Portifolio
Por: totozinho • 6/11/2015 • Dissertação • 1.605 Palavras (7 Páginas) • 117 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNDAMENTOS DE MARKETING
2.2 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
2.3 GESTÃO DE CUSTOS
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A partir das orientações dos professores e conhecimentos adquiridos nas tele aulas de “Fundamentos de Marketing”, “Diagnóstico Organizacional”, “Gestão de Custos” e “Metodologia Científica” elaborei esta produção textual fazendo uma pesquisa teórica sobre os assuntos tratados nas disciplinas.
A partir da leitura do texto: “como algumas industrias vem driblando a crise econômica”. Fiz uma análise sobre de que forma as industrias trabalharam o composto de marketing para vencer a crise. Sobre diagnóstico organizacional elaborei um tópico a respeito da importância da análise da organização para a prevenir o aumento da crise. Sobre Gestão de Custos o tópico elaborado trata da importância de gerir os custos para melhorar o desempenho industrial.
desenvolvimento
FUNDAMENTOS DE mARKETING
No Artigo “Como algumas indústrias vêm driblando a crise econômica”. É possível notar que devido à desaceleração do crescimento económico mundial nos últimos tempos em função da crise econômica, as empresas tendem a reduzir os custos e a mostrarem muita cautela nos seus investimentos.
Assim como a indústria, o consumidor em tempo de crise fica mais cauteloso no momento da decisão de compra, também fica interessado no que diz respeito a “necessidade de compra” dessa forma fica inclinado a buscar mais informações antes de se decidir pela compra de determinado produto. Em relação ao comportamento do consumidor no que diz respeito a decisão de compra Kotler (1998), pode-se distinguir dois estágios: o primeiro é o de busca moderada, também denominado atenção elevada, quando se está mais receptivo às informações veiculadas através de anúncios. O segundo é quando o consumidor parte para uma busca ativa de informações. Acredito que esse comportamento deve ser esperado por parte das empresas, que já devem se antecipar para a crise com estratégias especiais para contornar ou amenizar esse estado do consumidor.
A essência do marketing é o desenvolvimento de trocas em que organizações e clientes participam voluntariamente de transações destinadas a trazer benefícios para ambos.
Devido a esse cenário de crise em que o setor industrial se encontra acredito que os investimentos na área de marketing devem ser um fator chave na estratégia empresarial. Para Marques (2008) marketing, é a arte de projetar e operacionalizar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e propagação de ideias, produtos e serviços, com o objetivo de realizar trocas que permitam o alcance das metas individuais e organizacionais. No ponto de vista do marketing uma crise apresenta sempre oportunidades e desafios. O marketing e toda a sua criatividade é sempre importante estrategicamente para as empresas inverterem em situações económicas adversas.
Ao observar no texto os métodos de “driblar a crise” utilizados pelas grandes industrias pude evidenciar alguns componentes de estratégia de marketing.
De acordo com Kotler e Keller (2006), o composto mercadológico é a melhor representação dos elementos que uma empresa pode, e deve, controlar. No trecho “a empresa decidiu oferecer os produtos mais rentáveis em embalagens maiores” ficou evidente que a empresa foi criativa adaptando e modificando o marketing do produto através da embalagem diferenciada, chamando assim a atenção do cliente que irá adquirir um produto que ela já conhecia, porém se ela comprava dois pacotes daquele produto, agora ela irá compra apenas um que vem a mesma quantia de dois e ainda com diferencial no preço.
Nesse trecho pode-se perceber que a empresa utilizou com eficácia 2 P’s do composto de marketing, PRODUTO e PREÇO.
“O produto pode ser definido como tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, ou seja, bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.” (Kotler e Keller 2006)
Ou seja, o marketing do produto é de suma importância, pois com ele a empresa agrega valores e adequa o produto ao desejo do cliente, fazendo assim com que determinado produto proporcione a satisfação do cliente e ainda atenda suas necessidades.
No trecho “a Bombril aumentou a frequência de promoções no ponto de venda” fica evidente que a empresa utiliza mais uma importante estratégia de marketing, para promover e aumentar as vendas de produtos mais caros da marca, levando o cliente a comprar dois produtos mais caros, e levando um mais barato de brinde, além desta promoção muito bem elaborada, a empresa pensou estrategicamente nos pontos de venda, que é um aspecto crucial para uma boa promoção, isto é, levar a promoção mais próximo do público alvo.
...