Qualidade de vida no trabalho
Por: sandroalvesdf • 10/6/2015 • Monografia • 5.007 Palavras (21 Páginas) • 200 Visualizações
A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COMO FATOR MOTIVADOR PARA O SERVIDOR PÚBLICO
INFLUENCE OF QUALITY OF WORK LIFE AS A FACTOR FOR MOTIVATING PUBLIC SERVER
“A qualidade de vida está nas pessoas e é feita com elas.
Assim, o ideal de elevar e valorizar a auto-estima dos servidores
é uma forma para que tenham amor em si e por si,
tornando-os capazes de se integrar mais completamente ao trabalho.”
(Sérgio Ballerini – Inmetro)
Integrantes:
Daniele Silva Camelo
Juliana Cristina de Melo
Sandro Alves
Wesley Soares de Oliveira
Orientador: Prof. Msc. Maria Aparecida de Assunção
FACULDADE PROCESSUS – Curso Secretariado
Período Letivo: 1º semestre de 2014
RESUMO
Este estudo teve como proposta investigar a relação entre a qualidade de vida no trabalho e a motivação em organizações públicas. Os indivíduos que se ocupam do serviço público possuem um ambiente de trabalho classicamente distinto daquele encontrado pelos empregados de empresas privadas. A competitividade encontrada neste último é força motriz utilizada pelos gestores como ferramenta de motivação, e assim, investindo em seu “capital humano” estes gestores puderam constatar aumento na produtividade e qualidade do serviço prestado. Mas, e o setor público? Teria na qualidade de vida oferecida em virtude de seu ambiente de trabalho um fator motivador? A pesquisa foi feita por meio de levantamento bibliográfico em literatura científica recente e demonstrou que, embora apresente peculiaridades, o setor público, posteriormente ao privado, observou a importância que a qualidade de vida no trabalho possui sobre a natureza do serviço prestado e, apresenta, na atualidade, quantidade considerável de programas de QVT instaurados, resultando em diminuição de absenteísmo, aumento na qualidade de vida pessoal e, finalmente, aumento na motivação e satisfação do servidor.
PALAVRAS CHAVE: motivação organizacional, serviço público, qualidade de vida no trabalho.
ABSTRACT
This study aimed to investigate the relationship between quality of work life and motivation in public organizations. Public service workers have a classically distinct work environment to that found by employees of private companies. The competitiveness is found like a driving force used by managers as a motivational tool, and thus investing in its "human capital" these managers have noted an increase in productivity and quality of service. But, what about the public sector? Would it have on the quality of life offered by their work environment a motivating factor? The survey was conducted by researching in recent scientific literature and showed that, although it has quirks, the public sector, the private later, noted the importance that the quality of work life has on the nature of the service, and it presents nowadays, a considerable amount of QWL programs implemented, resulting in decreased absenteeism, increased personal quality of life and ultimately, increased motivation and satisfaction server.
KEY WORDS: organizational motivation, public service, quality of work life.
- INTRODUÇÃO
É de conhecimento geral que grande parte da vida das pessoas se passa dentro das organizações de trabalho. Assim, a importância que o ambiente de trabalho exerce sobre a vida de cada indivíduo é facilmente reconhecível.
No âmbito das empresas privadas, o aumento da competitividade ocorrida nos últimos anos fez com que o setor buscasse formas para se tornar mais competitivo, e não demorou para que os investimentos no denominado “capital humano ou intelectual” fosse notado como preponderante para um bom desenvolvimento das instituições (ODEBRECH e PEDROSO, 2010).
Dentro das organizações, as pessoas são consideradas recursos, ou seja, possuem habilidades e competências que auxiliam no processo produtivo e crescimento da instituição. Entretanto, é de extrema importância atentar para o fato de que esse “recurso” é humano; dotado de personalidade, expectativas, objetivos pessoais e necessidades individuais (ANDRADE, 2012).
Para proporcionar qualidade de vida no trabalho, a organização precisa se preocupar não somente com o ambiente físico em que os trabalhadores estão inseridos, mas também com os aspectos físicos e psicológicos dos mesmos (CARVALHO et al., 2013).
De acordo com Chiavenato (1999), o funcionário, quando motivado, possui maior disposição e capacidade para desempenhar suas atividades laborais. Desta maneira, a organização precisa proporcionar ao empregado maior satisfação e motivação para a realização de suas atividades no trabalho, e assim, obter melhor produtividade e execução de suas funções (ANDRADE, 2012)
Este entendimento, somente mais recentemente tem sido aplicado na esfera do setor público. Durante décadas, o administrador público habituou-se a lidar com processos burocráticos, normalmente rotineiros e limitados. Porém, a modernização foi medida imposta ao Estado contemporâneo. Buscar o envolvimento dos servidores para a melhoria do serviço público prestado, o aperfeiçoamento contínuo e a satisfação dos clientes- cidadãos se tornou, assim, fundamental (AFFONSO e ROCHA, 2010).
Tendo em vista a situação apresentada, pergunta-se: até que ponto a qualidade de vida no trabalho (QVT) é responsável pela motivação do servidor público?
O estudo em tela teve como objetivo geral estabelecer, por meio da análise de literatura pré-existente, a importância das ações para a qualidade vida no trabalho como fator motivador para o servidor público.
...