QUE SIGNIFICA ECONOMIA?
Por: André Rodrigues • 24/5/2015 • Seminário • 748 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
1ª QUE SIGNIFICA ECONOMIA?
Resposta: Economia tem origem da palavra grega “OIKONOMOS” .
Oikos = casa ou lar
Nomos = gerir, administrar
Então temos a economia igual a administração da casa, isso significa que alguém da família é responsável pelas finanças e gestão familiar.
Economia é a ciência que estuda a produção, distribuição, acumulação e consumo de bens e serviços, assim como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, para produzir bens variados.
-Proposições positivas sãs declarações descritivas e afirmações a respeito de como o mundo é. Uma posição positiva pode ser refutada ou aceita. Exemplos: “O salário mínimo causa desemprego.” “A cisão do átomo é impossível.”
-Proposições normativas são declarações prescritivas, tratam de como o mundo deveria ser. Uma posição normativa depende de juízos de valor, pessoas e subjetivos. Exemplos: “O governo deveria aumentar o salário mínimo.” “Os cientistas não devem proceder a cisão do átomo.”
2ª
3ª O que representa os recursos de produção terra, trabalho, capital, tecnologia e empresariedade ?
Estes recursos são elementos utilizados nós processos produtivos de todos os tipos de bens necessários à nossa vida material.
Recursos:
-Terra: recurso mais importante, que se refere aos recurso naturais que dela podem ser extraídos como: petróleo, minérios, água, fauna, flora, além é claro das mais diversas culturas agrícolas e da própria construção civil.
-Trabalho: esforço humano, físico ou mental para a produção de bens e serviços. É por meio do trabalho que o homem interage e transforma seu meio e a natureza, seja no campo, colhendo frutas, seja na cidade, no chão de fabrica, o trabalhador está presente com sua força de trabalho, em maior ou menos grau de especialização.
-Capital: capital em se não refere apenas à ideia de dinheiro, mas de bens fabricados pelo homem para a produção de outros bens. Exemplo: máquinas, carros, ferramentas, computadores, estradas de ferro, portos, fabricas e etc.
-Tecnologia: é representada pelos conhecimentos incorporados às coisas para que estas satisfaçam determinadas necessidades humanas de forma mais eficiente e produtiva. Exemplos: automação de bancos, empresas e fábricas, meios de transporte e etc.
-Empresariedade: refere-se a capacidade e à função do empresário no processo de produção, pois ele é quem organiza os demais recursos produtivos, investe, corre riscos e lucra, lançando mão de seus recursos financeiros, capacidade administrativa e empreendedora.
4ª Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos?
Em qualquer sociedade os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Dada à escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, quais produtos que serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricados. Terá de escolher ainda, quais os recursos a ser utilizados para a produção de bens e serviços. A concorrência diária decide como vão ser produzidos os bens e serviços.
5ª Sintetize seus conhecimentos sobre os conceitos de pleno emprego, capacidade ociosa e pleno desemprego. Ilustre uma CFPP e indique a possível posição dos referidos pontos.[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11]
A[pic 12][pic 13]
[pic 14]
6ª Defina o conceito de custo de oportunidade.
O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida, ou seja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher uma determinada opção.
...