Portifolio
Por: ivobebvs • 14/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.730 Palavras (11 Páginas) • 171 Visualizações
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
WEB AULA 4
Unidade 1 - CONTROLES INTERNOS E A AUDITORIA1
APRESENTAÇÃO
O controle interno representa o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com o objetivo de proteger os ativos de uma organização, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa. Eles devem ser entendidos como quaisquer ações, métodos ou procedimentos adotados pela empresa, compreendendo tanto a administração como os níveis gerenciais apropriados, relacionados com a eficiência operacional e obediências as diretrizes estratégicas, para aumentar a probabilidade de que os objetivos e metas sejam atingidos. A alta administração e a gerencia planejam, organizam, dirigem e controlam o desempenho de maneira a possibilitar com razoável certeza essa realização.
Os problemas de Controles Internos encontram-se em todas as áreas das empresas modernas. O controle interno representa o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com o objetivo de proteger os ativos de uma organização, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa. Eles devem ser entendidos como quaisquer ações, métodos ou procedimentos adotados pela empresa, compreendendo tanto a administração como os níveis gerenciais apropriados, relacionados com a eficiência operacional e obediências as diretrizes estratégicas, para aumentar a probabilidade de que os objetivos e metas sejam atingidos. A alta administração e a gerencia planejam, organizam, dirigem e controlam o desempenho de maneira a possibilitar com razoável certeza essa realização.Os problemas de Controles Internos encontram-se em todas as áreas das empresas modernas.
Então, convido você a estudá-los. Vamos lá!
[pic 1]
Como apresentado podemos entender que o conceito de controles internos administrativos, ou sistema de controles internos, como sendo o conjunto integrado de componentes de controle e atividades utilizados pelas empresas para alcançar os seus objetivos e metas.
Os controles internos podem ser: Preventivos (aqueles que buscam evitar que fatos indesejáveis ocorram); Detectores (aqueles que detectam e corrigi fatos indesejáveis já ocorridos); e Diretivos (aqueles que provocam ou encorajam a ocorrência de um fato desejável).
Em linhas gerais, são objetivos dos controles internos: Salvaguardar os ativos de prejuízos decorrentes de fraudes ou de erros não intencionais; Antecipar-se, preventivamente, ao cometimento de erros, desperdícios, abusos e praticas anti econômicas e fraudes; Assegurar a validade e integridade dos dados financeiros e contábeis que serão utilizados pela gerencia para a tomada de decisões; Incrementar a eficiência operacional e promover a obediência as normas internas; Assegurar aderência as diretrizes estratégicas, planos, normas e procedimentos da empresa; Propiciar informações oportunas e confiáveis, inclusive de caráter administrativo/operacional, sobre os resultados e efeitos atingidos; Permitir a implementação de programas, projetos, atividades, sistemas e operações, visando economicidade, eficiência, eficácia, efetividade e equidade.[pic 2]
Os controles internos administrativos implantados nas empresas têm caráter prioritariamente preventivo, e se prestam como instrumentos auxiliares de estão relativamente a todos os níveis hierárquico-organizacionais.
O ambiente organizacional favorece a consciência sobre os controles internos administrativos. Um necessário ambiente de controle na empresa, fomentado pelas atitudes e ações dos gestores e empregados, inclui: Valores éticos compartilhados; Filosofia e estilo de gestão; Estrutura organizacional; A delegação de responsabilidades;Política e pratica da gestão de pessoas; Competência técnica dos profissionais; e Canais de comunicação capazes de dar a gestão informações adequadas e fidedignas.
A Auditoria deverá, periodicamente, avaliar as praticas relativas à segurança da informação e recomendar, se apropriado, o incremento ou a implementação de novos controles e salvaguardas.
Na avaliação dos controles internos administrativos na empresa, a Auditoria devera levar em consideração: Relação custo/beneficio: consiste na avaliação do custo de um controle em relação aos benefícios que ele possa proporcionar; Qualificação adequada, treinamento e rodízio de funcionários: a eficácia dos controles internos administrativos esta diretamente relacionada com à competência, formação profissional e integridade do pessoal. É imprescindível haver uma política de pessoal que contemple:
a) Seleção e treinamento de forma criteriosa e sistematizada, buscando melhor rendimento e menores custos;
b) Rodízio de funções, com vistas a reduzir/eliminar possibilidades de fraudes; e
c) Obrigatoriedade de funcionários gozarem ferias regularmente, como forma, inclusive, de evitar a dissimulação de irregularidades;
d) Delegação de poderes e definição de responsabilidades: a delegação de competência, conforme previsto em lei, será utilizada como instrumento de descentralização administrativa, com vistas a assegurar maior rapidez e objetividade as decisões.
Como exemplo exemplos de controles contábeis, podemos citar: sistemas de conferência, aprovação e autorização; segregação de funções (pessoas que têm aceso aos registros contábeis não podem custodiar ativos da empresa); controles físicos sobre ativos;
Já como exemplos de controles administrativos, citamos: análises estatísticas de lucratividade por linha de produtos; controle de qualidade; treinamento de pessoal;
Os controles controle interno sofrem periodicamente uma espécie de revisão com a finalidade de determinar qual a confiabilidade dos mecanismos existentes, para que possam definir quais e quando os procedimentos de auditoria serão utilizados e em qual extensão.
Essa avaliação é realizada mediante a aplicação de questionários que auxiliam na avaliação global do processo em estudo revelando o nível de controle interno.
Vamos ver quais são os passos para avaliação do controle interno:
1º levantar o sistema de controle interno;
2º verificar se o sistema levantado é o que está sendo seguido na prática;
3º avaliar a possibilidade de o sistema revelar de imediato erro e irregularidades;
4º determinar tipo, data e volume dos procedimentos de auditoria.
Normalmente, as empresas de auditoria preparam questionários padrões de controle interno para serem preenchidos pelos auditores. Esses questionários funcionam como um guia, no sentido de evitar que o auditor omita a avaliação de uma parte importante das operações da empresa.
...