Relatório de GRM
Por: g13abriele • 29/8/2018 • Relatório de pesquisa • 478 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
Relatório de GRM
Cadeia de Suprimentos em Logística
A logística e a Cadeia de Suprimentos muitas das vezes são confundidas pois são bem semelhantes e tem como principal função realizar a gestão das operações associadas à organização interna e externa da empresa. É necessário saber quais são as diferenças que existem entre elas que as fazem ser distintas.
A Logística é uma etapa que compõe a Cadeia de Suprimentos, que tem como objetivo deslocar o produto do ponto de partida (empresa) até o destino final (cliente), dando prioridade aos prazos de entrega.
A Cadeia de Suprimentos tem como prioridade se responsabilizar pelos métodos e sistemas operacionais que podem estar ligados diretamente ou indiretamente ao produto. Podemos assim, citar como um exemplo, as atividades de compra, inventários, depósitos, entre outros. Ela envolve desde o processo de produção até a avaliação do quão satisfeito o cliente está com o produto final.
A Cadeia de Suprimentos em Logística, engloba operações que são realizadas de uma maneira mais específica, sendo assim ela é voltada somente para a etapa logística (armazenagem, logística reversa, transporte e execução). Resumindo, essa cadeia envolve o gerenciamento dos produtos até quando eles conseguem alcançar o mercado.
Utilizamos o SCM (Supply Chain Management) que integra os elementos responsáveis por esse processo, usando as técnicas que permitem o êxito dos serviços e das operações fundamentais, como por exemplo, transporte, armazenagem e custo.
A finalidade é ajudar a diminuir gastos, entregar os produtos no prazo estabelecido fazendo com que assim os clientes fiquem satisfeitos pois uma empresa visa bastante o quão satisfeito o seu cliente está.
Para efetivar uma boa gestão da cadeia de suprimentos, existem etapas, nas quais são:
1° etapa: captar e fidelizar os clientes;
2° etapa: idealizar os produtos para a produção/venda e obtenção de matérias primas fundamentais;
3° etapa: produção;
4° etapa: distribuição;
5° etapa: transporte;
6° etapa: cliente final.
Existem sugestões para que você consiga otimizar a sua Cadeia de Suprimentos na Logística, tais como:
Localizar os melhores fornecedores de MP;
Fabricar o produto;
Prever e planejar o equilíbrio entre a oferta e a demanda;
Armazenar o produto;
Entregar a mercadoria;
Receber feedbacks por meio dos canais de atendimento ao cliente e aprimorar os processos.
Benefícios que a gestão da Cadeia de Suprimentos pode trazer:
Promove e coloca em atuação um fluxo de produtos e de informações mais integrados uns com os outros, favorecendo assim a rapidez na efetivação dos processos logísticos na empresa;
Redução de estoques, pois quando mantemos baixo reduzimos os gastos
...