Questionário de Administração de Materiais
Por: vallfon • 9/4/2022 • Trabalho acadêmico • 3.786 Palavras (16 Páginas) • 110 Visualizações
ADM. MATERIAIS
- O transporte é o principal componente do sistema logístico por ligar um ponto de suprimento e um ponto de consumo. Quais os 2 INDICADORES que AVALIAM a importância dos TRANSPORTES?
- FINANCEIROS: custos envolvidos, faturamento e impacto dos transportes sobre o lucro
- NÍVEL DE SERVIÇO: impactos dos transportes no tempo de entrega, na confiabilidade e na integridade dos produtos entregues.
- Por que o TRANSPORTE é NECESSÁRIO?
Para conectar a produção ao consumo, já que raramente os produtos são fabricados e consumidos no mesmo lugar e porque tudo que é decido em transporte também afeta outras áreas da logística
- Qual a diferença entre MOVIMENTAÇÃO e TRANSPORTE?
Movimentação: movimento de insumos/produtos que ocorre dentro das instalações de produção e armazenagem da empresa (no seu interior, entre setores).
Transporte: movimento de produtos que ocorre para fora das instalações de uma empresa
- Quais são os 4 tipos de transportes?
- Transporte IN BOUND: é o transporte de suprimentos do fornecedor para dentro da empresa
- Transporte OUT BOUND: é o transporte dos produtos da empresa até o cliente. È a distribuição física
- Transporte de transferência: é o transporte que ocorre entre as instalações de uma mesma empresa. Ex: Fabrica para o CD; do CD para a armazenagem
- Transporte industrial: é o transporte que ocorre somente entre as instalações de produção (fábrica para fábrica)
- Na análise do trade off do transporte x estoque, um elemento de decisão afeta necessariamente o outro, de modo que quando melhoro um acabo por piorar o outro elemento. Ex: Se aumento a quantidade transportada por lote, o custo do transporte diminui, mas em compensação o estoque vai aumentar.
Refazer a tabela com os cálculos de trade off
DEMANDA/QUANTIDADE PEDIDA = QNTD DE FRETE
CUSTO DO TRANSPORTE = QNTD DE FRETE X CUSTO FRETE
CUSTO DA MANUTENÇÃO DO ESTOQUE = 0.5 x QNTD PEDIDA x CUSTO DE ESTOQUE
CUSTO TOTAL = CUSTO DO TRANSPORTE + CUSTO DA MANUTENÇÃO DO ESTOQUE
Ponto de vista do TRANSPORTE ‘e melhor a quantidade MENOR de vezes de FRENTE.
Ponto de vista do ESTOQUE ‘e melhor o MENOR custo da MANUTENÇÃO DO ESTOQUE.
Ponto de vista da EMPRESA ‘e melhor o MENOR custo TOTAL.
Existem outras variáveis importantes para serem analisadas , como ESPAÇO, PRAZO DE ENTREGA, CUSTO DO SEGURO, GIRO, CONFIABILIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO.
Conforme o lote aumenta o custo do transporte diminui e o de estoque aumenta.
- Na análise do trade off na relação entre as políticas para o transporte e de estoque, que características precisam ser observadas?
- Se o gestor de estoques quiser só diminuir os custos com estoques, vai impactar em outros custos logísticos (Ex: produzir em lotes menores e com mais frequência, vai transportar de forma mais fracionada e com maior custo)
- A escolha do modal de transporte está associado ao nível de serviço desejado para o cliente com seus respectivos custos por cada opção possível
- No trade off o custo total do transporte deve considerar o valor do transporte porta a porta, mais os custos do estoque.
- Qual a diferença entre transporte Premium e transporte comum?
Transporte Premium é aquele que transporta pequenos lotes, produtos individualmente caros (de alto valor agregado) tem alto risco no transporte, pesa pouco, é bem perecível e obsolescência, alto nível de serviço, com horários programados, a carga tem rastreabilidade e busca na base suas mercadorias. Ex: eletrônicos, jóias
Transporte comum: mercadoria de baixo valor agregado, peso médio,pequeno risco, pequena demanda, produtos mais baratos, mais lento pelo peso da carga, não pega na base a mercadoria
- Que tipo de modal de transporte deve ser usado para produtos de maior valor agregado?
O uso do modal mais caro e com maior velocidade.
- Todas as atividades de logística contribuem para o NÍVEL DE SERVIÇO (NS) que indica quais os serviços que vou prestar aos clientes e com qual nível de desempenho irei fazê-lo. Quais são as principais exigências do mercado em relação ao NS do transporte?
- PONTUALIDADE DO SERVIÇO DE ENTREGA: pode-se medir a proporção com que transporta dentro dos padrões estabelecidos
- O TEMPO DA VIAGEM: duração e constância como é feito o transporte
- A CAPACIDADE DE PROVER UM SERVIÇO PORTA A PORTA
- FLEXIBILIDADE em manusear grande variedade de produto
- A capacidade de gerenciar riscos associados a roubos, danos e avarias
- A capacidade do transporte de realizar mais do que um serviço básico de logística Ex: embalar, descarregar e montar
- Todos os modais de transporte existentes proporcionam o mesmo nível de atendimento a essas 6 exigências? Não
- Modais são as formas de transportar: rodoviário, ferroviário, aquaviário (lacustre/marítimo), dutoviário (transporta líquidos e gases) e aéreo. Quais são as características operacionais que impactam no desempenho de cada modal, sabendo que 1 representa o melhor desempenho e 5 o pior?
- VELOCIDADE (rapidez): 1= aéreo 5= dutoviário
- DISPONIBILIDADE (entre pontos de origem e destino): 1=rodoviário 5= dutoviário
- CONFIABILIDADE (capacidade de cumprir o combinado, mas que é impactado por condições climáticas): 1=dutoviário 5= aéreo
-CAPACIDADE (volume que é capaz de transportar, a quantidade que carrega depende da forma da carga, das restrições de peso) 1= aquaviário 5=dutoviário
- FREQÜÊNCIA (periodicidade que está disponível para ser usado no mesmo intervalo de tempo) 1= dutoviário 5=aquaviário
- Dentro da matriz de transporte do Brasil, quais são os modais mais usados?
Rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário aéreo
- Dentro de uma região geograficamente limitada normalmente se usa um único modal. Entretanto, quando as distâncias são mais longas (comércio internacional), como se chama o transporte que utiliza mais de um modal?
Transporte Multimodal (nome adotado no Brasil e Europa) ou Intermodal (nome adotado EUA) que é o uso de mais de um meio de transporte para levar uma carga a seu destino e que requer a transferências de cargas entre diferentes modais o que pode atrasar as operações e prejudicar o tempo de entrega.
Intermodalidade: é o transporte realizado por mais de um modal, caracterizado por um serviço porta a porta, com operações de transbordo eficiente e com a responsabilidade de um único prestador de serviço, com documento/contrato único.
...