Recompensando pessoas. Mantendo pessoas
Por: laineaguiar • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.442 Palavras (6 Páginas) • 231 Visualizações
Etapa 3 - Recompensando pessoas. Mantendo pessoas.
Passo 4
Considerando as atividades desenvolvidas na etapas anteriores deste ATPS em relação à empresa Tradição Modas, temos uma avaliação positiva nos aspectos operacionais da organização. Podemos, porém, enfatizar a ausência de um plano de incentivos aos funcionários,como por exemplo, remunerações variáveis. Foi constatado que a forma como os funcionários possuem aumentos salariais é praticada de duas forma:
- Convenção sindical (acordo coletivo);
- Meta de vendas.
As formas de aumento salarial não fazem quaisquer referências ao trabalho desenvolvido ou produtividade alcançada, o que gera certa insatisfação dos funcionários referente ao reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e os resultados alcançados.
Motivação dos funcionários para obter aumento das vendas faz parte do planejamento estratégico para crescimento e consolidação desta empresa. Como primeira etapa na busca por melhoria dos resultados financeiros, é necessário motivar os funcionários, recurso este imprescindível para o funcionamento da organização. Para isto, se faz necessário um plano de ação visando motivação de capital humano.
O plano de ação tem como estrutura definir o patamar atual da organização, definir qual patamar se deseja atingir e traçar com base nisto, as melhores formar/ferramentas para que o objetivo seja atingido.
O plano de ação terá objetivo a gestão de funcionários da empresa Tradição Modas e motivação através de recompensas. Podem ser estabelecidas como recompensas:
Remuneração financeira;
Folgas;
Bolsas de estudo;
Prêmios;
Plano de ação
Plano de ação é divido em etapas que serão planejadas, executas e acompanhadas para garantir os resultados esperados.
Abaixo, escopo de plano de ação à ser desenvolvido na organização:
Etapa 4 – O Futuro da gestão de pessoas
Passo 1
O principal recurso das organizações é o capital humano. Sem eles, nenhuma produção existiria, serviços não poderiam ser prestados e as empresas dificilmente se manteriam em pleno funcionamento, tornando este recurso indispensável.
Porém, o que as organizações podem fazer por aqueles que tanto por elas fazem? A falta de preocupação com o capital humano vem se tornando cada dia mais importante visto a competitividade do mercado. Isto vem trazendo grandes benefícios aos empregados e também as empresas.
Como remuneração plena, podemos considerar a ponderação de 3 fatores:
Recompensa financeira;
Condições favoráveis de trabalho;
Qualidade de vida.
A motivação não está atrelada apenas ao fator financeiro ou reconhecimento por trabalho, mas sim por um conjunto de fatores. A relação entre empregado e empregador é uma via de 2 mãos. Remunerado de forma à atender suas necessidades gerais, o funcionário motivado tem uma produtividade superior, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Com isto, a empresa tem maior produtividade (no caso de uma produção, por exemplo) ou melhoria nos resultados (no caso de empresas prestadoras de serviços).
A gestão de pessoas é fundamental para que tais resultados comecem a aparecer, ferramenta esta em ascensão mundial. Para garantir o melhor desempenho dos funcionários é necessário que se faça gestão para orientar e qualificar profissionalmente os funcionários de acordo com as necessidades da organização.
Avalição de desempenho, por exemplo, é uma excelente forma de acompanhar os resultados dos funcionários. A partir do resultado destas avaliações se faz necessário o feedback dos pontos avaliados, destacando os pontos desenvolvidos e também à desenvolver. Com este acompanhamento e trabalho de gestão sobre cada equipe, conseguimos traçar estratégias motivacionais.
A gestão cada vez mais intensa de pessoas chegou para diferenciar na qualidade de vida de seus recursos. O futuro das organizações está no capital humano, e este deve ser reconhecido como peça fundamental no processo de crescimento e evolução organizacional.
Passo 3
Considerando os dados apresentados nas etapas anteriores sobre a empresa Tradição modas, foi identificada a necessidade de planos de incentivos aos funcionários.
Para auxiliar no desenvolvimento deste projeto ficou definido à elaboração de um plano de ação para alavancar os resultados da organização, utilizando como ferramenta para tal a recompensa aos funcionários pelos resultados alcançados.
Plano de ação:
Estruturando o plano de ação
Objetivo– como objetivo deste plano de ação temos o reconhecimento do funcionário em relação aos serviços prestados e a produtividade alcançadas. O estudo de gestão de pessoas nos mostra claramente que os resultados evoluem e se tornam cada vez mais satisfatórios quando somos recompensados pelo trabalho realizado, resultados alcançados ou mesmo projetos desenvolvidos. Com base nisto, espera-se que, implantar um processo de recompensas aos funcionários (não apenas financeira, mas que propiciem crescimento profissional ou reconhecimento do trabalho) alavanquem os resultados de vendas.
Ferramentas – Como ferramentas para acompanhamento da produtividade dos funcionários, bem como gestão dos pontos desenvolvidos e pontos à desenvolver, foi elaborado um modelo de avaliação de desempenho, que consiste em avaliar o desempenho de cada funcionário em um determinado período de exercício (semestre, ano). Esta avaliação tem como foco o direcionamento do funcionário, aplicando feedback sobre ponto desenvolvidos, bem como pontos de desenvolvimento.
Responsáveis – Ficarão responsáveis pelas avaliações de desempenho e o feedback desta aos funcionários os superiores diretos (gerente, proprietário). Será realizada uma avaliação inicial com base no desempenho atual dos funcionários e a partir deste, início do plano de ação com acompanhamento diferenciado e avaliações mais coesas.
Apuração de resultados –Espera-se à partir das melhorias propostas neste plano de ação, que os funcionários tenham maior motivação e desejo de fazer parte desta empresa
...