Portifolio
Por: Sa.aline • 28/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
SARA ALINE RODRIGUES DE LIMA PONTES
“SANTA CASA DE SP RECUA E SUSPENDE DEMISSÕES”
[pic 3]
Samambaia – DF
2015
SARA ALINE RODRIGUES DE LIMA PONTES
“SANTA CASA DE SP RECUA E SUSPENDE DEMISSÕES”
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para obtenção de nota das matérias: Sistemas de Informação; Ética, Política e Sociedade e Economia e Modelos de Gestão.
Professores: Henry T.Nonaka, Luis C. Perini, Maria Carolina Araújo, José Adir L. Machado, Joenice L. Santos, Mônica Maria Silva e Rinaldo J.B. Lima.
Samambaia - DF
2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo discutir e analisar o artigo “Santa Casa de Sp recua e suspende demissões”, analisando os pontos abordados em relação com as matérias estudadas nesse semestre.
Primeiramente o superintendente da Santa Casa anuncia que irá demitir mais de mil funcionários para regularizar um problema financeiro.
Imaginemos o que essa noticia causa nas pessoas em relação aos recursos humanos, a ética no trabalho, e em vários outros aspectos causados por uma noticia assim, logo mais o corpo administrativo desiste de realizar as demissões, causando assim outro tipo de reação, decidindo resolver os problemas com outra medida.
Nesse trabalho abordaremos todos os aspectos que não foram considerados pela empresa e os que foram considerados para a desistência das demissões.
DESENVOLVIMENTO
Os valores morais e éticos indicam que as decisões tomadas devem proteger os direitos fundamentais dos indivíduos afetados pela decisão, como por exemplo, o direito à liberdade, segurança e privacidade. A Santa Casa de SP não considerou esses valores em relação aos seus funcionários no momento de anunciar essa decisão, pois planejava demitir mais de mil funcionários.
Observo que a exposição pública negativa em relação a situação financeira da empresa fere a imagem que a empresa passa a sociedade, aos seus colaboradores e aos seus funcionários. Um funcionário para vestir a camisa da empresa tem que sentir que os seus direitos estão sendo respeitados, e uma exposição como essa prejudica no bom andamento do serviço. Um funcionário que está correndo o risco de perder o seu emprego, perde a motivação, a atenção e a vontade de trabalhar, sendo assim prejudicando a instituição.
A microecomia estuda as características e o comportamento de cada unidade econômica (produtores, consumidores) e as relações que intercorrem entre elas (mercados), a demissão de mais de mil funcionários em relação a microeconomia não iria causar um grande impacto já que pelo estudo da Santa Casa existia uma pequena demanda de pacientes para a quantidade de funcionários por leito. Para a Mesa Administrativa a demissão de mais de mil funcionários representaria uma economia consideravel na folha de pagamento.
Em relação com a Macroeconomia que estuda o comportamento do sistema econômico por um reduzido número de fatores, como a produção ou produto total de uma economia, o nível de emprego e poupança, o investimento, o consumo, o nível geral dos preços. Seus principais objetivos estão no rápido crescimento do produto e do consumo, no aumento da oferta de empregos, na inflação reduzida e no comércio internacional vantajoso. Considerando esses fatores o fato de a Santa Casa de SP estar em crise financeira pode ser considerado um problema macroeconômico.
A Santa Casa de Sp decide suspender o plano de demissões, considerando um modelo de gestão diferente eles decidem readequar o quadro de funcionários, direcionando funcionários para outras areas, como um reaproveitamento de funções, uma das vantagens relacionadas a ética é a divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa.
A Santa Casa de SP deveria ter se utilizado de um sistema de informção para que contabilizasse outras areas da empresa que poderia reduzir custos, coletar dados importantes, recuperar, processar dados, armazenar e distribuir informações, com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise no processo decisório nessa instituição. Um sistema de informação poderia contabilizar por exemplo, a quantidade de medicamentos, materiais utilizados pelos funcionários, medicamentos e até mesmo na distribuição e divisão das tarefas e dos trabalhos realizados, sendo assim, não haveria uma sobre carga como mensionado no artigo em que havia até 21 funcionários por leito, ou seja a mais do que em outros hospitais.
...