Portifolio textual em grupo Cassol
Por: Christian Souza • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.743 Palavras (7 Páginas) • 246 Visualizações
Trabalho Textual em Grupo.
Empresa Cassol Center lar
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO: APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 4
2.1 ANÁLISE DA EMPRESA 4
2.1.1 Sinais de Ford 4
2.1.2 A Teoria PODC de Fayol 5
2.2 A COMUNICAÇÃO E A LINGUAGEM empresarial 6
2.2.1 A Comunicação na Cassol 6
2.3 Cultura ORGANIZACIONAL 7
2.3.1 Trabalho versus Cultura 7
2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 7
2.4.1 Organização Cassol 7
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Este portfólio tem por objetivo abordar as disciplinas do semestre, disciplinas estas: Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem Cultura e Sociedade; Comportamento Organizacional.
Este trabalho é baseado nas políticas aplicadas pela gestão da empresa Cassol Materiais de Construção, onde nela se aplica vários exemplos dos princípios de administração, aplicados na era do Fordismo e Taylorismo, onde em entrevista a gestores e funcionários da empresa podemos citar vários exemplos. Assim como na comunicação os tipos de linguagem, o comportamento organizacional e exemplos de como a empresa se preocupa e o que ela faz pensando na sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO: APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
Cassol Materiais de Construção é uma empresa, que atua em diversos tipos de atividades. Fundada em 1958 iniciou suas atividades no seguimento de madeiras na cidade de Urubicí – SC.
Hoje atua no Comércio de materiais de construção, com 14 lojas físicas espalhadas por Santa Cataria, Rio Grande do Sul e Paraná. Conta ainda com indústria de pré-fabricados em concreto e atua no ramo de imóveis, com a construção e comercialização dos mesmos, também há uma preocupação com o meio ambiente e a empresa faz um trabalho de reflorestamento. A área de atuação abrange seis estados brasileiros, sendo eles: RS, SC, PR, SP, DF e RJ.
A Cassol, emprega registrado em regime de CLT, aproximadamente 4 mil funcionários, e 2,5 mil empregos indiretos. A Cassol é a 5ª maior empresa de materiais de construção do país perdendo apenas para multinacionais, sendo assim é a maior empresa familiar do ramo, e tem uma equipe muito bem estruturada e visionaria a frente da diretoria.
2.1 ANÁLISE DA EMPRESA
2.1.1 Sinais de Ford
Na empresa encontramos vários sinais da ORT de Ford.
A divisão do trabalho e especialização, onde a empresa é dividida por setores e dentro destes setores, funções determinadas a seus colaboradores. Está sempre oferecendo treinamentos específicos em cada área da empresa, considerando a especialização do funcionário para que possa conseguir o melhor desempenho de cada profissional com eficiência e rapidez.
No estudo da fadiga humana, a empresa proporciona intervalos obrigatórios de descanso, respeitando o horário de almoço de seus colaboradores para que não ocorra a fadiga ou cansaço mental. Para que desta forma possam atingir uma melhor produtividade.
Nas condições ambientais de trabalho, visa proporcionar uma melhorar eficiência do trabalho. Com o uso de equipamentos e acessórios adequados garantem o bem estar físico do trabalhador. Cadeiras ergonômicas para atividades em microcomputador, instrumentos especiais para determinadas funções que reduzem movimentos desnecessários e equipamentos para carregamento de mercadorias que reduzem esforços excessivos.
No desempenho de cargos e tarefas, cada integrante da empresa está devidamente comprometido a desempenhar apenas sua função. O gestor esta comprometido a gerenciar seus subordinados, os vendedores efetuarem vendas, os caixas finalizarem os pedidos, os auxiliares de almoxarifado separarem os produtos e os conferentes os liberarem aos clientes. Finalizando o processo de atendimento.
Incentivos salariais e prêmios por produção, onde os vendedores tem seu salario fixo mais uma comissão estipulada pela empresa no cumprimento de sua meta de vendas. Alguns gestores vão mais além premiando com brindes seus melhores vendedores, no caso o primeiro colocado no ranking de vendas do mês.
Padronização de métodos, máquinas e equipamentos. Com o uso de computadores em praticamente todos os setores obtendo uma rápida avaliação de estoque, transferência ou demais ações. As máquinas como empilhadeiras para o rápido transporte de mercadorias, melhor organização e armazenamento em estoque.
No estudo do tempo e movimentos é avaliado em cada setor desde a eficiência dos caixas e empacotadores até mesmo no setor de crediário havendo um tempo máximo para ser efetuado um cadastro, o controle de tempo de separação até a entrega para o cliente no setor de retirada dos produtos. Tudo gera uma observação e avaliação, se houver alguma falha, demora ou atraso há um questionamento e uma revisão do porque isto esta ocorrendo.
Supervisão funcional, onde cada setor possui o gestor especializado na área responsável pelo cumprimento de suas metas e objetivos, para que isso ocorra possuem autoridade e controle sobre seus subordinados.
2.1.2 A Teoria PODC de Fayol
As teorias de Fayol também são encontradas na empresa como no planejamento e na organização.
Planejamento é um ponto forte da empresa, pois todos os gestores fazem seus planejamentos visando seus objetivos e os melhores meios para alcançá-los. Não fica restrito aos gestores. Cada loja possui vários setores que são especializados em planejamentos. A empresa possui uma equipe de conselheiros que fazem os planejamentos diretos para a diretoria da empresa, buscando os melhores meios de atingi-los.
Organização é onde o gestor começa a se preparar para desenvolver seu planejamento avaliando os recursos que tem como o humano e material, e o que é necessário para execução de seus planos. O agrupamento de atividades necessárias para a execução em seu setor, e por ultimo define a autoridade
...