Qualidade de vida no trabalho
Por: patihconstantino • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 7.470 Palavras (30 Páginas) • 234 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Trabalho de Conclusão de Curso
A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
São Paulo
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Problema de pesquisa
1.2 Objetivo geral
1.3 Objetivo específico
1.4 Hipóteses
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Qualidade de vida no trabalho
2.1.1 Fatores financeiros
2.1.2 Fatores ergonômicos
2.1.3 Infraestrutura
2.1.4 Fatores emocionais
2.1.5 Motivação
2.1.5.1 Teorias motivacionais
2.1.5.1.1 Teoria necessidades de Maslow
2.1.5.1.2 Teoria dos dois fatores
2.1.5.1.3 Teoria X e Teoria Y
2.1.5.1.4 Teoria de Clayton Alderfer - ERG
2.1.5.1.5 Teoria das Necessidades de McClelland
2.1.5.1.6 Teoria de Locke e Latham - estabelecimento de metas
2.1.5.1.7 Teoria do Reforço
2.1.5.1.8 Teoria de Vroom - Expectativa
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
1.1 Problema de pesquisa
Segundo Gil (2002) problema se refere a qualquer perquirição não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento.
No parecer de Marconi e Lakatos (2010, p.143) problema trata-se de uma dificuldade na teoria ou na prática, no estudo “de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução”.
Diante do exposto a pergunta questão é: Quais os fatores que influenciam a percepção sobre a qualidade de vida no trabalho entre jovens da cidade de São Paulo?
1.2 Objetivo geral
Para Henrique e Medeiros (2003) o objetivo geral refere-se ao conceito que o investigador planeja atingir com suas investigações.
Complementa Findlay (2006, p. 15) “É o direcionador e esclarecedor do foco central da pesquisa de maneira ampla. Normalmente é redigido em uma frase, utilizando o verbo no infinitivo”.
O presente trabalho de conclusão de curso terá como objetivo geral: Apresentar os fatores que influenciam a QVT entre jovens da cidade de São Paulo.
1.3 Objetivo específico
Ainda citando Henrique e Medeiros (2003, p. 95), para tais autores o objetivo específico “é a definição das etapas do trabalho que devem ser realizadas para que se alcance o objetivo geral”.
É o que define os diferentes pontos a serem abordados, relata Findlay (2006), tendo como missão a confirmação das hipóteses concretizando o objetivo geral.
Sendo assim, os objetivos específicos são:
- Definir QVT;
- Descrever os aspectos físicos sobre a QVT;
- Apresentar como esta influencia no bem estar entre jovem, especificamente, da cidade de São Paulo;
- Verificar como a empresa pode incentivar o trabalhador.
1.4 Hipóteses
A hipótese é uma afirmação que se faz na tentativa de verificar a validade de resposta existente para um problema. É uma suposição que antecede a constatação dos fatos e tem como característica uma formulação provisória; deve ser testada para que a sua validade seja determinada. Correta ou errada, de acordo ou contrária ao senso comum, a hipótese sempre conduz a uma verificação empírica. (OLIVEIRA, 1997, p.155)
Gil (2002) relata ainda que hipótese é uma explicação passível de ser declarada verdadeira ou falsa.
As hipóteses para o presente trabalho serão:
- A QVT depende de fatores físicos, tecnológicos, sociopsicológicos.
- A QVT depende das condições ergométricas, onde muitas vezes a cadeira não é ajustável e o computador está disposto em lugar que reflita a luminosidade na parte do dia, trazendo sérias consequências.
- Fator sonoro, térmico e tóxico, etc., equipamentos, organização do trabalho/tempo; aspecto de segurança e relações profissionais, também influencia na QVT.
- A empresa que não desenvolve a filosofia para a busca da qualidade total possui um nível inferior de qualidade de vida.
- O nível de satisfação em relação aos aspectos da QVT influencia no nível de satisfação quanto ao aspecto da valorização pessoal nas empresas.
1.5 Justificativa
Segundo Marconi e Lakatos (2010, p. 107) justificativa é a apresentação de modo abreviado, porém completo, “das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa”.
Justificativa trata-se de uma apresentação inicial do projeto, que pode incluir: - fatores que determinaram a escolha do tema, sua relação com a experiência profissional ou acadêmica do autor, assim como sua vinculação à área temática e a uma das linhas de pesquisa do curso de pós-graduação; - argumentos relativos importância da pesquisa, do ponto de vista teórico, metodológico ou empírico; - referência a sua possível contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática ou ainda não solucionada. (GIL, 2002, p. 162)
...