Projeto de Pesquisa Benefícios de um Sistema ERP
Por: rubinhosilva • 26/5/2017 • Projeto de pesquisa • 574 Palavras (3 Páginas) • 457 Visualizações
PROJETO DE PESQUISA
Faculdades Cearenses
Gestão Financeira – primeiro semestre – turma: GF0012
Disciplina: Projeto Integrador I
Aluno: Rubens da Silva Leite
Tema
SISTEMAS ERP NA GESTÃO FINANCEIRA
Título
OS BENEFÍCIOS DE UM SISTEMA ERP NA GESTÃO FINANCEIRA
Introdução:
O mercado de sistemas no Brasil está presenciando ultimamente uma demanda crescente no uso de softwares integrados, chamados ERP – Enterprise Resources Planning (Planejmaento de Recursos Empresariais). Fato que não é exclusividade em nosso mercado brasileiro, mas em todo planeta. A busca por esse tipo de ferramenta para uma gestão eficiente e enxuta, resulta da incapacidade da informação está disponível, de fato, quando a organização necessita, e no tempo mais hábil possível.
Justificativa
Como o mercado de sistemas ERP no mundo inteiro vem apresentando um grande crescimento, que se acredita não deva ser alterado nos próximos anos, e o mesmo parece estar acontecendo no brasil, espera-se que além dos valores já investidos por muitas empresas neste tipo de projeto, muitas outras iniciem grandes investimentos para implementar sistemas ERPs. Além disso, os principais fornecedores de software vem anunciando suas iniciativas para também atuar em empresas menores, para usar um mercado fora das grandes corporações, pois o mesmo começa a se esgotar.
Como benefícios de adotar a utilização de um ERP são muito maiores que o custo de adquiri-los, o retorno do valor investido, muitas vezes astronômico, é bastante significativo, pois o ERP estimula o crescimento organizacional em várias vertentes, como: padronização dos processos do cotidiano, competitividade no mercado, Inteligência de negócios (BI – Business Inteligence), concentração de informações numa base única.
O ERP permite a empresa “determinar quais métricas são mais adequadas para medir a eficiência em uma economia globalizada” (Farley, 1998).
A oportunidade de implementação de um ERP para provocar mudanças em processos, acreditam que o mesmo “força da empresa em instituir um conjunto testado de processos de negócios, ao invés de reinventar a roda[...] pois, quando o estado da arte muda, a empresa muda junto” (Weston, 1998, p.9).
Objetivos
Geral
Demostrar os benefícios de um sistema ERP na gestão financeira das organizações.
Específicos
- Identificar os possíveis gargalos na concentração de dados da organização;
- Auxílio na análise de processos para a tomada de decisão apurados em informações fornecidas por meio do ERP;
- Verificar e medir a eficiência e produtividade dos departamentos e equipes de trabalho;
Problemática
O grande problema em qualquer gestão hoje em dia é a falta de informações concentradas e filtradas para a tomada de decisão rápida e eficiente, com base em dados consolidados e de fácil acesso. Hoje um sistema ERP fornece facilmente esses dados, se bem alimentado é claro.
...