RELATÓRIO VBN TELECOMUNICAÇÕES
Por: FernandoFicaDica • 12/1/2020 • Trabalho acadêmico • 1.701 Palavras (7 Páginas) • 379 Visualizações
[pic 3]
RELATÓRIO VBN TELECOMUNICAÇÕES
Ações empresariais para diminuição dos abusos exercidos contra o individuo e a coletividade
Dezembro/2018
[pic 4]
Elaborado por: Fernando Divanor Santana Alves
Disciplina: Ética e sustentabilidade
Turma: Proj 07
Tópicos desenvolvidos
Serão abordados quatro tópicos principais:
- Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
- Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
- Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
- Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.
Apresentação e objetivo
O estudo foi desenvolvido para apresentar ações e procedimentos para a empresa de telecomunicações VBN, a fim de auxiliar que a organização garantia os direitos individuais e coletivos de maneira efetiva.
Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
A integridade reflete em nosso comportamento, é um processo pessoal de evolução e desenvolvimento em qualquer área.
A integridade no meio profissional reflete no resultado final do produto e por esse motivo as empresas têm criado programas com foco no desenvolvimento humano como estratégia para garantir a integridade na organização gerando assim resultados em longo prazo, uma vez que esta seja associada a competência dos funcionários.
Desenvolver o comportamento dos profissionais leva a uma postura ética e acrescentara valor à organização.
Uma importante ação utilizada pelas empresas para assegurar sua integridade moral e ética, é o estabelecimento de um código de conduta dividido em praticas que visão proteger os colaboradores, conduta do negocio e a interação com o meio externo.
Dentre os pontos à serem abordados no código de conduta, podemos destacar a proteção do trabalhador em relação a saúde e segurança; a privacidade dos dados pessoais; a manutenção periodicamente do ambiente; relacionamento de honestidade e ética com clientes, fornecedores e comunidade ; foco sempre nos resultados; sustentabilidade ambiental; e uma comunicação clara, eficaz e objetiva.
Se a empresa não tiver uma postura de promover ações junto com seus colaboradores certamente será prejudicada pela falta de integridade.
Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos
Pode-se destacar algus dos principais obstáculos que impedem a inclusão dessas medidas básicas e para tanto destacamos as seguintes;
Reistencia a mudanca
Organizações de modo geral precisam lidar com questões relacionadas a implementação e adesão de mudanças. Indivíduos tendem a resistir a mudanças propostas pela organização por temor que a mesma possa trazer prejuízos ao status quo. Por esse motivo é necessário abandonar procedimentos rígidos, deve se criar uma cultura de compartilhamento de informações e reconhecer os resultados atingidos.
Falta de estratégia de comunicação
Internamente, a organização precisa fortalecer a ética e conduta corporativa, que é a concepção global da organização estabelecida no código de conduta previamente elaborado. A partir disso, espera-se estabelecer a cultura organizacional que orienta a tomada de decisão sempre levando em conta valores da organização.
Diversidade cultural dos colaboradores
A diversidade é extremamente valiosa nos negócios. Ela consiste em todos os fatores de um individuo idade, gênero, crença, personalidade.
Mas a diversidade nas organizações só acontece efetivamente quando todos acreditam que as diferenças podem contribuir para o alcance de resultados.
Grande parte da produtividade vem da motivação e o individuo se sentir parte de um grupo influencia diretamente a produtividade da empresa.
Assim quebrando as barreiras da diversidade com o desenvolvimento de relacionamentos a produtividade irá aumentar.
Falta de visao estrategica de longo prazo
Empresas cuja gestao esta focada no curto prazo tendem a negligenciar ações éticas e que sejam sustentáveis.
Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade
Os comportamentos antiéticos podem surgir na organização por diversos motivos, como competitividade e autoritarismo.
Entre os efeitos ou impactos ocasionados por ações antiéticas podem ocorrer inclusive incidências de assedio moral, causando estresse, falta de segurança no trabalho, dessa maneira prejudicando o clima da organização e afetando sua produtividade além de interferir no produto final em termos de qualidade, durabilidade, valor agregado e confiabilidade negativa na marca.
Assedio moral
Um dos mais graves problemas antiéticos nas organizações é o assedio moral, que qualquer conduta abusiva, atos, gestos ou palavras que podem trazer danos a integridade física ou psíquica do colaborador e colocar em risco seu emprego.
Essas ações desestabilizam a relação do trabalhador com o ambiente de trabalho e para a empresa pode gerar futuras ações judiciais.
Dano a marca
A gestão de marca é uma das partes mais importantes atividades conduzidas pela empresa, porém todo esse trabalho pode ser desfeito em algumas situações e nas quais a estratégia de condução errada seja adotada.
...