TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais eram as organizações quilombos?

Tese: Quais eram as organizações quilombos?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Tese  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

Quais eram as organizações dos quilombos ?

Os quilombos tinham uma estrutura de organização muito bem postada na época de seu ápice, no Brasil, e que nas comunidades remanescentes ainda é vista.

No Quilombo dos Palmares, a economia se dava através da caça e pesca, da agricultura do artesanato local e da extração dos insumos das palmeiras abundantes da região, como óleo e artigos fabricados a partir da fibra e das folhas.

Os quilombos não apenas produziam para o próprio consumo, como também comercializavam a produção com comunidades vizinhas de colonos brancos e até mesmo nas cidades próximas, pertencentes à colônia, trocando, numa espécie de escambo, alimentos e artigos por munições e armas.

Traziam para o quilombo uma organização hierárquica semelhante a um verdadeiro Estado quilombola, como era visto nas monarquias tribais de suas nações de berço (Zumbi e Ganga Zumba, líderes de Palmares, eram de uma linhagem real dos bantos, região de Angola). Assim também acontecia com os costumes religiosos e culturais.

Os quilombos costumavam ser em áreas de acesso muito difícil no meio da mata e sempre com estruturas de verdadeiras cidades fortificadas, com cercas em madeira de aroeira, uma madeira muito resistente, e as habitações eram semelhantes às cabanas, todas revestidas com folhas de palmeiras e, com o crescimento da população nos quilombos brasileiros, gerava-se uma espécie de núcleos de ocupação ou aldeias, que os quilombolas chamavam de mocambos. Os principais mocambos do Quilombo dos Palmares foram:

• Macaco: era tido como o centro político dos Palmares,e era o maior deles com aproximadamente 1500 habitações;

• Sucupira: onde tinha o centro do poder militar dos Palmares;

• Zumbi: em alusão ou homenagem ao próprio líder do Quilombo;

• Tabocas: era a menor das aldeias de Palmares.

Comunidades fundadas por escravos de origem africana que conseguiram fugir de seus senhores. Assim, podemos definir os quilombos que existiram no Brasil e em todas as outras partes do continente americano onde houve a exploração do trabalho de escravos de origem africana. O que mudou foi apenas o nome: quilombos ou mocambos nas áreas de colonização portuguesa (Brasil).

"Vivemos em situação muito difícil. Tem pessoas que saem da comunidade e vão fazer serviço para fora. Daqui ainda tem gente que faz isso. Tem duas pessoas que estão lá em São Paulo pintando torres de energia elétrica. Tem muita gente daqui que faz serviço na região de Eldorado, por aí. Eles não vão morar, vão fazer o serviço e voltam", conta Benedito Alves da Silva, morador da comunidade.

Além disso, criam animais de pequeno porte (tais como galinhas, porcos, patos, cabritos e perus), que utilizam como alimento e como eventual fonte de renda, e pescam nos rios e córregos da região.

A extração que realizam é principalmente de palmito, e também de produtos como sapé e taquara (utilizados para cobertura de casas e fabricação de utensílios).

A agricultura é bastante variada. São plantados arroz, milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar, batata-doce, algumas fruteiras (como abacaxi, maracujá, mexerica), hortaliças (couve, cebola, alface, alfavaca, cebolinha, etc.) e alguns produtos vegetais silvestres (tais como o coentro e o gengibre).

Algumas comunidades também cultivam banana para a comercialização. De forma geral, esse cultivo é realizado apenas em pequena escala,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com