou a participação efetiva na mesma, a diversificação de produtos ou negócios com a participação de empresas comerciais e a terceirização de alguns de seus serviços.
Aspectos em que as organizações que realizam ou não o P.E. divergem
• Nível de importância aos temas de gestão – As cooperativas que realizaram o P.E. atribuem maior importância para aos aspectos de gestão, destacando a importância dada à avaliação dos resultados, captação de recursos financeiros e comunicação com agentes financeiros e parceiros.
• Número de cooperados e funcionários – Conclui-se que as cooperativas que realizaram o P.E. possuem um número bem mais elevado de cooperados e funcionários do que as que não realizaram o P.E.
• Resultados financeiros – O grupo de cooperativas que realizaram o P.E. são maiores em estrutura, possuem um faturamento maior e por conseqüência obtém maiores sobras.
• Definição dos componentes estratégicos – Conclui-se que a declaração formal destes componentes ocorre bem mais nas cooperativas que realizaram o P.E. do que nas cooperativas que não o realizaram, dando destaque para a definição de missão e valores, que ocorre em 90% das cooperativas que realizaram o P.E. e em 30% e 23% respectivamente nas demais cooperativas.
É importante ressaltar que devido ao devido ao tamanho da amostra analisada, os resultados não podem ser usados para descrever todo o universo.
Parte das organizações que realizaram o P.E. alcançaram todos os resultados esperados em um planejamento estratégico, tendo como principais resultados a definição da missão dos objetivos e das metas.
Em relação a impacto percebido pelas cooperativas em cada tema de gestão após a realização do P.E. conclui-se que em nenhum tema foi sentida alguma piora. Os aspectos que tiveram maiores melhoras foram: gestão do fluxo de caixa, no planejamento das ações, identificação do público alvo, comunicação com parceiros e motivação.
Desta forma conclui-se que o planejamento estratégico é uma ferramenta de grande utilidade para o desenvolvimento das vantagens competitivas das cooperativas de leite brasileiras.
...