Relatório do filme: Uma Verdade Inconveniente – Al Gore
Por: Naay Souza • 22/4/2016 • Resenha • 663 Palavras (3 Páginas) • 9.020 Visualizações
Relatório do filme: Uma Verdade Inconveniente – Al Gore
Uma Verdade Inconveniente é um filme do tipo documentário, que trata de mostrar a evolução da sociedade como um todo e seu envolvimento com o aquecimento global que decorre das mudanças climáticas.
Através da perspectiva do ex-vice-presidente Al Gore, o documentário trás uma analise do aquecimento global, ou seja, ele apresenta vários dados que comprovam a relação do comportamento humano com a emissão de gases na atmosfera.
Neste filme, Al Gore tenta sensibilizar “tocar” as pessoas e voltar à atenção dessas para a questão ambiental, principalmente em relação ao aquecimento global, portanto, pode-se afirmar que este documentário tem o propósito de impressionar e quem sabe incomodar toda a população, pois mesmo que passem noticias todos os dias na televisão, muitas pessoas ainda não acordaram e se voltaram para a realidade.
De acordo com Al Gore, alguns momentos como o acidente que quase matou seu filho, o câncer de pulmão de sua irmã, as aulas de um professor na universidade e a sua derrota nas eleições, fizeram com que ele passasse a enxergar de maneira diferente e a se preocupar com a conservação do meio ambiente.
O principal foco são as mudanças climáticas em todo o planeta terra, mas, para Al Gore todos somos responsáveis pelas mudanças no clima, ou seja, se o ser humano esta enchendo a atmosfera de poluição, logo somos os culpados por todas as consequências de nossos atos.
O filme também mostra o quanto à atmosfera é fina e o quanto é essencial para o nosso planeta, mas o problema é que a grande emissão de dióxido de carbono tem aumentado essa espessura, sendo assim, o maior efeito causado em relação a isso é de que os raios ficam retidos nesta camada, fazendo com que o calor aumente e trazendo como consequência o aquecimento global , ou seja, causando tempestades, furacões, tufões, terremotos, inundações, secas e até mesmo o derretimento das geleiras. Al Gore, relata que o aquecimento global é uma questão política e econômica, e que esta ligada diretamente com o desenvolvimento industrial, pois ao mesmo tempo em que trouxe progressos importantes, também contribuíram para a devastação da natureza.
Diante tudo o que expos em seu documentário, Al Gore procurou explicar os problemas e promover mudanças relacionadas aos valores culturais, morais e ideológicos de todas as pessoas, sendo assim, ele apontou o que podemos fazer para contribuir com a conservação do meio ambiente.
Em minha opinião este documentário é sensacional, ele usou de uma linguagem de fácil compreensão e certamente conseguiu dar um choque de realidade e impressionar muitas pessoas, fazendo com que todos enxergassem a realidade de tudo o que esta acontecendo no planeta terra.
Hoje o maior problema que estamos enfrentando é realmente o aquecimento global e grande parte do que esta acontecendo é culpa do ser humano, que ao invés de preservar o meio ambiente, emite mais poluição sem pensar não consequências desses atos e o que tudo isso pode causar para a geração atual e principalmente para as gerações futuras.
Al Gore mostra que a solução para esse problema esta nas atitudes que tomamos, seja ela grande ou pequena, é como o próprio filme descreve “todos e cada um de nós podemos mudar essa situação, pois na maneira em que vivemos nosso dia-a-dia nos tornarmos parte da solução”. Acredito que todos podem contribuir para a conservação do meio ambiente, como por exemplo, economizando água, utilizando aparelhos que consomem menos energia, reciclando ou até mesmo fazendo campanhas que sensibilizem as pessoas que vivem conosco.
...