RESENHA CRÍTICA LIVRO – O MONGE EO EXECUTIVO
Por: Roberta Lígia • 28/11/2020 • Trabalho acadêmico • 395 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1]
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Disciplina: Teoria das Organizações – (2020.1)
Docente: César Emanoel Barbosa de Lima, Prof. Dr.
ALUNA: ROBERTA LIGIA SANTOS DE ASSIS RODRIGUES PINHEIRO
RESENHA CRÍTICA
LIVRO – O MONGE EO EXECUTIVO
O livro "O Monge e o Executivo", traz um conhecimento bastante enriquecedor, pois, o mesmo, aborda fatos extremamente reais no dia-a-dia, trazendo conceitos, fatos verídicos, parábolas e citações de outros estudiosos, psicólogos e demais profissionais, no intuito de fazer analogias compreensíveis e acessíveis à diversidade do público-alvo (acadêmicos, empresários, profissionais liberais e aos vários segmentos da sociedade civil interessados no comportamento ideal de um líder de excelência). Apresenta um bom conteúdo, para com que possamos dela retirar, bagagens muito propícias para nossas vidas, em muitos relatos, aborda fatos, que em alguma uma delas, faz que nós mesmos as vezes começamos a nos enxergar como sujeito da história, comparando situações, com as demais ocorridas em nossa vida pessoal.
Podemos aprender a lidar com as demais formas de liderança, transplantando modelos novos, e fazendo com que esqueçamos os modelos antigos de apenas querer mandar com a força e o poder, com atitudes egoístas que menosprezem a individualidade pessoal, e se apodere, de seu "autoritarismo". Nos mostra também que,
liderar é trabalhar em equipe, é saber as necessidades alheias, é ouvir e sentir o que o cerca, principalmente as pessoas. Liderar é acima de tudo questionar-se sobre suas necessidades e dos que lhe rodeiam.
É buscar soluções, onde não existe, é respeitar as vontades dos liderados e amar o próximo como a si mesmo. Mas é essencial desenvolvermos algumas de suas habilidades, seja a servidão, o sacrifício, a liderança, a autoridade ou o amor. Nem todos desejam serem líderes. Existem aqueles que acham que liderar não é para qualquer um, mas não concordo, acho que todos têm seus momentos de líderes, seja em casa, na escola, no trabalho ou até mesmo entre os amigos. Às vezes lideramos e nem percebemos, mas quando possuímos a habilidade de influenciar as pessoas, de certa forma estamos exercendo a liderança. Às vezes gostamos desta sensação, mas a não admitimos.
...