TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios da escola clássica de administração

Relatório de pesquisa: Princípios da escola clássica de administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  9.197 Palavras (37 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 37

ETAPA 2

Nessa etapa, iremos aplicar os princípios da escola clássica da administração

Faremos um resumo da empresa, para que fique clara sua atual situação.

A empresa é dividida entre proprietário (Sr. Vlader), quarenta e cinco funcionarios. Seu horário de funcionamento acontece das 6h da manhã às 18h da tarde, e sabado das 7:30h da manha as 15h da tarde.

A empresa possui a seguinte divisão de turnos: 1° turno: 15 funcionarios entram as 6h da manha as 14h da tarde; 2° turno: 15 funcionarios das 14h da tarde as 22h da noite; 3° turno: 22h da noite as 06h da manha e de finais de semana todos em um horario só das 7:30h da manha as 15h da tarde, sem escala, acertando entre eles, sem avisar o responsavel (Sr. Vlader) .

Os problemas da JC Confecções resumem-se em redução das vendas de produtos de fabricação própria (esses são os produtos de maior lucratividade), reclamação dos clientes, quanto a qualidade dos produtos de fabricação própria oferecida, reclamação sobre o atendimento,comunicação interna está comprometida, funcionários faltam ou destratam um cliente, na linha de produção, na caldeira(oleo diesel) deixa faltar produtos e atrasa encomendas gerando cancelamentos e prejuízos, além de comprometer a imagem da JC Confecções.

Com tamanhos os problemas as finanças não andam boas, para não atrasar pagamento de fornecedores o proprietário tira dinheiro do próprio bolso, misturando dívidas da empresa com as suas particulares e já tem dúvidas quanto a lucratividade da empresa.

Com base em todo o estudo feito para a etapa, e todas as analises baseadas no resumo acima, iremos aplicar na empresa, a fim de ajudar, os princípios da escola básica clássica da administração: O princípio da divisão do trabalho de Taylor, buscando objetivar a eficiência e reduzir os custos de produção.

Segundo Taylor, alguns problemas da administração acompanham as empresas até hoje e os destacados na JC Confecções:

“A Administração não tem noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador” a falta de voz ativa do Sr.Vlader, coordenando e controlando sua equipe deixa claro que ele não tinha essa noção, vendo os erros e não realizando nenhuma ação corretiva.

“Não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador”: Sr.Vlader não tem nenhum tipo de incentivo para que seus funcionários, auxiliar de produção,operador,tecelão, atingem suas metas diárias,na linha de produção, sendo essa a maior lucratividade da empresa.

“Muitos trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades”: faltas, confusão nos turnos de revezamentos.

“Os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais não tinham aptidão.”: pode ser que pelo fato dos clientes estarem reclamando da qualidade dos produtos oferecidos na fabrica, aux. De produção e o operador estejam necessitado de novos treinamentos, visando melhorar essa qualidade e até conseguir produzir novas ideias como saida de banho, pano para lixa, para oferecer aos clientes.

Taylor desenvolveu também o que chamamos de princípio da divisão de trabalho, que é dividida em três fases

.

A primeira consiste no ataque ao “problema dos salários”, estudo sistemático do tempo, definição de tempos-padrão e sistema de administração de tarefas, no caso do Sr.Vlader, poderia calcular o tempo médio para produção de pano (principais produtos de venda da fabrica) e estipular um cálculo do salário do tecelão com base numa quantidade mínima diária, obrigando-o a só encerrar o expediente quando essa quantidade fosse atingida, evitando atraso nas ecomendas e disponibilizando produtos a pronta entrega, como os clientes da fabrica costumam solicitar.

A segunda engloba a ampliação de escopo da tarefa para a administração e a definição de princípios de administração do trabalho, esse estudo, conhecido como Shop Management, que troca a ênfase da produtividade do trabalhador, para o aprimoramento dos métodos de trabalho, seria necessário estudar como funciona a produção na tecelagem do Sr.Vlader, vendo o que poderia ser melhorado e aproveitado, analisando o “homem” como produção e realizando uma seleção e treinamento específico para cada tipo de cargo. Segundo Taylor, poderíamos ainda padronizar ferramentas e equipamentos, sequenciando as produções e programando as operações.

E por último, a terceira relata a consolidação dos princípios, a proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa e a distinção entre técnicas e princípios, com essa fase da administração científica, podemos realizar a divisão de responsabilidades dentro da loja, seria ideal a criação de um departamento de planejamento, separando a parte “pensante” e organizacional da empresa da produção, o Sr. Vlader poderia realizar essa atividade, seria algo parecido com o PCP que temos hoje nas empresas, ele, em conjunto com alguém envolvido a produção, com informações e novas ideias sobre os processos poderiam desenvolver melhorias, visando um crescente aumento na produtividade, resultada da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço.

Temos que desenvolver agora um estudo sobre os tempos e métodos de produção da fabrica em conjunto com um dos tecelão e operador, o Sr. Vlader precisaria cronometrar todas as fases deprocessos de seus produtos, ele poderia agrupar ações, ganhando tempo de produção, por exemplo, realizar todas as produções de ordideira(envia linhas de tubo p/a bobina de ferro), em seguida, todas as produçoes de engomadeira( fortalecimento de linha) , todos os produtos de tear deveriam ser feitos de uma única vez, ganhando tempo no manuseio e uso de algumas ferramentas calculando tempo para esses processos e estipulando uma meta diária, dessa forma ele teria controle até sobre o “corpo mole”, comum em várias empresas e fator determinante para atrasos e prejuízos gerados na fabrica, onde vários cancelamentos costumam ocorrer por não cumprimento dos prazos.

Visando utilizar os Princípios Gerais de Administração, na visão de Fayol, podemos ajudar o Sr. Vlader a resolver problemas estruturais, como departamentalização, hierarquia organização e planejamento na JC Confecçoes.

Segundo Fayol, a administração é uma função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. Ela compreende em cinco principais funções:

O Planejamento, ou previsão, examinando o futuro e traçando um plano de ação a médio e longo prazo, no caso do Sr. Vlader, poderia aumentar a quantidade produzida, realizando propagandas e tendo maior divulgação e consequentemente, demanda de seus produtos, ou ainda incluir o serviço de entrega a seus forncedores e, gerando maior comodidade aos seus clientes.

A Organização, adequando uma estrutura humana e material para realizar oempreendimento, contratando mais funcionários, caso seja cabível.

O Comando, mantendo o pessoal em atividade em toda empresa, essa é a função do Gerente / Proprietário nesse caso, acompanhando de perto todos os setores da empresa, desde o atendimento que deve ser de perfeito acolhimento, educação e qualidade, até o corpo mole, que já falamos e costuma ocorrer na produção, vistoriando de perto a qualidade dos produtos e sua produtividade, não deixando nenhuma tarefa sem ser executada.

A Coordenação, reunir, unificar, harmonizar toda a atividade e esforço, os revezamentos de turnos deverão ser apresentados numa planilha mensalmente ao Sr.Vlader, para que tome ciência e supervisione esses turnos, cobrando faltas diretamente dos responsáveis quando essas ocorram e permitindo alterações semanalmente em caso de imprevistos, esse seria apenas um das várias ações de coordenação, que por ter que suprir a desorganização e faltas decorrentes do revezamento de turno, não permitia que o Sr. Vlader coordenasse sua equipe

.

O Controle, cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e ordens, mantendo voz ativa na empresa, tomando ações corretivas sempre que necessário e não se omitindo aos problemas corriqueiros, como costumava fazer.

ORGANOGRAMA

A partir da Teoria de Max Weber, a Teoria das organizações, o Sr. Vlader necessita saber que o principal motivo para aexistência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas, as organizações formais modernas baseia-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente, assim qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia.

Com base na Burocracia proposta por Weber, temos três pontos principais e essenciais para que a empresa do Sr. Vlader esteja dentro dos padrões formais, são eles:

- Formalidade:

As burocracias são essencialmente sistemas de normas. A Figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade das decisões baseadas em critérios impessoais, no caso da padaria, tendo todos os funcionários que responder as solicitações e “leis” impostas pelo seu superior / gerente, Sr. Vlader

- Impessoalidade:

As pessoas são ocupantes de cargos ou posições formais. Alguns dos cargos são de figuras de autoridade. A Obediência é devida aos cargos, não aos ocupantes, Todas as pessoas seguem a lei, deixando claro que nenhuma pessoa é empregada ou vassala de outra, assim ao Sr. Vlader, a obediência de seus funcionários não lhe é devida pessoalmente, mas ao cargo que ocupa..

- Profissionalismo:

As burocracias são formadas por funcionários, os funcionários são remunerados,obtendo os meios para sua subsistência. As burocracias funcionam como sistemas de subsistência para os funcionários, assim os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes de carreira profissional e meios de vida, além de formação e investimento, cabendo nesse caso ao Sr. Vlader, a disponibilizar cursos de aprimoramento que de forma indireta trará benefícios para seu empreendimento.

A Hierarquia dentro de uma Burocracia, segundo Charles Perrow, é a negação da autonomia, liberdade, espontaneidade, criatividade, dignidade e independência, essa hierarquia faz as pessoas procurar orientação ou aprovação em quem se encontra em posição superior, no nosso caso o Sr. Vlader, ele responde pela sua empresa, a JC Confecçoes e seus funcionários devem responder a ele, procurando reduzir ao mínimo possível, o erro.

CONCLUSÃO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) foi um instrumento facilitador e esclarecedor no que diz respeito a estrutura básica inicial da Administração, ela nos indicou que, através das ideias e teorias elaboradas pelos grandes estudiosos da Escola clássica, Taylor, Ford, Fayol e Weber, existe uma organização de todas as funções e objetivos dentro de uma empresa, é necessário trabalhar sempre com metas, deve existir uma separação de tarefas e uma hierarquia a ser seguida e respeitada, não existe Administração sem um projeto todo elaborado, baseadona iniciativa de coordenar, tudo e todos, onde não existam arestas, que possam gerar a perda do controle, a formalidade, trabalha em paralelo com todas essas ideias, justificando, socialmente, como os gerentes e funcionários devem agir, e o porquê de ser exigido o profissionalismo de todos dentro da entidade.

Discutimos também sobre os princípios das atividades relacionadas à administração e sobre porque elas foram criadas, dada a formação dos primeiros grupos, aldeias e povoados e a necessidade de existir um mercado entre elas, num primeiro momento, baseado na troca de animais, alimentos e matéria prima, a partir disso, todo seu desenvolvimento e aprimoramento, intensificado principalmente durante a Revolução Industrial, revolução essa que podemos afirmar, vivermos até hoje, em função das grandes influências sociais, políticas e econômicas geradas diariamente pelo avanço tecnológico e pelo mercado industrial, presente cada vez mais em nossas vidas.

REFERÊNCIAS

Antônio Cesar Amaru Maximiano – Edição compacta 2ª Edição – Teoria geral da administração. (Livro PLT 755) – São Paulo – Editora Atlas S.A. – 2012

Vídeo Rafinha e a Sociedade da Informação, disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklbi1UaElFNzBuUVE/edit.

Vídeo Tempos Modernos, disponível em: http://docs.google.com/file/d/0Bx5DS JfdRkl1NGUzcks4NXhNT1k/edit?usp=sharing

ETAPA 2

Nessa etapa, iremos aplicar os princípios da escola clássica da administração

Faremos um resumo da empresa, para que fique clara sua atual situação.

A empresa é dividida entre proprietário (Sr. Vlader), quarenta e cinco funcionarios. Seu horário de funcionamento acontece das 6h da manhã às 18h da tarde, e sabado das 7:30h da manha as 15h da tarde.

A empresa possui a seguinte divisão de turnos: 1° turno: 15 funcionarios entram as 6h da manha as 14h da tarde; 2° turno: 15 funcionarios das 14h da tarde as 22h da noite; 3° turno: 22h da noite as 06h da manha e de finais de semana todos em um horario só das 7:30h da manha as 15h da tarde, sem escala, acertando entre eles, sem avisar o responsavel (Sr. Vlader) .

Os problemas da JC Confecções resumem-se em redução das vendas de produtos de fabricação própria (esses são os produtos de maior lucratividade), reclamação dos clientes, quanto a qualidade dos produtos de fabricação própria oferecida, reclamação sobre o atendimento,comunicação interna está comprometida, funcionários faltam ou destratam um cliente, na linha de produção, na caldeira(oleo diesel) deixa faltar produtos e atrasa encomendas gerando cancelamentos e prejuízos, além de comprometer a imagem da JC Confecções.

Com tamanhos os problemas as finanças não andam boas, para não atrasar pagamento de fornecedores o proprietário tira dinheiro do próprio bolso, misturando dívidas da empresa com as suas particulares e já tem dúvidas quanto a lucratividade da empresa.

Com base em todo o estudo feito para a etapa, e todas as analises baseadas no resumo acima, iremos aplicar na empresa, a fim de ajudar, os princípios da escola básica clássica da administração: O princípio da divisão do trabalho de Taylor, buscando objetivar a eficiência e reduzir os custos de produção.

Segundo Taylor, alguns problemas da administração acompanham as empresas até hoje e os destacados na JC Confecções:

“A Administração não tem noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador” a falta de voz ativa do Sr.Vlader, coordenando e controlando sua equipe deixa claro que ele não tinha essa noção, vendo os erros e não realizando nenhuma ação corretiva.

“Não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador”: Sr.Vlader não tem nenhum tipo de incentivo para que seus funcionários, auxiliar de produção,operador,tecelão, atingem suas metas diárias,na linha de produção, sendo essa a maior lucratividade da empresa.

“Muitos trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades”: faltas, confusão nos turnos de revezamentos.

“Os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais não tinham aptidão.”: pode ser que pelo fato dos clientes estarem reclamando da qualidade dos produtos oferecidos na fabrica, aux. De produção e o operador estejam necessitado de novos treinamentos, visando melhorar essa qualidade e até conseguir produzir novas ideias como saida de banho, pano para lixa, para oferecer aos clientes.

Taylor desenvolveu também o que chamamos de princípio da divisão de trabalho, que é dividida em três fases

.

A primeira consiste no ataque ao “problema dos salários”, estudo sistemático do tempo, definição de tempos-padrão e sistema de administração de tarefas, no caso do Sr.Vlader, poderia calcular o tempo médio para produção de pano (principais produtos de venda da fabrica) e estipular um cálculo do salário do tecelão com base numa quantidade mínima diária, obrigando-o a só encerrar o expediente quando essa quantidade fosse atingida, evitando atraso nas ecomendas e disponibilizando produtos a pronta entrega, como os clientes da fabrica costumam solicitar.

A segunda engloba a ampliação de escopo da tarefa para a administração e a definição de princípios de administração do trabalho, esse estudo, conhecido como Shop Management, que troca a ênfase da produtividade do trabalhador, para o aprimoramento dos métodos de trabalho, seria necessário estudar como funciona a produção na tecelagem do Sr.Vlader, vendo o que poderia ser melhorado e aproveitado, analisando o “homem” como produção e realizando uma seleção e treinamento específico para cada tipo de cargo. Segundo Taylor, poderíamos ainda padronizar ferramentas e equipamentos, sequenciando as produções e programando as operações.

E por último, a terceira relata a consolidação dos princípios, a proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa e a distinção entre técnicas e princípios, com essa fase da administração científica, podemos realizar a divisão de responsabilidades dentro da loja, seria ideal a criação de um departamento de planejamento, separando a parte “pensante” e organizacional da empresa da produção, o Sr. Vlader poderia realizar essa atividade, seria algo parecido com o PCP que temos hoje nas empresas, ele, em conjunto com alguém envolvido a produção, com informações e novas ideias sobre os processos poderiam desenvolver melhorias, visando um crescente aumento na produtividade, resultada da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço.

Temos que desenvolver agora um estudo sobre os tempos e métodos de produção da fabrica em conjunto com um dos tecelão e operador, o Sr. Vlader precisaria cronometrar todas as fases deprocessos de seus produtos, ele poderia agrupar ações, ganhando tempo de produção, por exemplo, realizar todas as produções de ordideira(envia linhas de tubo p/a bobina de ferro), em seguida, todas as produçoes de engomadeira( fortalecimento de linha) , todos os produtos de tear deveriam ser feitos de uma única vez, ganhando tempo no manuseio e uso de algumas ferramentas calculando tempo para esses processos e estipulando uma meta diária, dessa forma ele teria controle até sobre o “corpo mole”, comum em várias empresas e fator determinante para atrasos e prejuízos gerados na fabrica, onde vários cancelamentos costumam ocorrer por não cumprimento dos prazos.

Visando utilizar os Princípios Gerais de Administração, na visão de Fayol, podemos ajudar o Sr. Vlader a resolver problemas estruturais, como departamentalização, hierarquia organização e planejamento na JC Confecçoes.

Segundo Fayol, a administração é uma função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. Ela compreende em cinco principais funções:

O Planejamento, ou previsão, examinando o futuro e traçando um plano de ação a médio e longo prazo, no caso do Sr. Vlader, poderia aumentar a quantidade produzida, realizando propagandas e tendo maior divulgação e consequentemente, demanda de seus produtos, ou ainda incluir o serviço de entrega a seus forncedores e, gerando maior comodidade aos seus clientes.

A Organização, adequando uma estrutura humana e material para realizar oempreendimento, contratando mais funcionários, caso seja cabível.

O Comando, mantendo o pessoal em atividade em toda empresa, essa é a função do Gerente / Proprietário nesse caso, acompanhando de perto todos os setores da empresa, desde o atendimento que deve ser de perfeito acolhimento, educação e qualidade, até o corpo mole, que já falamos e costuma ocorrer na produção, vistoriando de perto a qualidade dos produtos e sua produtividade, não deixando nenhuma tarefa sem ser executada.

A Coordenação, reunir, unificar, harmonizar toda a atividade e esforço, os revezamentos de turnos deverão ser apresentados numa planilha mensalmente ao Sr.Vlader, para que tome ciência e supervisione esses turnos, cobrando faltas diretamente dos responsáveis quando essas ocorram e permitindo alterações semanalmente em caso de imprevistos, esse seria apenas um das várias ações de coordenação, que por ter que suprir a desorganização e faltas decorrentes do revezamento de turno, não permitia que o Sr. Vlader coordenasse sua equipe

.

O Controle, cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e ordens, mantendo voz ativa na empresa, tomando ações corretivas sempre que necessário e não se omitindo aos problemas corriqueiros, como costumava fazer.

ORGANOGRAMA

A partir da Teoria de Max Weber, a Teoria das organizações, o Sr. Vlader necessita saber que o principal motivo para aexistência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas, as organizações formais modernas baseia-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente, assim qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia.

Com base na Burocracia proposta por Weber, temos três pontos principais e essenciais para que a empresa do Sr. Vlader esteja dentro dos padrões formais, são eles:

- Formalidade:

As burocracias são essencialmente sistemas de normas. A Figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade das decisões baseadas em critérios impessoais, no caso da padaria, tendo todos os funcionários que responder as solicitações e “leis” impostas pelo seu superior / gerente, Sr. Vlader

- Impessoalidade:

As pessoas são ocupantes de cargos ou posições formais. Alguns dos cargos são de figuras de autoridade. A Obediência é devida aos cargos, não aos ocupantes, Todas as pessoas seguem a lei, deixando claro que nenhuma pessoa é empregada ou vassala de outra, assim ao Sr. Vlader, a obediência de seus funcionários não lhe é devida pessoalmente, mas ao cargo que ocupa..

- Profissionalismo:

As burocracias são formadas por funcionários, os funcionários são remunerados,obtendo os meios para sua subsistência. As burocracias funcionam como sistemas de subsistência para os funcionários, assim os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes de carreira profissional e meios de vida, além de formação e investimento, cabendo nesse caso ao Sr. Vlader, a disponibilizar cursos de aprimoramento que de forma indireta trará benefícios para seu empreendimento.

A Hierarquia dentro de uma Burocracia, segundo Charles Perrow, é a negação da autonomia, liberdade, espontaneidade, criatividade, dignidade e independência, essa hierarquia faz as pessoas procurar orientação ou aprovação em quem se encontra em posição superior, no nosso caso o Sr. Vlader, ele responde pela sua empresa, a JC Confecçoes e seus funcionários devem responder a ele, procurando reduzir ao mínimo possível, o erro.

CONCLUSÃO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) foi um instrumento facilitador e esclarecedor no que diz respeito a estrutura básica inicial da Administração, ela nos indicou que, através das ideias e teorias elaboradas pelos grandes estudiosos da Escola clássica, Taylor, Ford, Fayol e Weber, existe uma organização de todas as funções e objetivos dentro de uma empresa, é necessário trabalhar sempre com metas, deve existir uma separação de tarefas e uma hierarquia a ser seguida e respeitada, não existe Administração sem um projeto todo elaborado, baseadona iniciativa de coordenar, tudo e todos, onde não existam arestas, que possam gerar a perda do controle, a formalidade, trabalha em paralelo com todas essas ideias, justificando, socialmente, como os gerentes e funcionários devem agir, e o porquê de ser exigido o profissionalismo de todos dentro da entidade.

Discutimos também sobre os princípios das atividades relacionadas à administração e sobre porque elas foram criadas, dada a formação dos primeiros grupos, aldeias e povoados e a necessidade de existir um mercado entre elas, num primeiro momento, baseado na troca de animais, alimentos e matéria prima, a partir disso, todo seu desenvolvimento e aprimoramento, intensificado principalmente durante a Revolução Industrial, revolução essa que podemos afirmar, vivermos até hoje, em função das grandes influências sociais, políticas e econômicas geradas diariamente pelo avanço tecnológico e pelo mercado industrial, presente cada vez mais em nossas vidas.

REFERÊNCIAS

Antônio Cesar Amaru Maximiano – Edição compacta 2ª Edição – Teoria geral da administração. (Livro PLT 755) – São Paulo – Editora Atlas S.A. – 2012

Vídeo Rafinha e a Sociedade da Informação, disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklbi1UaElFNzBuUVE/edit.

Vídeo Tempos Modernos, disponível em: http://docs.google.com/file/d/0Bx5DS JfdRkl1NGUzcks4NXhNT1k/edit?usp=sharing

ETAPA 2

Nessa etapa, iremos aplicar os princípios da escola clássica da administração

Faremos um resumo da empresa, para que fique clara sua atual situação.

A empresa é dividida entre proprietário (Sr. Vlader), quarenta e cinco funcionarios. Seu horário de funcionamento acontece das 6h da manhã às 18h da tarde, e sabado das 7:30h da manha as 15h da tarde.

A empresa possui a seguinte divisão de turnos: 1° turno: 15 funcionarios entram as 6h da manha as 14h da tarde; 2° turno: 15 funcionarios das 14h da tarde as 22h da noite; 3° turno: 22h da noite as 06h da manha e de finais de semana todos em um horario só das 7:30h da manha as 15h da tarde, sem escala, acertando entre eles, sem avisar o responsavel (Sr. Vlader) .

Os problemas da JC Confecções resumem-se em redução das vendas de produtos de fabricação própria (esses são os produtos de maior lucratividade), reclamação dos clientes, quanto a qualidade dos produtos de fabricação própria oferecida, reclamação sobre o atendimento,comunicação interna está comprometida, funcionários faltam ou destratam um cliente, na linha de produção, na caldeira(oleo diesel) deixa faltar produtos e atrasa encomendas gerando cancelamentos e prejuízos, além de comprometer a imagem da JC Confecções.

Com tamanhos os problemas as finanças não andam boas, para não atrasar pagamento de fornecedores o proprietário tira dinheiro do próprio bolso, misturando dívidas da empresa com as suas particulares e já tem dúvidas quanto a lucratividade da empresa.

Com base em todo o estudo feito para a etapa, e todas as analises baseadas no resumo acima, iremos aplicar na empresa, a fim de ajudar, os princípios da escola básica clássica da administração: O princípio da divisão do trabalho de Taylor, buscando objetivar a eficiência e reduzir os custos de produção.

Segundo Taylor, alguns problemas da administração acompanham as empresas até hoje e os destacados na JC Confecções:

“A Administração não tem noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador” a falta de voz ativa do Sr.Vlader, coordenando e controlando sua equipe deixa claro que ele não tinha essa noção, vendo os erros e não realizando nenhuma ação corretiva.

“Não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador”: Sr.Vlader não tem nenhum tipo de incentivo para que seus funcionários, auxiliar de produção,operador,tecelão, atingem suas metas diárias,na linha de produção, sendo essa a maior lucratividade da empresa.

“Muitos trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades”: faltas, confusão nos turnos de revezamentos.

“Os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais não tinham aptidão.”: pode ser que pelo fato dos clientes estarem reclamando da qualidade dos produtos oferecidos na fabrica, aux. De produção e o operador estejam necessitado de novos treinamentos, visando melhorar essa qualidade e até conseguir produzir novas ideias como saida de banho, pano para lixa, para oferecer aos clientes.

Taylor desenvolveu também o que chamamos de princípio da divisão de trabalho, que é dividida em três fases

.

A primeira consiste no ataque ao “problema dos salários”, estudo sistemático do tempo, definição de tempos-padrão e sistema de administração de tarefas, no caso do Sr.Vlader, poderia calcular o tempo médio para produção de pano (principais produtos de venda da fabrica) e estipular um cálculo do salário do tecelão com base numa quantidade mínima diária, obrigando-o a só encerrar o expediente quando essa quantidade fosse atingida, evitando atraso nas ecomendas e disponibilizando produtos a pronta entrega, como os clientes da fabrica costumam solicitar.

A segunda engloba a ampliação de escopo da tarefa para a administração e a definição de princípios de administração do trabalho, esse estudo, conhecido como Shop Management, que troca a ênfase da produtividade do trabalhador, para o aprimoramento dos métodos de trabalho, seria necessário estudar como funciona a produção na tecelagem do Sr.Vlader, vendo o que poderia ser melhorado e aproveitado, analisando o “homem” como produção e realizando uma seleção e treinamento específico para cada tipo de cargo. Segundo Taylor, poderíamos ainda padronizar ferramentas e equipamentos, sequenciando as produções e programando as operações.

E por último, a terceira relata a consolidação dos princípios, a proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa e a distinção entre técnicas e princípios, com essa fase da administração científica, podemos realizar a divisão de responsabilidades dentro da loja, seria ideal a criação de um departamento de planejamento, separando a parte “pensante” e organizacional da empresa da produção, o Sr. Vlader poderia realizar essa atividade, seria algo parecido com o PCP que temos hoje nas empresas, ele, em conjunto com alguém envolvido a produção, com informações e novas ideias sobre os processos poderiam desenvolver melhorias, visando um crescente aumento na produtividade, resultada da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço.

Temos que desenvolver agora um estudo sobre os tempos e métodos de produção da fabrica em conjunto com um dos tecelão e operador, o Sr. Vlader precisaria cronometrar todas as fases deprocessos de seus produtos, ele poderia agrupar ações, ganhando tempo de produção, por exemplo, realizar todas as produções de ordideira(envia linhas de tubo p/a bobina de ferro), em seguida, todas as produçoes de engomadeira( fortalecimento de linha) , todos os produtos de tear deveriam ser feitos de uma única vez, ganhando tempo no manuseio e uso de algumas ferramentas calculando tempo para esses processos e estipulando uma meta diária, dessa forma ele teria controle até sobre o “corpo mole”, comum em várias empresas e fator determinante para atrasos e prejuízos gerados na fabrica, onde vários cancelamentos costumam ocorrer por não cumprimento dos prazos.

Visando utilizar os Princípios Gerais de Administração, na visão de Fayol, podemos ajudar o Sr. Vlader a resolver problemas estruturais, como departamentalização, hierarquia organização e planejamento na JC Confecçoes.

Segundo Fayol, a administração é uma função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. Ela compreende em cinco principais funções:

O Planejamento, ou previsão, examinando o futuro e traçando um plano de ação a médio e longo prazo, no caso do Sr. Vlader, poderia aumentar a quantidade produzida, realizando propagandas e tendo maior divulgação e consequentemente, demanda de seus produtos, ou ainda incluir o serviço de entrega a seus forncedores e, gerando maior comodidade aos seus clientes.

A Organização, adequando uma estrutura humana e material para realizar oempreendimento, contratando mais funcionários, caso seja cabível.

O Comando, mantendo o pessoal em atividade em toda empresa, essa é a função do Gerente / Proprietário nesse caso, acompanhando de perto todos os setores da empresa, desde o atendimento que deve ser de perfeito acolhimento, educação e qualidade, até o corpo mole, que já falamos e costuma ocorrer na produção, vistoriando de perto a qualidade dos produtos e sua produtividade, não deixando nenhuma tarefa sem ser executada.

A Coordenação, reunir, unificar, harmonizar toda a atividade e esforço, os revezamentos de turnos deverão ser apresentados numa planilha mensalmente ao Sr.Vlader, para que tome ciência e supervisione esses turnos, cobrando faltas diretamente dos responsáveis quando essas ocorram e permitindo alterações semanalmente em caso de imprevistos, esse seria apenas um das várias ações de coordenação, que por ter que suprir a desorganização e faltas decorrentes do revezamento de turno, não permitia que o Sr. Vlader coordenasse sua equipe

.

O Controle, cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e ordens, mantendo voz ativa na empresa, tomando ações corretivas sempre que necessário e não se omitindo aos problemas corriqueiros, como costumava fazer.

ORGANOGRAMA

A partir da Teoria de Max Weber, a Teoria das organizações, o Sr. Vlader necessita saber que o principal motivo para aexistência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas, as organizações formais modernas baseia-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente, assim qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia.

Com base na Burocracia proposta por Weber, temos três pontos principais e essenciais para que a empresa do Sr. Vlader esteja dentro dos padrões formais, são eles:

- Formalidade:

As burocracias são essencialmente sistemas de normas. A Figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade das decisões baseadas em critérios impessoais, no caso da padaria, tendo todos os funcionários que responder as solicitações e “leis” impostas pelo seu superior / gerente, Sr. Vlader

- Impessoalidade:

As pessoas são ocupantes de cargos ou posições formais. Alguns dos cargos são de figuras de autoridade. A Obediência é devida aos cargos, não aos ocupantes, Todas as pessoas seguem a lei, deixando claro que nenhuma pessoa é empregada ou vassala de outra, assim ao Sr. Vlader, a obediência de seus funcionários não lhe é devida pessoalmente, mas ao cargo que ocupa..

- Profissionalismo:

As burocracias são formadas por funcionários, os funcionários são remunerados,obtendo os meios para sua subsistência. As burocracias funcionam como sistemas de subsistência para os funcionários, assim os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes de carreira profissional e meios de vida, além de formação e investimento, cabendo nesse caso ao Sr. Vlader, a disponibilizar cursos de aprimoramento que de forma indireta trará benefícios para seu empreendimento.

A Hierarquia dentro de uma Burocracia, segundo Charles Perrow, é a negação da autonomia, liberdade, espontaneidade, criatividade, dignidade e independência, essa hierarquia faz as pessoas procurar orientação ou aprovação em quem se encontra em posição superior, no nosso caso o Sr. Vlader, ele responde pela sua empresa, a JC Confecçoes e seus funcionários devem responder a ele, procurando reduzir ao mínimo possível, o erro.

CONCLUSÃO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) foi um instrumento facilitador e esclarecedor no que diz respeito a estrutura básica inicial da Administração, ela nos indicou que, através das ideias e teorias elaboradas pelos grandes estudiosos da Escola clássica, Taylor, Ford, Fayol e Weber, existe uma organização de todas as funções e objetivos dentro de uma empresa, é necessário trabalhar sempre com metas, deve existir uma separação de tarefas e uma hierarquia a ser seguida e respeitada, não existe Administração sem um projeto todo elaborado, baseadona iniciativa de coordenar, tudo e todos, onde não existam arestas, que possam gerar a perda do controle, a formalidade, trabalha em paralelo com todas essas ideias, justificando, socialmente, como os gerentes e funcionários devem agir, e o porquê de ser exigido o profissionalismo de todos dentro da entidade.

Discutimos também sobre os princípios das atividades relacionadas à administração e sobre porque elas foram criadas, dada a formação dos primeiros grupos, aldeias e povoados e a necessidade de existir um mercado entre elas, num primeiro momento, baseado na troca de animais, alimentos e matéria prima, a partir disso, todo seu desenvolvimento e aprimoramento, intensificado principalmente durante a Revolução Industrial, revolução essa que podemos afirmar, vivermos até hoje, em função das grandes influências sociais, políticas e econômicas geradas diariamente pelo avanço tecnológico e pelo mercado industrial, presente cada vez mais em nossas vidas.

REFERÊNCIAS

Antônio Cesar Amaru Maximiano – Edição compacta 2ª Edição – Teoria geral da administração. (Livro PLT 755) – São Paulo – Editora Atlas S.A. – 2012

Vídeo Rafinha e a Sociedade da Informação, disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklbi1UaElFNzBuUVE/edit.

Vídeo Tempos Modernos, disponível em: http://docs.google.com/file/d/0Bx5DS JfdRkl1NGUzcks4NXhNT1k/edit?usp=sharing

ETAPA 2

Nessa etapa, iremos aplicar os princípios da escola clássica da administração

Faremos um resumo da empresa, para que fique clara sua atual situação.

A empresa é dividida entre proprietário (Sr. Vlader), quarenta e cinco funcionarios. Seu horário de funcionamento acontece das 6h da manhã às 18h da tarde, e sabado das 7:30h da manha as 15h da tarde.

A empresa possui a seguinte divisão de turnos: 1° turno: 15 funcionarios entram as 6h da manha as 14h da tarde; 2° turno: 15 funcionarios das 14h da tarde as 22h da noite; 3° turno: 22h da noite as 06h da manha e de finais de semana todos em um horario só das 7:30h da manha as 15h da tarde, sem escala, acertando entre eles, sem avisar o responsavel (Sr. Vlader) .

Os problemas da JC Confecções resumem-se em redução das vendas de produtos de fabricação própria (esses são os produtos de maior lucratividade), reclamação dos clientes, quanto a qualidade dos produtos de fabricação própria oferecida, reclamação sobre o atendimento,comunicação interna está comprometida, funcionários faltam ou destratam um cliente, na linha de produção, na caldeira(oleo diesel) deixa faltar produtos e atrasa encomendas gerando cancelamentos e prejuízos, além de comprometer a imagem da JC Confecções.

Com tamanhos os problemas as finanças não andam boas, para não atrasar pagamento de fornecedores o proprietário tira dinheiro do próprio bolso, misturando dívidas da empresa com as suas particulares e já tem dúvidas quanto a lucratividade da empresa.

Com base em todo o estudo feito para a etapa, e todas as analises baseadas no resumo acima, iremos aplicar na empresa, a fim de ajudar, os princípios da escola básica clássica da administração: O princípio da divisão do trabalho de Taylor, buscando objetivar a eficiência e reduzir os custos de produção.

Segundo Taylor, alguns problemas da administração acompanham as empresas até hoje e os destacados na JC Confecções:

“A Administração não tem noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador” a falta de voz ativa do Sr.Vlader, coordenando e controlando sua equipe deixa claro que ele não tinha essa noção, vendo os erros e não realizando nenhuma ação corretiva.

“Não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador”: Sr.Vlader não tem nenhum tipo de incentivo para que seus funcionários, auxiliar de produção,operador,tecelão, atingem suas metas diárias,na linha de produção, sendo essa a maior lucratividade da empresa.

“Muitos trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades”: faltas, confusão nos turnos de revezamentos.

“Os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais não tinham aptidão.”: pode ser que pelo fato dos clientes estarem reclamando da qualidade dos produtos oferecidos na fabrica, aux. De produção e o operador estejam necessitado de novos treinamentos, visando melhorar essa qualidade e até conseguir produzir novas ideias como saida de banho, pano para lixa, para oferecer aos clientes.

Taylor desenvolveu também o que chamamos de princípio da divisão de trabalho, que é dividida em três fases

.

A primeira consiste no ataque ao “problema dos salários”, estudo sistemático do tempo, definição de tempos-padrão e sistema de administração de tarefas, no caso do Sr.Vlader, poderia calcular o tempo médio para produção de pano (principais produtos de venda da fabrica) e estipular um cálculo do salário do tecelão com base numa quantidade mínima diária, obrigando-o a só encerrar o expediente quando essa quantidade fosse atingida, evitando atraso nas ecomendas e disponibilizando produtos a pronta entrega, como os clientes da fabrica costumam solicitar.

A segunda engloba a ampliação de escopo da tarefa para a administração e a definição de princípios de administração do trabalho, esse estudo, conhecido como Shop Management, que troca a ênfase da produtividade do trabalhador, para o aprimoramento dos métodos de trabalho, seria necessário estudar como funciona a produção na tecelagem do Sr.Vlader, vendo o que poderia ser melhorado e aproveitado, analisando o “homem” como produção e realizando uma seleção e treinamento específico para cada tipo de cargo. Segundo Taylor, poderíamos ainda padronizar ferramentas e equipamentos, sequenciando as produções e programando as operações.

E por último, a terceira relata a consolidação dos princípios, a proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa e a distinção entre técnicas e princípios, com essa fase da administração científica, podemos realizar a divisão de responsabilidades dentro da loja, seria ideal a criação de um departamento de planejamento, separando a parte “pensante” e organizacional da empresa da produção, o Sr. Vlader poderia realizar essa atividade, seria algo parecido com o PCP que temos hoje nas empresas, ele, em conjunto com alguém envolvido a produção, com informações e novas ideias sobre os processos poderiam desenvolver melhorias, visando um crescente aumento na produtividade, resultada da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço.

Temos que desenvolver agora um estudo sobre os tempos e métodos de produção da fabrica em conjunto com um dos tecelão e operador, o Sr. Vlader precisaria cronometrar todas as fases deprocessos de seus produtos, ele poderia agrupar ações, ganhando tempo de produção, por exemplo, realizar todas as produções de ordideira(envia linhas de tubo p/a bobina de ferro), em seguida, todas as produçoes de engomadeira( fortalecimento de linha) , todos os produtos de tear deveriam ser feitos de uma única vez, ganhando tempo no manuseio e uso de algumas ferramentas calculando tempo para esses processos e estipulando uma meta diária, dessa forma ele teria controle até sobre o “corpo mole”, comum em várias empresas e fator determinante para atrasos e prejuízos gerados na fabrica, onde vários cancelamentos costumam ocorrer por não cumprimento dos prazos.

Visando utilizar os Princípios Gerais de Administração, na visão de Fayol, podemos ajudar o Sr. Vlader a resolver problemas estruturais, como departamentalização, hierarquia organização e planejamento na JC Confecçoes.

Segundo Fayol, a administração é uma função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. Ela compreende em cinco principais funções:

O Planejamento, ou previsão, examinando o futuro e traçando um plano de ação a médio e longo prazo, no caso do Sr. Vlader, poderia aumentar a quantidade produzida, realizando propagandas e tendo maior divulgação e consequentemente, demanda de seus produtos, ou ainda incluir o serviço de entrega a seus forncedores e, gerando maior comodidade aos seus clientes.

A Organização, adequando uma estrutura humana e material para realizar oempreendimento, contratando mais funcionários, caso seja cabível.

O Comando, mantendo o pessoal em atividade em toda empresa, essa é a função do Gerente / Proprietário nesse caso, acompanhando de perto todos os setores da empresa, desde o atendimento que deve ser de perfeito acolhimento, educação e qualidade, até o corpo mole, que já falamos e costuma ocorrer na produção, vistoriando de perto a qualidade dos produtos e sua produtividade, não deixando nenhuma tarefa sem ser executada.

A Coordenação, reunir, unificar, harmonizar toda a atividade e esforço, os revezamentos de turnos deverão ser apresentados numa planilha mensalmente ao Sr.Vlader, para que tome ciência e supervisione esses turnos, cobrando faltas diretamente dos responsáveis quando essas ocorram e permitindo alterações semanalmente em caso de imprevistos, esse seria apenas um das várias ações de coordenação, que por ter que suprir a desorganização e faltas decorrentes do revezamento de turno, não permitia que o Sr. Vlader coordenasse sua equipe

.

O Controle, cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e ordens, mantendo voz ativa na empresa, tomando ações corretivas sempre que necessário e não se omitindo aos problemas corriqueiros, como costumava fazer.

ORGANOGRAMA

A partir da Teoria de Max Weber, a Teoria das organizações, o Sr. Vlader necessita saber que o principal motivo para aexistência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas, as organizações formais modernas baseia-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente, assim qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia.

Com base na Burocracia proposta por Weber, temos três pontos principais e essenciais para que a empresa do Sr. Vlader esteja dentro dos padrões formais, são eles:

- Formalidade:

As burocracias são essencialmente sistemas de normas. A Figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade das decisões baseadas em critérios impessoais, no caso da padaria, tendo todos os funcionários que responder as solicitações e “leis” impostas pelo seu superior / gerente, Sr. Vlader

- Impessoalidade:

As pessoas são ocupantes de cargos ou posições formais. Alguns dos cargos são de figuras de autoridade. A Obediência é devida aos cargos, não aos ocupantes, Todas as pessoas seguem a lei, deixando claro que nenhuma pessoa é empregada ou vassala de outra, assim ao Sr. Vlader, a obediência de seus funcionários não lhe é devida pessoalmente, mas ao cargo que ocupa..

- Profissionalismo:

As burocracias são formadas por funcionários, os funcionários são remunerados,obtendo os meios para sua subsistência. As burocracias funcionam como sistemas de subsistência para os funcionários, assim os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes de carreira profissional e meios de vida, além de formação e investimento, cabendo nesse caso ao Sr. Vlader, a disponibilizar cursos de aprimoramento que de forma indireta trará benefícios para seu empreendimento.

A Hierarquia dentro de uma Burocracia, segundo Charles Perrow, é a negação da autonomia, liberdade, espontaneidade, criatividade, dignidade e independência, essa hierarquia faz as pessoas procurar orientação ou aprovação em quem se encontra em posição superior, no nosso caso o Sr. Vlader, ele responde pela sua empresa, a JC Confecçoes e seus funcionários devem responder a ele, procurando reduzir ao mínimo possível, o erro.

CONCLUSÃO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) foi um instrumento facilitador e esclarecedor no que diz respeito a estrutura básica inicial da Administração, ela nos indicou que, através das ideias e teorias elaboradas pelos grandes estudiosos da Escola clássica, Taylor, Ford, Fayol e Weber, existe uma organização de todas as funções e objetivos dentro de uma empresa, é necessário trabalhar sempre com metas, deve existir uma separação de tarefas e uma hierarquia a ser seguida e respeitada, não existe Administração sem um projeto todo elaborado, baseadona iniciativa de coordenar, tudo e todos, onde não existam arestas, que possam gerar a perda do controle, a formalidade, trabalha em paralelo com todas essas ideias, justificando, socialmente, como os gerentes e funcionários devem agir, e o porquê de ser exigido o profissionalismo de todos dentro da entidade.

Discutimos também sobre os princípios das atividades relacionadas à administração e sobre porque elas foram criadas, dada a formação dos primeiros grupos, aldeias e povoados e a necessidade de existir um mercado entre elas, num primeiro momento, baseado na troca de animais, alimentos e matéria prima, a partir disso, todo seu desenvolvimento e aprimoramento, intensificado principalmente durante a Revolução Industrial, revolução essa que podemos afirmar, vivermos até hoje, em função das grandes influências sociais, políticas e econômicas geradas diariamente pelo avanço tecnológico e pelo mercado industrial, presente cada vez mais em nossas vidas.

REFERÊNCIAS

Antônio Cesar Amaru Maximiano – Edição compacta 2ª Edição – Teoria geral da administração. (Livro PLT 755) – São Paulo – Editora Atlas S.A. – 2012

Vídeo Rafinha e a Sociedade da Informação, disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklbi1UaElFNzBuUVE/edit.

Vídeo Tempos Modernos, disponível em: http://docs.google.com/file/d/0Bx5DS JfdRkl1NGUzcks4NXhNT1k/edit?usp=sharing

ETAPA 2

Nessa etapa, iremos aplicar os princípios da escola clássica da administração

Faremos um resumo da empresa, para que fique clara sua atual situação.

A empresa é dividida entre proprietário (Sr. Vlader), quarenta e cinco funcionarios. Seu horário de funcionamento acontece das 6h da manhã às 18h da tarde, e sabado das 7:30h da manha as 15h da tarde.

A empresa possui a seguinte divisão de turnos: 1° turno: 15 funcionarios entram as 6h da manha as 14h da tarde; 2° turno: 15 funcionarios das 14h da tarde as 22h da noite; 3° turno: 22h da noite as 06h da manha e de finais de semana todos em um horario só das 7:30h da manha as 15h da tarde, sem escala, acertando entre eles, sem avisar o responsavel (Sr. Vlader) .

Os problemas da JC Confecções resumem-se em redução das vendas de produtos de fabricação própria (esses são os produtos de maior lucratividade), reclamação dos clientes, quanto a qualidade dos produtos de fabricação própria oferecida, reclamação sobre o atendimento,comunicação interna está comprometida, funcionários faltam ou destratam um cliente, na linha de produção, na caldeira(oleo diesel) deixa faltar produtos e atrasa encomendas gerando cancelamentos e prejuízos, além de comprometer a imagem da JC Confecções.

Com tamanhos os problemas as finanças não andam boas, para não atrasar pagamento de fornecedores o proprietário tira dinheiro do próprio bolso, misturando dívidas da empresa com as suas particulares e já tem dúvidas quanto a lucratividade da empresa.

Com base em todo o estudo feito para a etapa, e todas as analises baseadas no resumo acima, iremos aplicar na empresa, a fim de ajudar, os princípios da escola básica clássica da administração: O princípio da divisão do trabalho de Taylor, buscando objetivar a eficiência e reduzir os custos de produção.

Segundo Taylor, alguns problemas da administração acompanham as empresas até hoje e os destacados na JC Confecções:

“A Administração não tem noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador” a falta de voz ativa do Sr.Vlader, coordenando e controlando sua equipe deixa claro que ele não tinha essa noção, vendo os erros e não realizando nenhuma ação corretiva.

“Não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador”: Sr.Vlader não tem nenhum tipo de incentivo para que seus funcionários, auxiliar de produção,operador,tecelão, atingem suas metas diárias,na linha de produção, sendo essa a maior lucratividade da empresa.

“Muitos trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades”: faltas, confusão nos turnos de revezamentos.

“Os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais não tinham aptidão.”: pode ser que pelo fato dos clientes estarem reclamando da qualidade dos produtos oferecidos na fabrica, aux. De produção e o operador estejam necessitado de novos treinamentos, visando melhorar essa qualidade e até conseguir produzir novas ideias como saida de banho, pano para lixa, para oferecer aos clientes.

Taylor desenvolveu também o que chamamos de princípio da divisão de trabalho, que é dividida em três fases

.

A primeira consiste no ataque ao “problema dos salários”, estudo sistemático do tempo, definição de tempos-padrão e sistema de administração de tarefas, no caso do Sr.Vlader, poderia calcular o tempo médio para produção de pano (principais produtos de venda da fabrica) e estipular um cálculo do salário do tecelão com base numa quantidade mínima diária, obrigando-o a só encerrar o expediente quando essa quantidade fosse atingida, evitando atraso nas ecomendas e disponibilizando produtos a pronta entrega, como os clientes da fabrica costumam solicitar.

A segunda engloba a ampliação de escopo da tarefa para a administração e a definição de princípios de administração do trabalho, esse estudo, conhecido como Shop Management, que troca a ênfase da produtividade do trabalhador, para o aprimoramento dos métodos de trabalho, seria necessário estudar como funciona a produção na tecelagem do Sr.Vlader, vendo o que poderia ser melhorado e aproveitado, analisando o “homem” como produção e realizando uma seleção e treinamento específico para cada tipo de cargo. Segundo Taylor, poderíamos ainda padronizar ferramentas e equipamentos, sequenciando as produções e programando as operações.

E por último, a terceira relata a consolidação dos princípios, a proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa e a distinção entre técnicas e princípios, com essa fase da administração científica, podemos realizar a divisão de responsabilidades dentro da loja, seria ideal a criação de um departamento de planejamento, separando a parte “pensante” e organizacional da empresa da produção, o Sr. Vlader poderia realizar essa atividade, seria algo parecido com o PCP que temos hoje nas empresas, ele, em conjunto com alguém envolvido a produção, com informações e novas ideias sobre os processos poderiam desenvolver melhorias, visando um crescente aumento na produtividade, resultada da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço.

Temos que desenvolver agora um estudo sobre os tempos e métodos de produção da fabrica em conjunto com um dos tecelão e operador, o Sr. Vlader precisaria cronometrar todas as fases deprocessos de seus produtos, ele poderia agrupar ações, ganhando tempo de produção, por exemplo, realizar todas as produções de ordideira(envia linhas de tubo p/a bobina de ferro), em seguida, todas as produçoes de engomadeira( fortalecimento de linha) , todos os produtos de tear deveriam ser feitos de uma única vez, ganhando tempo no manuseio e uso de algumas ferramentas calculando tempo para esses processos e estipulando uma meta diária, dessa forma ele teria controle até sobre o “corpo mole”, comum em várias empresas e fator determinante para atrasos e prejuízos gerados na fabrica, onde vários cancelamentos costumam ocorrer por não cumprimento dos prazos.

Visando utilizar os Princípios Gerais de Administração, na visão de Fayol, podemos ajudar o Sr. Vlader a resolver problemas estruturais, como departamentalização, hierarquia organização e planejamento na JC Confecçoes.

Segundo Fayol, a administração é uma função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. Ela compreende em cinco principais funções:

O Planejamento, ou previsão, examinando o futuro e traçando um plano de ação a médio e longo prazo, no caso do Sr. Vlader, poderia aumentar a quantidade produzida, realizando propagandas e tendo maior divulgação e consequentemente, demanda de seus produtos, ou ainda incluir o serviço de entrega a seus forncedores e, gerando maior comodidade aos seus clientes.

A Organização, adequando uma estrutura humana e material para realizar oempreendimento, contratando mais funcionários, caso seja cabível.

O Comando, mantendo o pessoal em atividade em toda empresa, essa é a função do Gerente / Proprietário nesse caso, acompanhando de perto todos os setores da empresa, desde o atendimento que deve ser de perfeito acolhimento, educação e qualidade, até o corpo mole, que já falamos e costuma ocorrer na produção, vistoriando de perto a qualidade dos produtos e sua produtividade, não deixando nenhuma tarefa sem ser executada.

A Coordenação, reunir, unificar, harmonizar toda a atividade e esforço, os revezamentos de turnos deverão ser apresentados numa planilha mensalmente ao Sr.Vlader, para que tome ciência e supervisione esses turnos, cobrando faltas diretamente dos responsáveis quando essas ocorram e permitindo alterações semanalmente em caso de imprevistos, esse seria apenas um das várias ações de coordenação, que por ter que suprir a desorganização e faltas decorrentes do revezamento de turno, não permitia que o Sr. Vlader coordenasse sua equipe

.

O Controle, cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e ordens, mantendo voz ativa na empresa, tomando ações corretivas sempre que necessário e não se omitindo aos problemas corriqueiros, como costumava fazer.

ORGANOGRAMA

A partir da Teoria de Max Weber, a Teoria das organizações, o Sr. Vlader necessita saber que o principal motivo para aexistência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas, as organizações formais modernas baseia-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente, assim qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia.

Com base na Burocracia proposta por Weber, temos três pontos principais e essenciais para que a empresa do Sr. Vlader esteja dentro dos padrões formais, são eles:

- Formalidade:

As burocracias são essencialmente sistemas de normas. A Figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade das decisões baseadas em critérios impessoais, no caso da padaria, tendo todos os funcionários que responder as solicitações e “leis” impostas pelo seu superior / gerente, Sr. Vlader

- Impessoalidade:

As pessoas são ocupantes de cargos ou posições formais. Alguns dos cargos são de figuras de autoridade. A Obediência é devida aos cargos, não aos ocupantes, Todas as pessoas seguem a lei, deixando claro que nenhuma pessoa é empregada ou vassala de outra, assim ao Sr. Vlader, a obediência de seus funcionários não lhe é devida pessoalmente, mas ao cargo que ocupa..

- Profissionalismo:

As burocracias são formadas por funcionários, os funcionários são remunerados,obtendo os meios para sua subsistência. As burocracias funcionam como sistemas de subsistência para os funcionários, assim os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes de carreira profissional e meios de vida, além de formação e investimento, cabendo nesse caso ao Sr. Vlader, a disponibilizar cursos de aprimoramento que de forma indireta trará benefícios para seu empreendimento.

A Hierarquia dentro de uma Burocracia, segundo Charles Perrow, é a negação da autonomia, liberdade, espontaneidade, criatividade, dignidade e independência, essa hierarquia faz as pessoas procurar orientação ou aprovação em quem se encontra em posição superior, no nosso caso o Sr. Vlader, ele responde pela sua empresa, a JC Confecçoes e seus funcionários devem responder a ele, procurando reduzir ao mínimo possível, o erro.

CONCLUSÃO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) foi um instrumento facilitador e esclarecedor no que diz respeito a estrutura básica inicial da Administração, ela nos indicou que, através das ideias e teorias elaboradas pelos grandes estudiosos da Escola clássica, Taylor, Ford, Fayol e Weber, existe uma organização de todas as funções e objetivos dentro de uma empresa, é necessário trabalhar sempre com metas, deve existir uma separação de tarefas e uma hierarquia a ser seguida e respeitada, não existe Administração sem um projeto todo elaborado, baseadona iniciativa de coordenar, tudo e todos, onde não existam arestas, que possam gerar a perda do controle, a formalidade, trabalha em paralelo com todas essas ideias, justificando, socialmente, como os gerentes e funcionários devem agir, e o porquê de ser exigido o profissionalismo de todos dentro da entidade.

Discutimos também sobre os princípios das atividades relacionadas à administração e sobre porque elas foram criadas, dada a formação dos primeiros grupos, aldeias e povoados e a necessidade de existir um mercado entre elas, num primeiro momento, baseado na troca de animais, alimentos e matéria prima, a partir disso, todo seu desenvolvimento e aprimoramento, intensificado principalmente durante a Revolução Industrial, revolução essa que podemos afirmar, vivermos até hoje, em função das grandes influências sociais, políticas e econômicas geradas diariamente pelo avanço tecnológico e pelo mercado industrial, presente cada vez mais em nossas vidas.

REFERÊNCIAS

Antônio Cesar Amaru Maximiano – Edição compacta 2ª Edição – Teoria geral da administração. (Livro PLT 755) – São Paulo – Editora Atlas S.A. – 2012

Vídeo Rafinha e a Sociedade da Informação, disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklbi1UaElFNzBuUVE/edit.

Vídeo Tempos Modernos, disponível em: http://docs.google.com/file/d/0Bx5DS JfdRkl1NGUzcks4NXhNT1k/edit?usp=sharing

ETAPA 2

Nessa etapa, iremos aplicar os princípios da escola clássica da administração

Faremos um resumo da empresa, para que fique clara sua atual situação.

A empresa é dividida entre proprietário (Sr. Vlader), quarenta e cinco funcionarios. Seu horário de funcionamento acontece das 6h da manhã às 18h da tarde, e sabado das 7:30h da manha as 15h da tarde.

A empresa possui a seguinte divisão de turnos: 1° turno: 15 funcionarios entram as 6h da manha as 14h da tarde; 2° turno: 15

...

Baixar como  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »