RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Por: Evandro Gomes • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.384 Palavras (14 Páginas) • 462 Visualizações
RESPONSABILIDADE
SOCIAL
EMPRESARIAL
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO – 2º PERÍODO
SEMINARIOS INTEGRADOS DE ADM. E CONTABILIDADE II
M.e: RONEI PAUL
GRUPO TRÊS: PEDRO BRUEL – WESLEY ALVES JONATHAN PRESTES – IGOR KEPPEN EVANDRO GOMES – CAOLA FERNANDES
Sumário
Introdução
Origem da Responsabilidade Social Empresarial
Conceito
Aplicação e Desenvolvimento
Resultados obtidos a partir da responsabilidade social empresarial.
Empresas comprometidas com a Responsabilidade Social
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O tema do trabalho estará abordando a responsabilidade social que as empresas têm com a sociedade, na comunidade onde está alocada, e o ambiente que está sendo utilizado.
As ações das empresas socialmente responsáveis procuram trazer uma devolução a sociedade do desgaste causado por elas, sendo no meio ambiente ou entre a população afetada pelas suas práticas.
O contexto apresentara maneiras que algumas empresas utilizaram para diminuir os possíveis danos causados, retribuindo com ajuda a sociedade. Algumas formas são: doações, oferecimento de cursos educacionais, e também integração pessoal entre a empresa e a comunidade.
Origem da Responsabilidade Social Empresarial
A Responsabilidade Social Empresarial/Corporativa começou a partir de grande marcos históricos da humanidade. Varias guerras aconteceram entre o Capitalismo e o Comunismo, que tinham duas formasdistintas de como um governo deveria agir para com a sociedade. Essas batalhas foram necessárias para que hoje tivéssemosa globalização mundial quase totalmente Capitalista. A primeira abordagem aotermo Responsabilidade Social Empresarial foi mencionada em 1899 referentes à responsabilidade social dasgrandes empresas pioneiras que estavam surgindo. Porém, essa abordagem teve um aumento de novosinteressados nesse assunto por causa da Grande Depressão Americana dos anos 30. Vamos ver como esse assuntode extrema importânciacomeçou na historia da humanidade.
O empresário A. Carnigie,como fundador do conglomerado U.S Stell Corporation, aderiu às práticas de responsabilidade socialatravés do princípio da caridade e da custódia. Os princípios de caridade e custodia são muito divergentes entre si.O principio da caridade instituía uma obrigação aos mais ricos, no sentido decontribuir financeiramente com os menos favorecidos da sociedade, como por exemplo, os idosos, desempregados,e inválidos. Enquanto o princípio da custódia instituía a ideia das empresas e ricosmultiplicarem a riqueza da sociedade. Ambos os princípios eram considerados iniciativas assistencialistas e paternalistas,pois a obrigação restringia-se apenas a proprietários e administradores, e não propriamente as empresas.
Em 1919, aconteceu um julgamento do caso Dodge x Ford, nos Estados Unidos. Tudo por uma questão ética, daresponsabilidade dos dirigentes da empresa que na época era o presidente (CEO) Henry Ford.Henry estava usando os lucros de uma forma errada segundo o interesse dos acionistas John e Horace Dodge, de queos lucros deveriam ser usados somente para concluir e alcançar os objetivos da corporação e principalmente dos seusacionistas.A Suprema Corte de Michigan foi favorável aos Dodges.
Foi aos anos 50 e 60 que começou a se repensar sobre a ideia da responsabilidade social visando a expandirseus horizontes nos Estados Unidos, a partir da guerra do Vietnã. Nesta época, a sociedade repudiou a utilização de armamentosbélicos produzidos por empresas norte-americanas, prejudiciais ao meio ambiente e ao homem. A partir desses e outros acontecimentos uma nova concepção de responsabilidade social empresarial surgiu. O entendimento de que as companhias estão lado a lado com um ambiente complexo, uma vez quesuas atividades influenciam ou causam um impacto sobre vários agentes sociais, comunidade, sociedade.Na sociedade pós-capitalista, o conceito de responsabilidade social empresarial cresce e engloba uma nova visão que vai muito além da obrigação para com os planos e desejos dos acionistas, passando a incluir outros gruposconstituídos na sociedade também. Temos então uma ideia de que a Responsabilidade Social Empresarial é algo que já esta entre nós a um bom período e que tem grande importância para o mundo em que vivemos hoje.
Conceito
Responsabilidade social trata-se de quando as empresas decidem, de forma voluntária, ajudar a sociedade e o meio em que atuam, tendo em vista contribuir para uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais limpo, assim, minimizando seus impactos negativos.Portanto, as visões de conceito são inúmeras. Responsabilidade Social Empresarial significa:‘’conjunto de valores; atitudes e comportamento empresarial ético e responsável; estratégia de integração social; exercício da consciência ecológica; promotora da cidadania individual e coletiva; estratégia social de inserção na comunidade; estratégia de valorização dos produtos/serviços; postura estratégica empresarial. ’’
Aplicação e Desenvolvimento
As empresas atuam em prol da sociedade e do meio ambiente, geralmente, criando programassociais e formas mais sustentáveis na produção de seus bens. Porém, não basta que a empresa realize programas sociais esporadicamente, para que seja empregada com sucesso a responsabilidade social,deve haver orçamento e planejamento prévio de onde e como serão investidos os recursos destinados à criação de tais projetos e melhorias à sociedade.
Incentivar os funcionários a participarem junto com a empresa desses projetos é extremamente importante, haja vista que com os colaboradores participando ocorre o fenômeno da responsabilidade social em cadeia, ou seja, ao contribuir junto com a empresa para o desenvolvimento e aplicação desses programas, os colaboradores passam a ter contato com essa realidade de poder ajudar ao próximo de maneira voluntária, o que faz com que isso se dissemine pela sociedade.
...