RAZÕES DA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL
Por: Mihmikah • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 5.242 Palavras (21 Páginas) • 184 Visualizações
RAZÕES DA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL
Anderson Sousa Gurgel de Brito[1]
Dilane Félix[2]
RESUMO
Este estudo identifica as razões pelas quais as empresas optam pela terceirização das atividades ao invés de as realizarem de forma interna, e descreve quais vantagens e desvantagens em se contratar profissionais autônomos. O estudo restringe-se ao Setor de Assistência Técnica, com foco em atividades de instalação e manutenção de equipamentos de refrigeração industrial. A pesquisa realizada foi de forma exploratória, envolveu entrevista com os responsáveis pela contratação de mão de obra do setor de Assistência Técnica da empresa. Os resultados mostram que a opção pela mão de obra temporária é resultado de uma combinação de fatores, principalmente entre o serviço a ser terceirizado e o segmento de atuação do contratante. A especialização dos serviços, a redução e controle dos custos operacionais e o aumento do foco na atividade principal, foram às razões mais apontadas pela empresa na opção pela terceirização. Esse estudo contribui para o debate sobre as razões pelas quais as empresas optam em terceirizar suas atividades e também pode ser uma referência para as empresas contratantes envolvidas em processos de terceirização. Foi realizada uma pesquisa na empresa Solução Refrigeração com 03 (três) funcionários responsáveis pela contratação de mão de obra temporária, com o objetivo de conhecer os riscos causados pela contratação de mão de obra temporária, analisar a viabilidade da terceirização e identificar os critérios para contratação de mão de obra temporária. Através da entrevista aplicada, foi possível identificar como é realizada a busca pelo prestador de serviço, quais critérios são utilizados na contratação, como é avaliada a capacidade do prestador, a qualidade do serviço prestado e o valor para contratação do prestador de serviço.
Palavras-chave: Terceirização/outsourcing; serviços/services.
INTRODUÇÃO
Segundo dados do IBGE (2018) a produção industrial brasileira teve uma queda de 11,4% em março em relação ao mesmo mês do ano de 2017.
A queda da produção havia sido de 9,8% em fevereiro, na comparação anual. A Indústria foi um dos setores que primeiro começou a sofrer com a crise econômica e o recuo do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil.
Com a evolução da terceirização na prestação de serviços, novas formas de gestão têm sido utilizadas. Mais especificamente a gestão de terceirização de serviços com uma abordagem contratual, centrada exclusivamente em contratos, clausulas e penalidades, cedeu espaço nos últimos anos para a gestão da terceirização de serviços baseada em relacionamentos e parcerias entre as organizações contratadas e as tomadoras de serviço.
A prática da terceirização não é novidade no mundo dos negócios e está relacionada com a qualidade, a competitividade e a produtividade. Com a terceirização, a empresa concentra-se no seu produto estratégico, naquilo que é capaz de fazer melhor, com competitividade e maior produtividade. As tarefas secundárias e auxiliares são realizadas por empresas que se especializaram de maneira mais racional e com menor custo (Faria 1994).
A empresa Solução Refrigeração atua no segmento de refrigeração Industrial, com localização no município de Santa Luzia – MG. O Setor de Assistência Técnica é responsável pela Manutenção de Equipamentos e Insumos referente à Refrigeração Industrial. Atende diversos supermercados de pequeno e médio porte.
A Solução Refrigeração não possui mão-de-obra fixa para assistência técnica em instalação e manutenção de equipamentos de refrigeração industrial, sendo assim a empresa contrata mão de obra temporária para prestação de atendimentos aos clientes. A empresa está encontrando dificuldades na contratação principalmente devido à falta de padrão nos valores praticados pelos prestadores de serviços, e na adequação às mudanças da Legislação Trabalhista vigente.
Quais vantagens e desvantagens para uma microempresa de refrigeração com foco em instalação e manutenção de equipamentos de Refrigeração Industrial em contratar mão de obra temporária?
O objetivo geral do presente artigo é identificar as razões pelas quais as empresas optam pela contratação de mão de obra temporária.
- Conhecer os riscos causados pela contratação de mão de obra temporária a partir da nova legislação trabalhista de 2017, utilizando bibliografia do tema.
- Analisar a viabilidade da terceirização nas empresas realizando um comparativo entre vantagens e desvantagens, com base em documentos e registros da empresa.
- Identificar critérios para contratação de mão de obra temporária a partir da legislação trabalhista de 2017, através de pesquisa semi-estruturada aplicada.
A Terceirização apresenta-se como uma estratégia para reestruturação organizacional das empresas, necessária para garantir a sobrevivência das mesmas, permitindo-lhes uma estrutura ágil, enxuta e voltada cada vez mais para a melhoria dos serviços prestados ao cliente. GIL (2001).
Diversos fatores levam as empresas a optarem pela terceirização. Trata-se de uma prática muito comum entre as organizações para um crescimento e desenvolvimento de suas áreas táticas, estratégicas e operacionais, proporcionado também o suporte a atividade do negócio da empresa, buscando eficiência, redução de custos, geração de otimização do tempo e melhora na qualidade do serviço prestado. QUEIROZ (2008).
O processo de contratação de mão de obra temporária vem se tornando uma prática habitual nas empresas, pois mesmo apresentando riscos, o seu baixo custo possibilita que as empresas possam se preocupar com outras atividades, e deixar que outras funções possam ser exercidas por empresas terceirizadas, acelerando todo o processo. ARAÚJO (2007).
Muitas organizações enxergam a necessidade da terceirização de seus processos operacionais, para um crescimento e desenvolvimento de suas áreas táticas, estratégicas e operacionais, desejando também o suporte à atividade do negócio da empresa, buscando eficiência, redução de custos, geração de valor, otimização do tempo e melhorar a qualidade do serviço. Mediante estas necessidades, a terceirização tem por objetivo trazer para as organizações a redução de custos, aumento de eficiência e o controle das atividades, além de fornecer meios para que a organização tenha foco em sua área de negócios. MOTTA (2007).
...