A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Dani2107 • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 5.531 Palavras (23 Páginas) • 333 Visualizações
INEL – INSTITUTO EDUCACIONAL LOGUS
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONSELHEIRO LAFAIETE
2013
INEL – INSTITUTO EDUCACIONAL LOGUS
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONSELHEIRO LAFAIETE
2013
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO
O presente artigo visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Este estudo traz ainda algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças. O trabalho abordará também a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, um fator indispensável e fundamental ao desenvolvimento de aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional, e social da criança, procurando verificar o papel da família e também dos educadores no processo de inclusão do brincar na vida dos pequenos e apresentar as influências e vantagens que essas brincadeiras proporcionam para que tal desenvolvimento ocorra de maneira adequada.
Palavras Chave: Criança, desenvolvimento, brincadeira.
.
SUMÁRIO
1. Introdução..............................................................................................................05
2. Desenvolvimento
2.1- As implicações do ato de brincar no desenvolvimento infantil...............07
2.2- Mundo imaginário X mundo real............................................................11
2.3- Ensino e aprendizagem através do brincar na infância.........................13
3. Considerações finais..............................................................................................18
4. Referências bibliográficas......................................................................................20
1. INTRODUÇÃO
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Às vezes os pais não têm conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes. Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e a perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição e a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser uma linguagem da criança.
Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles fazem isso quando tolhem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns comportamentos, como por exemplo, o de limpeza. A imposição de tarefas exaustivas, as incompatibilidades de horário da família são outros fatores que podem impedir as brincadeiras livres. É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança. Além disso, vale lembrar que é um direito garantido pela Constituição.
Brincar, segundo o dicionário Aurélio (2003), é "divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar", também pode ser "entreter-se com jogos infantis", ou seja, brincar é algo muito presente em nossas vidas, ou pelo menos deveria ser. Segundo Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear, é muito mais, pois, caracteriza-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida.Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade,
...