Resenha Cenário cultural para as empresas
Por: YasminAlmeida • 7/7/2015 • Resenha • 395 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
Rio de Janeiro, 03 de junho de 2015
Trabalho Planejamento Estratégico e Análise de Cenários
Yasmin D´Almeida Chedid
Tema 1- Cenário Cultural
O termo cultura vai ter diferentes significados, varia de acordo com a pessoa. É um conceito muito amplo. A cultura influencia muito no comportamento, na forma de lidar com o corpo, nas preferências, nos processos de tomada de decisão e, principalmente, afeta o consumo. O comportamento tanto individual como coletivo é persuadido pelas normas, regras da sociedade que são os limites culturais do que é aceitável ou não. A cultura é dinâmica e dificilmente percebida por aqueles que a praticam, mas quando duas ou mais culturas distintas defrontam-se (“choque cultural”) e as diferenças ficam evidentes, ela é identificada e nem sempre compreendida.
Quando uma empresa expande suas barreiras, ela pode ter dois caminhos: o do sucesso ou do fracasso. É sempre um risco entrar em uma nova região. Quando ela entra em um cenário desconhecido, suas ações deverão se adequar a cultura de determinado lugar para obter o sucesso. Hoje, cada vez mais, as empresas estudam as características culturais do local-objetivo antes de realmente implementarem medidas empreendedoras. Isso ocorre porque um mesmo objeto, uma mesma propaganda pode ser percebida de diversas formas. A Coca-Cola, por exemplo, no Brasil, produzem propagandas relacionadas à família porque a sociedade brasileira é vista como familiar (o almoço de domingo que reuni a família) então a marca tende a se adaptar a essa cultura por querer criar uma identificação/aproximação entre a marca e o cliente.
Acredito que muitas empresas devem seguir dois caminhos: o da adaptação e o da inovação. O primeiro é relacionado à como a empresa vai ser comportar quando adentra em um novo mercado, ela deve se adaptar e respeitar a diversidade cultural. É necessário ela compreender as características peculiares desse novo lugar, desde as físicas até fatores como a religião dominante. Caso contrário, a empresa pode não só fracassar como provocar conflitos naquela região. O segundo caminho que eu penso ser necessário para uma empresa seguir é o de inovar, que ocorre após a adaptação. O empreendimento ela deve, após conciliar as atribuições da empresa com a cultura, inovar, tentar mostrar novas características para aquela sociedade ( não é mudar a cultura), tentar agradar não só a maioria. O mercado está em constante mudança, entendo que as empresas devem relacionar cultura com inovação para não cair na “mesmice”.
...