Projeto Multidiscilinar - Ambiente Financeiro
Por: Jheniffer de Jesus • 25/4/2019 • Projeto de pesquisa • 7.254 Palavras (30 Páginas) • 300 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - ADMINISTRAÇÃO
ANELISE BARBOSA FERREIRA
JACQUES VICENTINI JHENIFFER DE JESUS SILVA MARTHA DE JESUS FRUGOLI MAURICIO VARJÃO DA COSTA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE FINANCEIRO
– EMPRESA: ALPARGATAS
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ANELISE BARBOSA FERREIRA – RGM 1426503-6
JACQUES VICENTINI – RGM 2029346-1 JHENIFFER DE JESUS SILVA – RGM 1931927-4 MARTHA DE JESUS FRUGOLI – RGM 2042414-1 MAURICIO VARJÃO DA COSTA – RGM 1998574-6
PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE FINANCEIRO
– EMPRESA: ALPARGATAS
Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar - ambiente financeiro - 2018, sob a orientação dos Professores e Tutores Marcio Francisco, Rogerio Campos e Wania.
RESUMO
Para atendermos a proposta do “Projeto Multidisciplinar - Ambiente financeiro”, desenvolvemos a partir da escolha de uma empresa real, Alpargatas S.A, o presente trabalho apresentará as pesquisas e análises das quais levarão a diversos conhecimentos do ambiente interno/financeiro. Abordaremos desde sua história e crescimento como a área financeira, setor, funções e orçamentário sendo transcorrido o resultado do estudo nos seguimentos empresarial, demonstrativo financeiro, balanços e fluxos dos dois últimos anos.
Palavras chaves: Ambiente financeiro; Descrição financeira; Demonstrativo financeiro.
Sumário
- INTRODUÇÃO 5
- Apresentação Empresa 6
- Missão, visão e valores 9
- AREA FINANCEIRA 9
- Estrutura Hierarquica 9
- Controles financeiros 11
- DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS. 13
- Demonstrativo de resultados 13
- Fluxo de Caixa 17
- Análises do Balanço Patrimonial 20
- ORÇAMENTO 34
- CONCLUSÃO 38
- Referências Bibliográficas 39
Introdução
No presente projeto apresentaremos a empresa Alpargatas S.A, um grupo de grande histórico com início em 1907. Obtendo de seu capital aberto pudemos acessar as informações necessárias, desenvolvendo a dissertação com pesquisas e contato com colaboradores da mesma.
Os pontos abordados trarão análises e mapeamentos realizados com base nas informações disponibilizadas, sendo elas a descrição do ambiente interno financeiro, o funcionamento do setor e as formas que trabalhão; estudos, cálculos e análises voltados aos demonstrativos financeiros, demonstração do resultado do exercício, fluxo de caixa, índices de liquidez e análise vertical e horizontal dos balanços.
Apresentação da Empresa
Dirigida atualmente por Presidente Márcio Luiz Simões Utsch; Argentina – calçados e têxtil Diego Mohadeb; Havaianas e Dupé Carla Schmitzberger; Osklen Rogério Bastos Shimizu; Mizuno Marcelo Ferreira; Auditoria Roberto Cesar Guindalini; Finanças, Estratégia e Relações com Investidores Julian Garrido Del Val Neto; Industrial Edson Rubião Gonzales; Jurídico Adalberto Granjo; Recursos Humanos Ana Marcia Lopes; Supply Chain e TI Marcelo Turri, a Alpargatas S.A da continuidade na trajetória que se iniciou em 1907.
Em seu processo de transformação a “Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados”, “São Paulo Alpargatas Company S.A” e pôr fim em “Alpargatas S.A”, desde a sua instalação no Brasil, passou por diversas dificuldade e decisões que levaram ao seu crescimento, enfrentando das crises e revoluções econômicas hoje se torna uma das principais empresas dentro da Bovespa, focando suas vendas em vestuário, calçados e artigos esportivos.
Em 1907, o escocês Robert Fraser associa-se a um grupo inglês e funda a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que mais tarde passa a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A, produzindo de primeiro momento os modelos de calçados Alpargatas Roda e o Encerado Locomotiva, em São Paulo. A partir de então começa o seu avante nas vendas de seus produtos, porem passa por sua primeira dificuldade em meados de 1910, enfrentando a primeira Guerra Mundial, afetando em sua produção e funcionários. E logo após a crise da quebra da Bolsa de Valores em Nova Iorque, 1920, paralisando a confecção e venda dos calçados mais acessíveis da época.
Já em 1930, a Alpargatas arrisca e retorna para o mercado, com as vendas e lançamento de um novo calçado de couro, e é convocada para outras confecções, como mochilas e barracas. Enfrentando novamente um balanço da história mundial, a Segunda Guerra, o grupo desenvolve um sistema de ajuda para seus funcionários, como também um novo produto, a calça jeans.
Desde então começa a lançar diversos modelos de calçados como, tênis Conga, bamba basquete, sete vidas, como também fica conhecida mundialmente pelo patrocínio feito a Seleção Brasileira em seus primeiro titulo da Copa, 1950. Na década seguinte é colocado no mercado as botas Sete Léguas, chinelos Havaianas, tênis Kichute como também produtos jeans, e novas fabricas, estourando no Brasil
com seu novo jingle e cria seu logo lembrando a letra A, utilizado até hoje. Evoluindo dentro do país, como descrito em sua historia,
“1980: A empresa é reconhecida pelo seu relacionamento com o mercado acionário e recebe o Prêmio Mauá, concedido pela Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Jornal do Brasil. Na economia, o Brasil assiste à escalada da inflação. Apesar disso, a Alpargatas cresce e desenvolve-se, sendo eleita a Melhor Empresa do Ano, pela revista Exame. A Empresa encerra o processo de nacionalização de seu capital e inaugura novas fábricas na Paraíba. Em 1982, ao comemorar 75 anos, a Alpargatas adquire a Jeaneration. No ano seguinte, lança as sandálias Samoa e o jeans Top Plus.”
...