QUATRO IMAGENOLOGIA: CIÊNCIA ATRAVÉS DE IMAGENS
Por: Fabricio Figueiredo • 21/9/2018 • Resenha • 1.527 Palavras (7 Páginas) • 199 Visualizações
4 IMAGENOLOGIA: CIÊNCIA ATRAVÉS DE IMAGENS
A imagenologia ou imagem médica é usada para diagnóstico com fins clínicos, terapêuticos e científicos. É o estudo de patologias e funções do corpo, sem que haja necessidade de abri-lo para verificação de tecidos, ossos e órgãos.
As imagens são adquiridas por meio da interação de radiação ionizante ou não ionizante, e campo magnético no paciente, ressaltando a importância da biossegurança para os mesmos e para profissionais que atuam na área.
No âmbito novas tecnologias e aplicações estão sempre presentes, aumentando a qualidade das análises, favorecendo a tratamentos seguros e com percentuais elevados de sucesso perante as doenças detectadas.
Figura 1- Corpo Humano na Imagenologia
[pic 1]
Fonte: www.scielo.com
5 IMAGENOLOGIA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA
A evolução da Radiologia enquanto especialidade médica deu-se a partir dos anos 70-80 do século XX, com os grandes avanços tecnológicos e científicos, que permitiram um diagnóstico mais preciso. Com isso desde então a Radiologia vem adquirido cada vez mais um espaço na pratica clinica (CARVALHO, 2011).
Com o desenvolvimento de novos equipamentos logrou procedimentos diagnósticos com imagem digital, proporcionando maior precisão nos diagnósticos médicos, trazendo consigo sucesso para diagnoses e tratamentos de enfermidade (ORTIGOZA, 2014).
Na área o caminho é amplo além dos raios X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética, outros equipamentos e modalidades de exames foram concebidos: mamografia, densitometria, endoscopia, colonoscopia, colposcopia e os exames de métodos gráficos auxiliares nos diagnósticos cardiológicos.
Citando a área Terapêutica destaca-se por uso frequente a radioterapia: onde pacientes passam por sessões com o objetivo de dimiuir a disseminação de células cancerígenas pelo corpo. Podendo mencionar também a medicina nuclear onde são empregados materiais radionuclídeos com meia vida para o estudo de tecidos e órgãos.
6 A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS TÉCNICOS E ANATOMOPATOLÓGICOS PARA A EFETIVIDADE DO DIAGNÓSTICO
Na radiologia, condutas técnicas sempre foram de essencial importância. Visto que protocolos e posicionamentos são atrelados à qualidade da imagem, isto mostra a necessidade da qualificação profissional. Visando ter resultados satisfatórios nas imagens radiográficas.
O conhecimento anatômico em conjunto com técnicas adequadas permite a realização de imagens de qualidade, que levam a um diagnostico preciso. Ou seja, o conhecimento do profissional da radiologia está diretamente ligado à efetividade do diagnóstico.
Alguns erros são cognitivos, isto é, resultam da má interpretação pela falta de conhecimento ou julgamento inadequado (interpretação incorreta). Existem também os erros causados pela utilização de técnica radiológica inadequada (exposição e posicionamento) (FENELON, 2003).
Os erros de percepção são aqueles em que as anormalidades radiológicas simplesmente não são detectadas pelo imagenologista em sua avaliação inicial. A falha na detecção geralmente é atribuída à sutileza do achado ou à sua má definição. Entretanto, o fenômeno da não visualização, de alterações "óbvias" e facilmente reconhecidas numa segunda análise, ainda não foi satisfatoriamente explicado (FENELON, 2003).
Tendo como base a radiologia atual, fica ainda mais claro a importância do conhecimento anatômico, levando em conta a tecnologia empregada nas diversas áreas da imagenologia. É necessário aplicar técnicas adequadas para um bom diagnósticos evitando erros que podem prejudicar o resultado final.
No que se refere aos benefícios da instituição resultantes da implementação das novas tecnologias, podemos dizer que estes são, sobretudo, ao nível da eficiência (acessibilidade das imagens) e ao nível dos cuidados prestados (melhoria na qualidade de atendimento ao usuário), uma vez que os benefícios das novas tecnologias na radiologia são inúmeros, salientando-se a possibilidade de disponibilização das imagens em qualquer ponto da instituição, num intervalo de tempo curto, a confidencialidade da informação e, ainda, a possibilidade da troca de informação e experiência com outras instituições através da teleradiologia (FELICIO, 2010).
Figura 2- Tecnólogos e Paciente em exame
[pic 2]
Fonte: www.scielo.com
7 RELEVÂNCIA DA IMAGENOLOGIA NA DESCOBERTA DE PATOLOGIA
“A Radiologia, desde os seus primórdios até os dias atuais, apresentou grande progresso, tanto no que se refere à técnica, quanto ao conhecimento. Os aparelhos, além de grande precisão na obtenção das imagens, possuem hoje, mecanismos que permitem utilização de pequena quantidade de radiação primária para a obtenção de imagens” (BRUNNER, 2004).
“A radiologia é uma área da medicina que utiliza a tecnologia imagenologica como os raios-X para diagnosticar e tratar doenças, o profissional que atua nessa área é o radiologista, ele é responsável pelo relatório e pelo diagnóstico da imagem desta forma sendo possível diagnosticar uma patologia. Neste caso, a leitura correta da radiografia é fundamental para diagnosticar resultados positivos ou negativos em relação à doença ou lesão” (BEMERGUY, 2014).
O objetivo do diagnóstico na radiologia é investigar o que está acontecendo com o corpo humano no momento do exame. Desta forma é feita uma análise por meio de diferentes tipos de imagens, que permite que o médico identifique de forma rápida o que está acontecendo com o paciente.
Na radiologia a varias formas de identificar patologias no organismo como, por exemplo: radiografia simples, radiografia contrastada, mamografia, tomografia computadorizada, ultrassonografia entre outras.
São utilizados computadores principalmente na aquisição das imagens, mas o passo atual e do futuro é o uso da computação gráfica para auxiliar na quantização da imagem e tratamento para a melhor extração da informação possível. O objetivo é oferecer os princípios físicos e matemáticos deste processo, bem como das ferramentas computacionais para a reconstrução da imagem (NELSON, 2005).
A base do diagnóstico médico por imagem são as radiografias, elas são o modo eficiente e fácil para analisar certas estruturas internas do corpo. “O RX tem a habilidade de atravessar materiais que luz normal não pode penetrar inclusive o corpo humano. As radiografias revelam partes diferentes do corpo em sombras de cinza. As áreas que não absorvem muito bem RX formam imagens escuras; as áreas onde o RX é absorvido forma imagens em tons de cinza e indica estruturas mais densas” (ANDREOLI, 2000).
...