ROJETOS DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS
Por: reolliverr • 14/6/2016 • Trabalho acadêmico • 5.111 Palavras (21 Páginas) • 450 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
DANILO DE SOUZA
PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS
FLORIANÓPOLIS
2015
DANILO DE SOUZA
PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS
Atividade Obrigatória apresentado à Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, no 5º semestre do Curso de Pedagogia a Distância, do Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina, como requisito para obtenção de nota.
Orientador(a): Prof. Rose Cler Estilavete Beche
FLORIANÓPOLIS
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
2.2 IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE ESTAGIÁRIOS
2.3 TEMA E TÍTULO DO PROJETO
2.4 JUSTIFICATIVA
2.5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.6 OBJETIVOS
2.6.1 Objetivo geral
2.6.2 Objetivos específicos
2.7 METODOLOGIA
2.8 RECURSOS
2.9 CRONOGRAMA
2.10 AVALIAÇÃO
3 PROJETO DE INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS
3.1 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
3.2 IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE ESTAGIÁRIOS
3.3 TEMA E TÍTULO DO PROJETO
3.4 JUSTIFICATIVA
3.5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.6 OBJETIVOS
3.6.1 Objetivo geral
3.6.2 Objetivos específicos
3.7 METODOLOGIA
3.8 RECURSOS
3.9 CRONOGRAMA
3.10 AVALIAÇÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Estes projetos serão executados pelas necessidades comprovadas no estágio de observação, qual nos impulsionou a contribuirmos com a educação escolar, que está carente por um novo olhar e ao mesmo tempo com uma riqueza exuberante que são as nossas crianças, fonte de vitalidade pedindo socorro por nos docentes.
Nos inserimos neste contexto para enriquecer e nortear os alunos da educação infantil a uma nova proposta cultural, social e humanística, com o projeto a horta escolar embasada no tema “vida saudável “, que será sustentado no projeto político pedagógico (PPP) abrangendo a interdisciplinaridade e estimulando essa geração a lutar pelo seu meio ambiente, com a certeza de uma qualidade de vida.
Na educação anos iniciais especificamente no 5º ano do ensino fundamental a preocupação se deteve no aprendizado em que os alunos não tem organização e autonomia para com os estudos, por isso a construção de novos hábitos comprometendo-se em estudar e a importância de desenvolver o raciocínio crítico, tornando-os estudantes de sucesso.
2 PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
CMEI Clube do Mickey, da rede Municipal de educação Infantil, Itapema – SC. O projeto será desenvolvido com a turma do Jardim.
2.2 IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE ESTAGIÁRIOS
Carla Nascimento, Danilo Souza e Raquel de Oliveira Nascimento Zanon.
2.3 TEMA E TÍTULO DO PROJETO
Tema: “Vida Saudável”
Título: Projeto Horta na escola
2.4 JUSTIFICATIVA
Este projeto foi elaborado com o despertar do estágio observatório do nosso grupo que foi unanime na decisão devido à localização da escola CMEI clube do Mickey, que tem uma área nativa fantástica que não encontramos mais nas grandes cidades.
Nesse sentido, conforme a LDB 9394/96, no art.1º define que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. Partindo dessa premissa pode-se considerar que é vasto e amplo o caminho da educação. Assim, a educação é muito mais que um processo formal de sala de aula, inserindo-se no dia a dia de cada ser humano, dando a esta condição de participação constante na construção de uma determinada sociedade. Portanto, podemos entender a educação como um processo pelo qual o ser humano tanto constrói conhecimentos e desenvolve sua capacidade intelectual, quanto socializa isso a outros. Isso significa dizer que é um processo construído historicamente pelos seres humanos, o qual envolve formação e mediação.
O CMEI Clube do Mickey entende a Educação Infantil como uma complementação a ação da família, que possibilita condições adequadas de desenvolvimento integral da criança, promovendo a ampliação de seus conhecimentos e experiências, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade. Dessa forma: “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. ” (LDB 9394/96 Seção II Art. 29).
...