Relatório Estatistica
Por: deividsampaio • 8/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.590 Palavras (11 Páginas) • 232 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE RIO GRANDE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 4° SEMESTRE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Disciplina: Administração de Recursos Humanos
Prof. Eduardo Mathias Cristello
Deivid Sampaio – RA: 8207974214
Gabriela Souza – RA: 8406135575
Mateus Scheer - RA: 1299252563
Paula Bondan – RA: 1299259473
Raquel Luz – RA: 9136265968
Weslley Ribeiro- RA: 8411168296
RIO GRANDE
2015
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE RIO GRANDE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ETAPAS 1 E 2
DEIVID SAMPAIO – RA: 8207974214
GABRIELA SOUZA – RA: 8406135575
MATEUS SCHEER - RA: 1299252563
PAULA BONDAN – RA: 1299259473
RAQUEL LUZ – RA: 9136265968
WESLLEY RIBEIRO- RA: 8411168296
Atividade Prática Supervisionada (ATPS), entregue como requisito parcial de obtenção de nota na disciplina “Administração de Recursos Humanos”, sobre orientação do professor Eduardo Mathias Cristello.
RIO GRANDE
2015
ETAPA 1 – PASSO 1:
GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
Entende-se por gestão de pessoas, uma associação de habilidades e métodos políticos, técnicas e práticas definidas. É o departamento dentro empresa, cujo objetivo é a responsabilidade em administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. A gestão de pessoas e os recursos humanos fazem parte da área de Administração.
Dentro da gestão de pessoas de uma empresa são tratados diversos assuntos como: análise e descrição de cargos, planejamento e administração de cargos e salários, seleção de admissão e demissão, integração e orientação aos novos colaboradores, incentivar funcionários para ganho de benefícios oferecidos pela empresa, avaliação do desempenho, comunicação, desenvolvimento e treinamento aos colaboradores.
A mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano.
A mudança organizacional tornou-se uma das principais atividades para empresas e instituições em todo o mundo. Embora as companhias costumassem mudar esporadicamente, hoje elas tentam modificar quando surgem necessidades. As organizações mudam por competição no mercado, cumprimento de leis, introdução de novas tecnologias e atendimento preferencial de seus clientes que apostam em seus produtos e/ou serviços.
PASSO 2 E 3:
Com base nos conhecimentos aprendidos na sala de aula referente ao setor de produção podemos observar que na época em que o filme “Tempos Modernos”, que retrata a vida dos trabalhadores em uma fabrica nos anos 30 após a crise de 1929, após o crash da bolsa de valores de Nova Iorque onde várias pessoas acabaram sendo prejudicadas, perdendo seus investimentos e muitos ficaram desempregados.
Para se recuperar da crise, a produção foi intensificada e com isso os direitos dos trabalhadores que na época eram poucos foram ainda mais desrespeitados, fazendo os mesmos sendo obrigados a cumprirem uma jornada de trabalho exaustiva e repetitiva, em virtude da divisão da produção de trabalho que era muito especifica. Os trabalhadores eram vistos como pessoas desinteressadas dentro do mercado de trabalho, sendo assim eram expostos à severa fiscalização, muitos não tinham um intervalo até mesmo para realizar suas respectivas necessidades, e com isso resultava com a desmotivação de seus funcionários.
No filme, eles não utilizam as estratégias organizacionais para diminuir o absenteísmo, onde não respeitam os horários mais flexíveis de trabalho. Na época a produção era sequencial, ou seja, cada funcionário realizava uma tarefa específica, caso um funcionário interrompesse sua função para se alimentar ou ir ao banheiro, a produção consequentemente era afetada, assim, influenciando a produtividade da empresa.
Os funcionários exerciam longas e exaustivas jornadas de trabalho não tendo direito de horas extras e férias, muito diferente dos dias atuais, onde os trabalhadores possuem direitos garantidos pela CLT.
Podemos concluir que hoje, há uma legislação específica que garante o direito do trabalhador, prezando pelo bem estar e motivação do funcionário, muito diferente do que foi retratado no filme “Tempos Modernos”.
ETAPA 2
1. INTRODUÇÃO:
A implementação de novas técnicas gerencias de pessoas tem sido um dos principais elementos para que a empresa possa se manter em um mercado cada vez mais competitivo. No entanto, mudar pode representar riscos e custos que as pequenas e médias empresas não estão preparadas para suportar. Ao introduzir novas técnicas de gestão, as pequenas e médias empresas podem ter de enfrentar a resistência por parte do colaborador adaptado ao antigo regime.
1.1 OBJETIVO:
O relatório a seguir tem por objetivo
...