QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Por: Gilmara Maria Lopes • 15/10/2017 • Monografia • 11.937 Palavras (48 Páginas) • 692 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT envolve tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho, e é também, sem dúvida, uma preocupação crescente em todas as empresas que buscam ser altamente competitivas em mercados cada vez mais globalizados.
A QVT representa um grande desafio empresarial, pois é uma tarefa difícil de conciliar competitividade aos novos padrões de conhecimento, juntamente com a qualificação profissional e aos novos estilos de vida.
O tema QVT é amplo e tem ganhado muito espaço na mídia e em outros meios de comunicação, visando ao trabalho o intuito de compreender a necessidade de ter e manter uma QVT. Cria-se, então, a consciência e o interesse de entender mais sobre a qualidade em si, pois ao trabalhar com situações que apresentam ser mais educadas e higiênicas, tanto fisicamente como mentalmente, a prosperidade sorri. A motivação para desempenhar o trabalho, provém de um ambiente em que se aplicou a QVT, tornando a empresa mais avançadas que outras.
A QVT tem abrangência em um todo, focando desde o trabalhador, os métodos de realizar o trabalho, o prognóstico do trabalho, as atitudes de delegação do trabalho e o ambiente psico - social em que a empresa administra suas atribuições diárias.
Portanto, com mais freqüência do que muita gente admite o estado psicológico do empresário e do subordinado influência o comportamento na condução do negócio e o ambiente físico do trabalho que é influenciado por atitudes psicológicas e vice – versa. A preocupação com o bem-estar traz o tema à sociedade a preocupação de trabalhar com qualidade e assim como ter qualidade de atender os entremeios da organização, pois se o trabalhador estiver de bem consigo mesmo realizará o trabalho com mais plenitude.
- TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA
O conceito de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) refere-se à preocupação com o bem estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas e envolve tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho. (CHIAVENATO,1999)
A QVT tem sido utilizada como indicador das experiências humanas no local de trabalho e do grau de satisfação das pessoas que desempenham o trabalho. O conceito de QVT implica um profundo respeito pelas pessoas. Para alcançar níveis mais elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas, que participem ativamente nos trabalhos que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições.
Vivemos numa sociedade em mudanças e num momento excitante para as organizações. A sociedade percebe que a Qualidade de Vida no Trabalho é um ativo importante, envolvendo dimensões física, intelectual, emocional, profissional e social. Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas.
Entretanto, podemos dizer que empresas inovadoras e conscientes estão cada vez mais investindo em QVT, transformando o ambiente de trabalho e a saúde emocional e física em vantagem competitiva, tendo plena convicção estratégica de quanto maior a satisfação mais retorno terão em produtividade, criando assim a visão de uma organização mais privilegiada, competitiva e equilibrada.
Com base nas considerações anteriores, criou-se o seguinte problema de pesquisa: Até que ponto o ambiente físico e o ambiente psicológico contribuem para a Qualidade de Vida no Trabalho?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Geral
Verificar se o ambiente físico e o ambiente psicológico contribuem para Qualidade de Vida no Trabalho.
1.2.2 Específicos
• Caracterizar o ambiente físico nas organizações.
• Caracterizar o ambiente psicológico nas organizações.
• Identificar as contribuições do ambiente físico e do psicológico nas organizações.
1.3 HIPÓTESES
A busca pela Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem sido muito debatida no meio corporativo. A sobrevivência das empresas está no investimento de programas de QVT, para assim, transformarem-se em organizações competitivas, privilegiadas e equilibradas.
1.4 JUSTIFICATIVAS
O propósito de um programa de QVT nas organizações é encorajar e apoiar hábitos e estilos de vida que promovam a saúde e bem estar entre todos os funcionários durante toda a sua vida profissional. Um programa de QVT existe para gerar estratégias com o intuito de promover um ambiente que estimule e dê suporte ao indivíduo e à empresa, conscientizando sobre como sua saúde está diretamente relacionada com sua qualidade e produtividade. Assim, um programa de QVT produz aos funcionários um ganho substancial na sua satisfação e crescimento, como no aumento de produção e redução de custos para a empresa.
1.5 COMPOSIÇÃO DA PESQUISA
No primeiro capítulo apresentamos tema e problema de pesquisa, objetivos, hipóteses e justificativas conforme já, anteriormente, explanados.
Abordamos no segundo capítulo a origem e evolução da QVT, o ambiente físico e o ambiente psicológico nas organizações, educando com QVT, modelos de QVT e qualidade e produtividade, como seguem descritos adiante.
No terceiro e último capítulo apresentamos a pesquisa de campo, seguindo os procedimentos metodológicos, a análise e interpretação dos dados obtidos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO – EMPIRICA
2.1 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA QVT
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma terminologia que tem sido largamente difundida nos últimos anos, inclusive no Brasil. Como incorpora uma imprecisão conceitual, vem dando margem a uma série de práticas nela contidas que ora aproximam-se da qualidade de processo e de produto, ora com esta se confundem.
A Qualidade de vida no Trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início da sua existência. Com outros títulos em outros contextos, mas sempre para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de sua tarefa.
...