Qualidade de Vida no trabalho
Por: jongobare • 4/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.944 Palavras (12 Páginas) • 140 Visualizações
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
RÔMULO MARTINS
RIO DE JANEIRO. NOV.2014
RÔMULO MARTINS
2011111289
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UCB
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Práticas Investigativas ADM IV - PROJETO da UCB,
Professor Orientador: Jose Mauro
RIO DE JANEIRO. NOV.2014
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
1.1 PROBLEMA
Vivemos numa sociedade em que existem toda distinção, exclusão ou preferência que tenha por fim alterar a igualdade de oportunidade ou tratamento , O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial política, religiosa, sexual, ou idade, que podem levar à exclusão social .
O Ministério Público do Trabalho do Brasil, no desempenho de suas atribuições institucionais tem se dedicado a reprimir toda e qualquer forma de discriminação que limite o acesso ou a manutenção de postos de trabalho. Essa importante função é exercida preventiva e repressivamente, através de procedimentos investigatórios e inquéritos civis públicos.
Tendo o caso do Ministério Público do Trabalho do Brasil, como referência, surgiu a seguinte pergunta: Como aplicar no meio trabalhista o principio da igualdade de tratamento das pessoas independentemente da religião ou crença, deficiência, idade, orientação sexual, origem ou raça?
1.2 HIPÓTESE
Os investimentos políticos em educação infantil, é um método para combater os tipos de discriminação e pré-conceitos, que possam existir futuramente,e observando que a base da educação é o aprendizado na infância, que será refletida futuramente.
1.3 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Podemos considerar que o ambiente influa em nossos relacionamentos interpessoais nas empresas. Como fora citado anteriormente alguns locais, como exemplos de ambientes e a evidência da modificação de nosso comportamento. Porém este estudo ficará restrito as pequenas e grandes empresas do mundo e procurará demonstrar como os ambientes internos nestas empresas influem nos relacionamentos das pessoas tanto dos clientes internos, os funcionários entre si, quanto nos clientes externos que são os que proporcionam os ganhos e o crescimento das empresas.
Todo modelo de empresa pode fazer parte desse tipo de estudo, onde já existe uma clara influência e determinações dadas aos empresários por orientações de empresários da área.
Portanto o estudo, embora possa ser útil a diversas empresas, ficará centrado em pequenas e grandes empresas independentes de especificações.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Objetivo Geral
A importância do grau da influência dos fatores que compõem a qualidade de vida dentro da organização.
1.4.2 Objetivo Específico
- Compreender as condições físicas de trabalho e as recompensas financeiras dos funcionários;
- Identificar a percepção dos funcionários sobre os índices de apoio a chefia e a relação entre colegas;
- Apresentar como oportunidades de crescimento e condições de efetiva participação a todos os colaboradores da organização, tanto os objetivos da organização quanto os objetivos individuais.
- Identificar colaboradores com maior índice de erros e desvios que precisem de treinamento (feedback);
- Mensurar o grau de satisfação com relação ao treinamento e desenvolvimento.
1.5 JUSTIFICATIVA
Justifica-se a importância da escolha do tema para:
Autor: através deste trabalho pode-se ter uma idéia da importância do Relacionamento interpessoal dentro de uma organização, adquirindo conhecimentos e colocando em prática, pois esses dados estudados dão embasamento profissional para todos os profissionais possibilitando a ampliação dos conhecimentos aprendidos, permitindo aos gestores e tecnólogos a colocarem em prática na área de atuação.
Empresa: o presente artigo tem objetivo mostrar os benefícios que podem ser adquiridos na implantação de melhorias para a empresa e funcionários no futuro, implantando recompensas caso seja considerada positiva ou caso o desempenho seja negativo ou abaixo do padrão, os gerentes podem buscar corrigi-lo ou até mesmo disciplinar o funcionário. Sendo visto também como dispositivo de controle.
Ciência: para construção de um acervo de informação sobre o tema em questão. A partir das pesquisas realizadas a ciência é munida de informações a respeito do tema.
Sociedade: mostrar como o funcionário pode ter suas habilidades e competências desenvolvidas, como suas tarefas estão sendo realizadas e na busca de melhorias para as organizações.
2 .METODOLOGIA
Para a realização deste trabalho foi utilizado a seguinte metodologia em conceitos tecidos no campo Administrativo e de Gestão de pessoas por meio de mídias eletrônicas e através de pesquisas bibliográficas e tem como objetivo analisar a melhor maneira no relacionamento interpessoal
3. REFERENCIAL TEÓRICO
Na sociedade a qualidade de vida das pessoas está relacionada a um conjunto de fatores que envolvem meios públicos e privados. Públicos considerando as condições favoráveis de bem estar social das pessoas, como educação, saúde, transporte entre outras. Privado considerando o âmbito pessoal e mais íntimo, como família, trabalho, lazer. Embora categorias com particularidades distintas, estão intimamente ligadas e influenciam diretamente uma a outra.
Segundo Maximiano (2001,p.272) Quanto maior a satisfação dos funcionários, mais alta é a qualidade de vida no trabalho.
...