Princípios básicos da teoria do controle
Trabalho acadêmico: Princípios básicos da teoria do controle. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ericaevrv • 4/12/2014 • Trabalho acadêmico • 1.989 Palavras (8 Páginas) • 365 Visualizações
Anhanguera Educacional
Campinas- Unidade 3
AMANDA GOMES MANESCO RA: 1299364764
AMANDA MARIANE DE SOUZA RA: 2505063724
CAROLINE THOMAZELI SANTOS RA: 2504060756
ERICA E.R. VIEIRA RA: 3291577754
GEOVANNA GALLIGANI RA: 1189423105
ISABELA BIAZI POSSE RA: 1158358197
JOSIANE DE ALMEIDA RA: 1099476611
ATPS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Campinas
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................03
2. ETAPA 01................................................................................................04
2.1 PASSO 01 - Administração sua história, habilidades e competências.........04
2.2 PASSO 02 - Principais teorias da administração...................................06
3. ETAPA 2 PASSO 01................................................................................09
3.1 PASSO 02 .............................................................................................10
3.2 PASSO 03..............................................................................................12
4. CONCLUSÃO...........................................................................................13
5. BIBLIOGRAFIA.........................................................................................14
INTRODUÇÃO
Nesta ATPS falamos do significado da administração, um breve resumo de sua história dos momentos aonde podemos ver a administração se formando e tomando forma, dês de 2.500 AC aos dias de hoje e quais as principais habilidades e competências para um bom administrador moderno.
Veremos também um pouco das principais teorias da administração e teoria que escolhemos para fazer esse trabalho, que é a TEORIA HUMANISTA.
Na segunda etapa falamos sobre ética profissional e como o gestor precisa se posicionar diante dos seus funcionários para fazer novas mudanças sem que deixe de ser ético.
ADMINISTRAÇÃO SUA HISTÓRIA, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A palavra administração tem origem no latim administrationes que significa:
• AD = Direção para, tendências, junto de.
• MISNISTER = Comparativo de inferioridade, o sufixo ter (subordinação e obediência) aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro.
Porém hoje através da teoria da administração aprendemos que administração significa coordenar, organizar, direcionar o outro para manter o bom andamento e a lucratividade seja de uma empresa ou do que está sendo administrados. O administrador deve entender os objetivos propostos pela empresa para assim transforma-lo em ações concretas, deve resolver problemas com agilidade e clareza.
Os primeiros sinais da administração surgiram 2.500, para a arrecadação de impostos, obrar de irrigação entre outras, no Egito, China, Babilônia e Índia, mas somente séculos depois em 1.436 que a administração apresentou desenvolvimentos importantes.
Depois em 1.776 temos a revolução industrial onde deu as primeiras formas ao sistema de gerencia, que podemos ver com mais clareza no filme Revolução Industrial Charles Chaplin, aonde os funcionários são controlados através de punições.
Em 1.800 foi aonde podemos observar a grande mudança e a criação nas técnicas organizacionais para a fabricação das locomotivas, como os procedimentos padronizados de trabalho, especificações de ferramentas, previsão de vendas, planejamento de produção, contabilidade e, auditoria, bonificação de natal, incentivos salariais e as sociedades de socorros mútuos.
“Somente a partir do século XX é que ela apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação” (CHIAVENATO, 2000, p. 25).
Max Gehringer nos fala de uma estatística que apontam que apenas 5% dos nossos 100% são uteis, nos interessam, vai pra frente, crescem e se tornam gerentes. Se trabalharmos 44 horas semanais apenas 5%, ou seja, 2 horas foram gastos com coisas que futuramente iram lembrar-se de nós, o resto foi gasto com reuniões, rotinas ou outras coisas inúteis.
Com isso podemos analisar quais sãos as habilidades e competências para um bom administrador moderno são:
• Ser criativo e pró-ativo – Ter novas e inovadoras idéias, não ter medo de expor essas idéias e suas opiniões, ou receio, ser ousados em suas idéias, e estar sempre disponível para ajudar outras aeras, outros colegas, sempre disponível, bem humorado.
• Ter liderança – O administrador teve ter o controle do seu setor, ou o que for de sua responsabilidade. Porem a liderança engloba muitos outros fatores como, ética profissional, saber ouvir, explorar o melhor de cada um, retornar os Feedbacks com calma nas exortações, equilíbrio, ser ágil nos conflitos entre colaboradores, e amigos, cativar todos ao redor, e criar um vinculo de confiança de trabalho.
• Ter conhecimentos teóricos – O administrator deve sempre estar a par de todos os acontecimentos gerais, ter um visão geral, deve estar sempre estudando teorias e se aperfeiçoando junto com cursos, palestras, livros, e todos os tipos de aprendizados tácitos e explícitos.
• Ter foco nos objetivos da empresa – Conhecer até aonde
...