RELATÓRIO PARCIAL prointer 2º semestre
Por: Thalita Amorim • 22/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.713 Palavras (7 Páginas) • 440 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
1º SEMESTRE
DESAFIO PROFISSIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
PROFESSOR-TUTOR EAD EMERSON GAINO.
Porto Alegre-RS
2014
SUMÁRIO
1. Introdução 2
2. perfil dos oponentes 3
3. habilidades essenciais dos Negociadores 4
4. Análise da situação e Planejamento 5
5. CULTURA ORGANIZACIONAL 6
6. PRÉVIA DAS NEGOCIAÇÕES 7
7. PROPOSTA FINAL 8
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
Referências 10
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tratará de dois pontos muito importantes na vida de uma empresa e de seus colaboradores: técnicas de negociação e o comportamento organizacional. Nele verificaremos como uma negociação deve ser planejada e conduzida para que se obtenham os resultados desejados.
Estes temas foram escolhidos justamente por estarem presentes no dia a dia de todos os profissionais, tanto aqueles que trabalham em empresas públicas como os que atuam em companhias privadas.
O conteúdo do trabalho foi dividido de forma a facilitar o entendimento, pois simplifica todo o fluxo desde a análise do perfil dos negociadores, passando pelas habilidades dos envolvidos na negociação, cultura das empresas participantes até o resultado do processo.
2. perfil dos oponentes
2.1. Perfil do Negociador da Associação de Moradores do Bairro
Carlos Henrique, formado em Administração, visa impedir a construção da Gravadora devido aos diversos problemas que isto trará para o bairro, sendo os principais o barulho, a segurança e o trânsito que aumentará de forma considerável. Na visão de Carlos Henrique o bairro não tem as características necessárias para receber uma gravadora, pois trata-se de um ambiente calmo, habitado principalmente por idosos, conservadores que prezam pelo sossego do seu bairro. Como representante da associação, tem sua posição bem definida, que o bairro não ganhará em nada com a presença da gravadora.
2.2. Perfil do Negociador – A Gravadora
Jorge Andrade, muito experiente em negociação de conflitos, estratégico, homem de negócio, visa obter a liberação para construção da gravadora no bairro. Acredita que além de poder contribuir para o progresso do bairro, trará melhorias para o convívio dos moradores. Pelo seu perfil estratégico visa obter uma negociação benéfica para ambos os lados, de forma justa.
3. habilidades essenciais dos Negociadores
GRAVADORA
ESTILO
CARACTERÍSTICAS
TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO
Amigável.
Simpático, acredita no relacionamento de confiança entre todos os negociadores.
Cordialidade e paciência.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES
ESTILO
CARACTERÍSTICAS
TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO
Restritivo.
Não cooperativo. Age de acordo com os seus interesses.
Coerção, medo e ameaça;
4. Análise da situação e Planejamento
Por já ter se instalado em um bairro semelhante ao que pretende atualmente, a gravadora já possui experiência em negociação com associação de moradores. Carlos Henrique entende que os argumentos e as estratégias para que a gravadora seja aceita pelos moradores devem ser claros e objetivos, demonstrando que possuem interesse em colaborar com a melhoria do local e que não serão inimigos, mas sim parceiros. Para isso elencou alguns pontos cruciais para que a negociação possa ter êxito.
1. Apresentação da empresa para os moradores:
Empresa que utiliza os melhores materiais para que o som não atrapalhe seus vizinhos;
Tem como principal característica a liberdade para que seus funcionários opinem, buscando sempre o diálogo e novas ideias para melhorias;
Companhia que está disposta a ajudar o bairro com melhorias tanto na infraestrutura local como no entorno.
2. Indicação de que as rotinas da gravadora serão ser ajustadas, tais como:
Horário de encerramento das atividades deve ser de até no máximo 21:00 horas;
Utilização de alguns finais de semana, em formato de rodízio, não prejudicando o lazer dos moradores;
3. Sugestões de algumas melhorias que está disposta a realizar junto ao bairro:
Criação de vias de acesso à rodovia que fica no entorno do bairro;
Implantação de mais semáforos e placas de sinalização nas vias locais do bairro;
Planejamento em conjunto com a associação dos moradores de um plano de segurança para o bairro, devido ao aumento do fluxo de pedestres e veículos que passarão a transitar diariamente;
Estudo da região para futuramente instalar uma creche para que as pessoas que necessitem deixar seus filhos possam utilizar de forma gratuita;
5. CULTURA ORGANIZACIONAL
O conceito da gravadora é a de liderança solidaria, neste modelo os proprietários possibilitam que seus funcionários participem dos possíveis projetos, isto acontece de forma ordenada, os funcionários têm a liberdade de opinarem nos momentos certos, conforme estabelecidos pelos gestores. A empresa tem como sua politica o plano de carreira, isto faz com que os seus funcionários tenham a possibilidade de ascensão dentro da organização.
Citando especificamente este projeto, na forma positiva, ou seja, o empreendimento sendo concretizado, será necessária uma série de modificações, tanto na parte operacional, quanto na parte de pessoal. Os funcionários estão ansiosos com esta nova possibilidade de negócio, pois alguns deles serão aproveitados na nova estrutura, os colaboradores eleitos, serão remanejados com promoção de cargos e salários, desta forma os mesmos deveram estar aptos a modificar as suas estruturas de vida pessoal e profissional.
A organização está preocupada, pois com a possibilidade de embargo do possível empreendimento, notou-se que os colaboradores estão inseguros e ansiosos, além de ter aumentado o percentual de ausências com e sem justificativas, no último mês. Com este cenário, houve uma queda considerável na produtividade.
6. PRÉVIA DAS NEGOCIAÇÕES
A primeira reunião realizada entre o representante da Gravadora e o representante da associação dos moradores não resultou em nenhuma definição sobre a aprovação por parte dos moradores para que a gravadora possa se instalar no bairro. Durante a reunião Carlos Henrique, acompanhado de mais dois moradores, sinalizou que a associação teme que o barulho possa incomodar a tranquilidade da população, além de sinalizar que o bairro não foi projetado para o aumento do fluxo de veículos e de pessoas estranhas, podendo aumentar o risco de assaltos e roubos nas redondezas. Também foi sinalizado que já entraram com ofício pedindo que a obra seja embargada, e que a gravadora busque um outro local a instalação de sua sede.
...