Produção Textual Calce leve
Por: 805556 • 1/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 4.981 Palavras (20 Páginas) • 611 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD
POLO – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 1º SEMESTRE
ANGELO GABRIEL POLETO RODRIGUES – RA 7851639260
DANILLA MACEDO ELPIDIO – RA 7868576894
LIVIA MARIA DE ALMEIDA SANTOS – RA 7876606047
LUCAS CARVALHO BARROS – RA 8568704769
MARCIA REGINA BERREDO GOMES – RA 7863512522
TUTOR A DISTANCIA: ALDO ALVES DE FREITAS
Produção de Texto Interdisciplinar
Brasília – Distrito Federal
Maio – 2018
ANGELO GABRIEL POLETO RODRIGUES – RA 7851639260
DANILLA MACEDO ELPIDIO – RA 7868576894
LIVIA MARIA DE ALMEIDA SANTOS – RA 7876606047
LUCAS CARVALHO BARROS – RA 8568704769
MARCIA REGINA BERREDO GOMES – RA 7863512522
TUTOR A DISTANCIA: ALDO ALVES DE FREITAS
Produção de Texto Interdisciplinar
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação à Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Empreendedorismo; Ética, Política e Sociedade; Homem, Cultura e Sociedade e Sistemas de Informação Gerencial.
Brasília – Distrito Federal
Maio – 2018
SUMÁRIO[pic 3]
INTRODUÇÃO……………………………………………………………………. | 04 |
1. Organização do Contexto: Sistemas de Informação Gerencial (PASSO 1).. | 05 |
2. Empreendedorismo (PASSO 2)..................................................................... | 13 |
3. Ética e Relações Humanas (PASSO 3)......................................................... | 16 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................... | 19 |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................... B.............................................................................................. | 20 |
INTRODUÇÃO
Este trabalho é focado em duas empresas que formaram parceria para solucionar indagações que desenvolvem ambas interiormente e exteriormente. Se trata nesse campo associativo, de ligações profissionais e ética profissional. Na situação se encontrava Silvio Becker, Gerente de Projetos da Tecnosampa.
“A Ética, enquanto uma reflexão científica e filosófica, estuda os hábitos e regras de comportamento”. De acordo com Sá (1996, p.136):
Quando a consciência profissional se estrutura em trígono, formado pelo amor à profissão, à classe e à sociedade, nada existe a temer quando ao sucesso da conduta humana; o dever passa a ser uma simples decorrência das convicções plantadas nas áreas recônditas do ser ali depositadas pelas formações educacionais básicas. (Sá, 1996, p.136)
O comportamento é o caso do ser ético em suas ações, de modo em que o sujeito atua frente às circunstâncias. A ética empresarial é algo de muito valor hoje em dia, não porque as empresas agora são boas e bem feitoras, mas porque as pessoas estão mais perspicazes, e exigindo suas prerrogativas e as firmas requisitando mais de seus sócios e fornecedores.
Silvio era o responsável pela execução e supervisão dos projetos da Steinadler, um bom negócio, mas ele criticava muito como esses projetos eram executados. Ele buscava realizar os projetos da Steinadler da forma correta.
- ETAPA 01 – Organização do Texto
Aqui analisaremos a relação entre duas empresas (contratante e contratado). É de suma importância identificarmos as partes envolvidas nessa relação, o que está sendo negociado e de que forma foi acordado toda a negociação.
- Contratante: Steinadler, é uma grande indústria química multinacional, fundada na Alemanha, 45 anos e filiais espalhadas em todo o mundo, inclusive no Brasil. É importante salientar que a filial brasileira é responsável por 40% do faturamento total da Steinadler.
- Contratado: Tecnosampa, é uma empresa brasileira de médio porte com 15 anos e em torno de 100 funcionários, que oferece serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. Em sua carteira de cliente, se encontram empresas privadas e órgãos públicos. Tem um bom reconhecimento no ramo de tecnologia. Os destaques da Tecnosampa são: inovações e compromisso de entrega.
- Responsável pelo Steinadler: o responsável no contato com a Tecnosampa era o Gerente de Projetos Oliveira, um brasileiro, engenheiro de formação técnica. Em seu currículo consta experiência como analista programador, sendo promovido recentemente a cargo de gestor. Ele estava no quadro de colaboradores da Steinadler desde o início da operação da filial no Brasil, em 2001. Sendo assim, conhecia bastante a empresa e suas necessidades.
- Responsáveis pela Tecnosampa: o presidente da Tecnosampa é o Sr. Nogueira, engenheiro de formação que sempre trabalhou na área de tecnologia, apesar de não trabalhar diretamente com desenvolvimento de sistemas. Ele ocupava uma posição na esfera diplomático-comercial, porém fazia questão de estar informado de toda operação da empresa. No organograma hierárquico da Tecnosampa, abaixo dele, se encontravam dois vice-presidentes (VPs): o técnico e o comercial. O VP técnico é Ferreira, responsável pela área de operações, de modo que qualquer entrega era responsabilidade dependente dele. Em seguida, o VP comercial, o Sr. Pereira, era responsável pela prospecção de novos clientes e também por manter os atuais, sendo a elaboração e negociação de propostas comerciais atribuições dos profissionais a ele dependentes.
- Organograma Tecnosampa
[pic 4]
- Protagonista: para o comando dos projetos da Steinadler, representando a Tecnosampa, Silvio era o homem mais adequado entre os colaboradores, formado em engenharia em uma universidade de primeira linha, com especializações e certificação em Gestão de Projetos. Sua área sempre foi desenvolvimento de sistemas de informação; programador, analista de sistemas, coordenador e, seguidamente, gerente na Tecnosampa. Além da formação técnica, ele tinha conhecimentos básicos na língua alemã, e por isso foi bem-sucedido em coordenar diálogos informais com a diretoria da Steinadler, garantindo carisma e afinidade com a alta direção do cliente.
- Relação entre as empresas: a parceria entre essas empresas iniciou-se no 2º semestre de 2009. O primeiro projeto, com duração de aproximadamente 4 meses, tinha relação a um sistema de controle de comissão de vendedores e canais de venda. Esse sistema agradou muito a corporação, e pouco depois tanto o sistema como o modelo brasileiro de negócio baseado em comissões se espalharam pelas outras filiais por todo o mundo. Comercialmente, a parceria Tecnosampa e Steinadler se fortalecia a cada dia. No 1º semestre de 2012, a Steinadler requisitou à Tecnosampa o desenvolvimento de um sistema de suporte ao processo de qualidade, criando assim maior cooperação nessa parceria. No 3º ano da parceria, um novo projeto, novamente para a área de vendas da Steinadler.
- Sistemas e Processos: Um dos tipos de sistemas que se enquadra perfeitamente nesta situação da auditoria na Tecnosampa, é o S.A.D (Sistema de Apoio à Decisão). O foco desses sistemas é o apoio a decisões pouco usuais que envolvem problemas esporádicos e pouco comuns, cuja resolução não pode depender de algo pré-definido. Foca num problema para ajudar o gestor a tomar uma decisão, como é o caso da auditoria feita pelo Sr. Nogueira, no momento em que ele descobre que há um problema grave envolvendo os projetos nas mãos do Sr. Oliveira e Sr. Pereira. Este sistema ajudará o presidente da empresa a resolver o problema em questão.
O Sistema de Informação Gerencial, se refere a um processo computadorizado que forme relatórios diversos sobre aspectos diversificados do desempenho da empresa. Um S.I.G. depende de um processo administrativo, que focalize nas necessidades da empresa, no entanto, o Sistema terá algumas limitações, pois o cenário é composto por vários elementos que não pertencem ao Sistema propriamente dito, dificultando em alguns momentos os responsáveis pelo funcionamento desses processos. Essas limitações podem ocorrer em virtude de alguns fatores externos (público alvo), assim como, também de fatores internos (equipamentos obsoletos). Ele se encaixaria perfeitamente na situação de formular registros, relatórios sobre como andavam os projetos, se seguiam o roteiro correto, o escopo. Porém, como mencionado há pouco, este sistema tem limitações. Assim, Srs. Oliveira e Ferreira conseguiam esconder a poeira debaixo do tapete. Na empresa Steinadler também se enquadra este sistema, pois foi por meio dele que ela reconheceu e viu a oportunidade de crescimento em marketing com o apoio da Tecnosampa.
...