Portifólio Em Grupo
Artigo: Portifólio Em Grupo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gm1215 • 11/10/2013 • 1.135 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
Questão 1:
Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
Resposta:
Organizações como a IBM têm flexibilidade nas suas estruturas, com muitos profissionais freelancers, onde eles mesmos ditam suas regras e horários, nesta modalidade não existem vínculos diretos com a Empresa e com os outros funcionários, as contratações geralmente são terceirizadas, onde os profissionais prestam serviços para aquela Empresa, com isto, não é exigido vários documentos e contratos que comprovem este vínculo com a Empresa.
Diferentemente, as organizações burocráticas se baseiam na formalidade em um regime interno praticamente inflexível, onde possuem profissionais que trabalham em um regime rigoroso de horários determinados, com uma supervisão constante durante o decorrer de seu trabalho. As contratações são feitas de forma muito formal, direto com o profissional, onde exigem vários documentos e contratos registrando seus direitos e deveres no cargo proposto, comprovando também seu vínculo com a Empresa.
Questão 2:
Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.
Resposta:
A gigante Americana IBM foi uma pioneira no uso da internet em todas as suas estruturas, incluindo os freelancers em sua composição trabalhista, funcionários independentes que não possui um vínculo formal com a Empresa.
A Empresa Facebook, obteve um grande crescimento em pouco tempo, onde atualmente é o maior site de relacionamento do mundo, com mais de 500 milhões de usuários em todo planeta (IBOPE 2010). Para suportar este crescimento, a Empresa aumentou o quadro de funcionários, que estão distribuídos em 30 escritórios em 20 países. O Facebook reflete uma estrutura excepcional, uma estratégia acertada, uma liderança firme e consciência de onde pode chegar.
Na Empresa facebook, as melhores idéias sempre vencem independente do cargo ou importância da pessoa envolvida, para encorajar a participação de todos na criação de novos conceitos e ferramentas que possam se transformar em produtos e serviços, a Empresa promove maratonas de programação, onde são desenvolvidos vários protótipos que serão selecionados e escolhidos para se tornar realidade.
A Empresa Google, é uma grande Empresa que foi fundada em 1996 e com ela foi criada um modelo de gestão que acompanhassem a evolução de web, ou seja, era necessário agilidade para adaptar as freqüentes mudanças do século. A primeira ação era transformar a Empresa em um modelo que atraíssem talentos existentes no mundo para trabalhar nela, outro pilar era transformar o local de trabalho em um lugar onde as pessoas gostassem de passar a maior parte do seu tempo, o modelo de gestão do Google, é baseado em pequenas unidades de trabalho autônomo (intra-empreendedor, Empresas dentro da Empresa), o modelo de pequenas equipes permite uma maior autonomia aos colaboradores da Empresa.
Questão 3:
A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.
Resposta:
Nos itens mencionados são usados alguns recursos argumentativos onde são empregados para dar credibilidade ao discurso, os trechos possuem citações de dados estatísticos, que são usados para esclarecer o leitor com uma forma mais clara, identificamos também, nos itens “d” e “e” a existência de outros recursos argumentativos, como a citação de uso direto para dar credibilidade ao discurso e para o autor se isentar da responsabilidade do que está sendo enunciado, informando que outra pessoa afirmou o que está sendo informado no texto, podemos identificar também, a existência do recurso argumentativo de citação de voz de autoridade, informando o nome (autor ou pesquisador), cargo que ele ocupa, ou ainda local onde ele trabalha (órgãos, empresa, institutos, etc), todos estes recursos
...