QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Por: Amanda Santos • 16/5/2017 • Projeto de pesquisa • 2.839 Palavras (12 Páginas) • 1.122 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
DISCIPLINA DE INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA
Amanda de Sousa da Silva dos Santos
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Relações Interpessoais na organização
Canoas
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................
1.1 Escolha do Tema..........................................................................................
1.2 Delimitação do Tema.....................................................................................
1.3 Formulação da Questão de Pesquisa............................................................
1.4 Objetivos.......................................................................................................
1.5 Justificativa...................................................................................................
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................................
3 MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA...........................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................
1 INTRODUÇÃO
Os tempos atuais têm sido marcados por questões comuns à maioria dos indivíduos, tais quais pode se citar o imediatismo, ao qual estamos inclinados a aderir devido às urgências percebidas na vida em si, como resolução de problemas, relacionamentos, questões profissionais e pessoais, entre outros. Isto tem afetado a sociedade como um todo incluindo as organizações, pois por vezes o anseio por resultados urgentes e imediatos expressos por estas – resultantes das pressões do mundo corporativo em si,da relação com a concorrência e com os clientes – acabam embaraçando sua visão para algo extremamente importante e vital à organização: a qualidade de vida no trabalho (QVT) de seus colaboradores, tema escolhido para realização deste projeto de pesquisa. Em certos momentos, os colaboradores têm negligenciadas algumas ou muitas de suas necessidades, devido o foco da organização estar voltado apenas para a produtividade e para os resultados imediatos, desviando-se de um fator importante para seu sucesso que é o investimento a médio e longo prazo na qualidade de vida no trabalho, fator este que trará resultados mais satisfatórios e sólidos futuramente.
- ESCOLHA DO TEMA
Em termos de processos e condições de trabalho há de se considerar relativas melhorias nos últimos tempos, porém, a qualidade de vida no trabalho envolve muito mais do que isso. É crescente o número de trabalhadores se queixam de uma maior rotina de trabalho, subutilização de suas potencialidades e talentos e expressam outras reclamações que servem de alerta para uma avaliação mais profunda de como esta sendo aplicada – e se está sendo aplicada – a gestão de qualidade de vida no trabalho nas organizações.
Necessário é, portanto, não apenas conhecer a teoria, mas também planejar e investir para que a QVT seja de fato implementada na organização, e investir demanda tempo, comprometimento e persistência, visto que os resultados poderão não surgir de forma instantânea. A constância, porém, em aplicar o que foi planejado, produzirá efeitos positivos na organização em termos de clima organizacional, relações, produtividade, entre outros aspectos, o que nos leva a compreender o quão importante e necessário é este novo modelo de gestão.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
Entre os muitos aspectos que giram em torno da qualidade de vida no trabalho, este projeto foca na relação interpessoal entre os membros da organização, pois quando este relacionamento encontra-se fragilizado pela falta de confiança, individualismo, falta de comunicação e interação, desrespeito e preconceito, todo o clima organizacional e produtividade acabam sendo afetados conseqüentemente. É imprescindível às organizações que estas implementem ações que possam aproximar seus colaboradores diminuindo a distância existente entre eles, causada muitas vezes pelo cargo que ocupam dentro dela ou outros motivos.
1.3 FORMULAÇÃO DA QUESTÃO DE PESQUISA
Como melhorar o relacionamento interpessoal entre os colaboradores da organização, produzindo assim uma melhor qualidade de vida no trabalho?
Fundamentado nesta questão, o projeto apresenta como a ginástica laboral tem sido um programa de QVT eficaz neste quesito de interação social, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos no trabalho e em outras áreas também, que refletem diretamente em seu desempenho na organização.
1.4 OBJETIVOS
Os objetivos gerais são analisar a QVT com foco nas relações interpessoais entre os colaboradores, e os objetivos específicos são identificar como as organizações lidam com estes problemas de relacionamento interpessoal, e apresentar um meio de amenizá-los, melhorando a qualidade de vida do trabalhador e a produtividade da organização.
1.5 JUSTIFICATIVA
A escolha do tema e a delimitação do mesmo se dá em virtude dos muitos problemas envolvendo as questões de relacionamento entre os colaboradores, dos variados departamentos de uma organização. Com base neste assunto,o projeto proposto visa uma análise mais profunda de como as organizações tem lidado com estes problemas e quais os meios utilizados para solucioná-los.A contribuição do mesmo e dá para uma visão mais ampla a respeito da importância de haverem programas e planos de ação eficazes para construir bons relacionamentos entre todos os envolvidos na organização, pois quando não há este bom relacionamento o clima bem como a produtividade da empresa e o próprio colaborador são afetados negativamente.Analisando como uma alternativa as atividades físicas no ambiente de trabalho (ginástica laboral), temos um meio de não só melhorar o o bem-estar dos indivíduos como também outros itens importantes para sua qualidade de vida no geral,como saúde,auto-estima,disposição,motivação.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A gestão da qualidade de vida no trabalho (QVT) é de extrema importância para as organizações,visto que influencia diretamente na produtividade e desempenho das mesmas,pois está relacionada ao bem-estar dos seus colaboradores.De acordo com Bonfante e Oliveira (2015, p.114), “com o contexto competitivo do mercado atual decorrente da globalização pode-se afirmar que a qualidade de vida no trabalho vem ganhando espaço em todos os aspectos, principalmente quando se trata de produtividade”.Isso vem sendo um alerta constante para que as organizações invistam seus esforços, tempo e dinheiro em melhorias de processos, tecnológicas e outras para gerar qualidade de vida aos seus colaboradores,visando tanto seu bem-estar físico,social como também psicológico.
...