Reengenharia de Processos
Por: Thiago Fernandes • 16/10/2016 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Com base na leitura do texto, elabore uma análise crítica de cada um dos pontos apresentados no quadro a seguir:
Processos A definição de PROCESSOS é uma série de etapas separadas em diferentes áreas de atividade que recebem insumos e envolva a geração produtos ou serviços. Para tornar os processos simplificados, é conveniente que sejam decompostos em uma “árvore genealógica” de processos. Consiste em: Confecção, execução, atendimento, etc.
Ciclo dos Processos Os processos tendem a evoluir ao longo do tempo, muitas vezes criados para atender determinada necessidade momentânea. No começo, o ciclo de vida dos processos costuma ser eficiente. Conforme o tempo passa, os processos passam por mudanças para aumento de eficácia, de acordo com a demanda. Na maturidade do processo, ele ainda pode ser eficiente, porém não eficaz como já foi no início.
Análise de Valor A ANÁLISE DE VALOR se faz necessária para verificar o mercado, pois tudo depende de quanto o cliente quer pagar e qual o valor necessário para manter o produto vivo. São diversos fatores externos e internos que influenciam na tomada de decisão, como por exemplo, a economia e política do país, valor da matéria prima, concorrentes, taxa de inflação, entre outros. É necessário constante estudo do comportamento do mercado.
Reengenharia de Processos Reengenharia é a implementação de mudanças radicais nos processos que tem como objetivo melhorar, de forma drástica, a eficiência da empresa. Os processos são completamente redesenhados, focando em processos de grande amplitude. Contudo, é necessário ter precaução, pois a reengenharia pode ser prejudicial dependendo do momento que a empresa estiver passando. Porém, caso executada de forma correta, a reengenharia de processos pode ser uma boa opção para estabilização da empresa no mercado.
Implementação da Reengenharia Tecnicamente, existem quatro fases para implantar a reengenharia de processos. A primeira fase consiste em verificar as estratégias e razões envolvidas referentes aos objetos da mudança. A segunda fase tende em identificar os processos existentes e os motivos pelos quais eles foram aplicados. Quando analisados juntos aos objetivos da empresa, permite verificar as diretrizes a serem tomadas para a recriação dos processos. A terceira fase é a recriação dos processos, onde é necessário repensar todos os novos métodos organizativos e operacionais, visando atingir os objetivos. A quarta e última fase consiste na transição para o novo sistema.
...