Qualidade de Vida no Trabalho
Por: Franciely Lopes • 18/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.049 Palavras (13 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1]
FRANCIELY LOPES OLIVEIRA
AUTOINSTRUCIONAL
Administração
Comportamento organizacional
Maria Helena de Oliveira Guimarães
BELO HORIZONTE
2015
FRANCIELY LOPES OLIVEIRA
AUTOINSTRUCIONAL
Trabalho apresentado à disciplina de
Comportamento Organizacional junto
ao curso de Administração da
Universidade Fumec.
Profª: Maria Helena de Oliveira Guimarães
Belo Horizonte
2015
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 A Compreensão do Trabalho
3 A Percepção do Trabalho nas Organizações
4 O Desemprego, a Aposentadoria e o Lado Emocional
5 Estresse, Saúde e Qualidade de Vida
6 Trabalho, Saúde e Qualidade de Vida
7 Vida Pessoal e Vida no Trabalho
8 O Papel dos Gestores no Bem Estar e na Saúde
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se à Qualidade de vida no ambiente de trabalho, que visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador no desenvolvimento de suas atividades na organização.
A qualidade de vida e a saúde envolvem dimensões física, emocional, profissional e social de grande importância. Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram desgaste negativo na saúde física e emocional dos funcionários e isso, consequentemente, afeta também a empresa.
A metodologia utilizada se deu com base no livro dos autores José Carlos Zanelli e Narbal Silva, Interação Humana e Gestão, procurando responder a questões norteadoras apresentadas no capitulo 6 através de vivências profissionais, pessoais e pesquisas.
2 A Compreensão do Trabalho
Como o trabalho pode ser compreendido ?
Etimologicamente a palavra trabalho deriva do latim tripalium ou tripalus, uma ferramenta de três pernas que imobilizava cavalos e bois para serem ferrados. Curiosamente era também o nome de um instrumento de tortura usado contra escravos e presos, que originou o verbo tripaliare cujo primeiro significado era "torturar". Na nossa sociedade muitos são os que enxergam o trabalho dessa maneira aversiva.
A temática dos significados e sentidos do trabalho é bem diversificada, de uma maneira bastante simples, “o trabalho pode ser compreendido como todo esforço intencional que produz consequências em seu ambiente com o propósito de produzir algum tipo de transformação’’ (Zanelli, J.C. e Silva, Marbal, 2008).
Dessa forma compreendo o trabalho como o valor que a pessoa atribui e representa em sua atividade, o que ela busca e o que ela espera, sendo ele responsável pela formação do próprio homem, tanto para sua sobrevivência, quanto para sua auto realização.
3 A Percepção do Trabalho nas Organizações
De que maneira o trabalho pode ser percebido pelas pessoas nas organizações?
Dentro das organizações, o trabalho é associado ao emprego, dessa maneira cria-se um vinculo empregatício legal e assalariado no qual as pessoas buscam atender suas necessidades através da retribuição econômica que recebem por estarem entregando sua força de trabalho, essa forma de percepção faz com que o trabalhador não tenha consciência da sua importância e não se sinta parte integradora da empresa. Quando elas passam a perceber que as oportunidades de crescimento, aprendizagem, amizades construídas e reconhecimento são outros fatores facilitadores da motivação existentes dentro das organizações e conquistados por meio do trabalho, o trabalho é visto como significativo.
4 O Desemprego, a Aposentadoria e o Lado Emocional
Por que as pessoas, ao perderem o emprego ou iniciar a aposentadoria, podem
desestruturar-se emocionalmente?
São duas situações que afastam as pessoas do seu ambiente de trabalho, cria rupturas dos laços que foram constituídos, afetam a rotina, desorientam e deteriora a estrutura social e econômica. A pessoa sente-se perdida, inútil e sem rumo, o tempo ocupado com o trabalho passa a ser substituído por outras coisas, muitas vezes inadequadas, como, por exemplo, o uso de álcool. As incertezas geradas pelo mundo globalizado fazem com a pessoa se sinta excluída, o aposentado passa a achar que já não tem valor para sociedade e não possui nada a oferecer, uma vez que o aposentado e o desempregado possui uma imagem negativa na sociedade. O trabalho até então tinha um cunho de referência social, cultural, econômica e psicológica, e o se desligar dele o individuo precisa refazer todas essas suas referências que muitas vezes não passavam por modificações a anos.
...