RESENHA DO ARTIGO - O PLANEJAMENTO ADAPTATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Por: Juliana Araujo • 27/11/2021 • Resenha • 514 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
[pic 1]
JULIANA CRISTINA ALVIM DE ARAÚJO
RESENHA DO ARTIGO - O PLANEJAMENTO ADAPTATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
BARBACENA– MG
2021
JULIANA CRISTINA ALVIM DE ARAÚJO
RESENHA DO ARTIGO - O PLANEJAMENTO ADAPTATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Administração do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena
Professor: Helder Antônio da Silva.
BARBACENA– MG
2021
Artigo escrito por Helder Antônio da Silva e Nicássia Feliciana Novôa, publicado na Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery em 2014. O artigo teve como objetivo apresentar uma discussão com base na literatura de estratégia para o processo de internacionalização de empresas, abrangendo a teoria sobre planejamento adaptativo e os principais modelos de internacionalização de empresas, dando maior destaque ao modelo de Uppsala. Para atingir seus objetivos, os autores realizaram uma pesquisa bibliográfica a respeito dos temas que foram discutidos. O artigo foi distribuído em quatro tópicos: introdução, a descrição da teoria sobre planejamento adaptativo, resumo das principais teorias sobre internacionalização de empresas e o modelo de Uppsala e realizaram uma avaliação teórica da possibilidade da aplicação do planejamento adaptativo como parte do modelo de Uppsala para estratégia internacionalização de empresas. Finalizaram o artigo apresentando as considerações finais e propostas para futuras pesquisas.
Os autores abordaram algumas definições sobre planejamento adaptativo, segundo o artigo e de acordo com Akoff (1974) o planejamento adaptativo baseia-se em quatro convicções: continuidade, participação, integração e coordenação. Neste contexto foi exposto uma abordagem significativa de cada princípio, e uma explicação conceitual sobre o papel de cada uma dentro da organização. Nessa mesma parte além da defesa do planejamento adaptativo, em contrapartida foi destacado críticas ao planejamento. Mello (1987) quando relata que o planejamento recebe críticas em relação a sua divergência com as reais condições, em razão às restrições próprias da formulação de políticas, como por exemplo o custo de se obter uma informação necessária e de modo útil poder analisá-la, além de outras restrições. No entanto, o planejamento é indispensável no dia a dia das organizações, principalmente tratando-se de internacionalização.
Na abordagem das principais teorias sobre internacionalização de empresas os autores trouxeram alguns conceitos relevantes e destacaram 8 características pontuais sobre a questão da internacionalização de empresas sendo que em alguns casos tal fato pode ocorrer de forma totalmente diferente de tais teorias. Ressaltam que o modelo de Uppsala tem uma grande aproximação com o planejamento adaptativo.
Silva e Novôa (2014), tiveram como objetivo apresentar uma discussão baseada na literatura de estratégia para o processo de internacionalização de empresas, envolveram a teoria sobre planejamento adaptativo e os principais modelos de internacionalização de empresas, deram maior ênfase ao modelo de Uppsala. Para atingir seus objetivos os autores realizaram uma pesquisa bibliográfica sobre planejamento adaptativo, dos modelos de internacionalização, em especial do modelo de Uppsala. Os autores defendem que o planejamento adaptativo e o modelo do processo de internacionalização de Uppsala possuem características incrementais e de aprendizagem e destacam que o planejamento adaptativo poderá promover uma adaptação ao ambiente inovador para empresa que está se internacionalizando.
...